Logo O POVO+
Vaga de desembargador no Ceará tem 24 membros do Ministério Público na disputa

Vaga de desembargador no Ceará tem 24 membros do Ministério Público na disputa

Ministério Público escolherá seis nomes e encaminhará para o Tribunal de Justiça, que define a lista tríplice da qual a governadora Izolda Cela escolherá o novo desembargador
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto de apoio ilustrativo (fachada do Tribunal de Justiça do Ceará). Depoimento de uma testemunha faz referência a uma agressão que a acusada teria sofrido durante discussão (Foto: Alex Gomes em 4/11/2019)
Foto: Alex Gomes em 4/11/2019 Foto de apoio ilustrativo (fachada do Tribunal de Justiça do Ceará). Depoimento de uma testemunha faz referência a uma agressão que a acusada teria sofrido durante discussão

A Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) divulgou ontem, 23, os nomes dos deferidos para concorrer à formação da sêxtupla de integrantes do órgão para o preenchimento de vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) a ser preenchida pelo critério do quinto constitucional. Inscreveram-se 24 membros do Ministério Público. O prazo para apresentar candidatura aconteceu entre os dias 13 e 22 de abril deste ano. 

Agora, o Conselho Superior do Ministério Público Estadual deve se reunir nos próximos dias para fechar uma lista sêxtupla, a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça. Dos seis indicados pelo MPCE, o TJCE escolherá três. A lista tríplice seguirá para a governadora Izolda Cela (PDT), que escolherá quem ocupará a vaga aberta com a aposentadoria da desembargadora Vera Lúcia Corrêa.

Quinto constitucional é o dispositivo jurídico que confere 20% (1/5) dos assentos existentes nos tribunais a indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil e membros do Ministério Público (promotor e procurador de Justiça). É previsto na Constituição Federal, no artigo 94. Segundo o texto constitucional, os integrantes do Ministério Público precisam ter, no mínimo, dez anos de carreira, e os advogados, mais de dez anos de exercício profissional, notório saber jurídico e reputação ilibada.

Em março, o ex-governador Camilo Santana nomeou dois advogados, André Costa e Everardo Lucena, desembargadores do TJCE, após o mesmo trâmite com indicações da OAB-CE.

Veja a relação dos inscritos:

JOSEANA FRANÇA PINTO

FRANCISCO ANDRÉ KARBAGE NOGUEIRA

ÂNGELA TERESA GONDIM CARNEIRO CHAVES

AGOSTINHO OLIVER RAMOS TELES 

GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO

LEO CHARLES HENRI BOSSARD II 

MARIA DO SOCORRO BRITO GUIMARÃES

RICARDO DE LIMA ROCHA

MARIA MAGNÓLIA BARBOSA DA SILVA

IONILTON PEREIRA DO VALE 

PLÁCIDO BARROSO RIOS 

MARIA NEVES FEITOSA CAMPOS 

VANJA FONTENELE PONTES

ALEXANDRE PINTO MOREIRA

IVANA MARIA MEDEIROS BARROS LEAL

MIGUEL ÂNGELO DE CARVALHO PINHEIRO

ALICE IRACEMA MELO ARAGÃO

ANTÔNIO IRAN COELHO SÍRIO

NÁDIA COSTA MAIA PGA

FRANCISCO OSIETE CAVAVANTE FILHO

ANTÔNIO CARLOS AZEVEDO COSTA 

RAIMUNDO NONATO CUNHA PGA 

LUCIANO TONET 

LUIZ EDUARDO DOS SANTOS

O que você achou desse conteúdo?