Os fieis católicos se reuniram na Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro da Cidade, no final da tarde deste sábado, 18, para percorrer algumas ruas do bairro e celebrar de forma antecipada o Dia de São José, padroeiro do Ceará. O dia do santo é 19 de março, mas como neste ano a data coincidiu com o quarto domingo da Quaresma, período de preparação para a Semana Santa, as comemorações foram encerradas ainda no sábado.
"São José foi o escolhido por Deus para cumprir uma missão. No dia de hoje, pedimos a intercessão dele por todas as famílias, as quais também cumprem as tarefas de serem pais e mães. Que a família de Nazaré seja modelo e exemplo para todas as demais", destacou padre Adler Trindade.
No retorno da procissão para a catedral, o padre Clairton Alexandrino declarou encerrados os festejos a São José e celebrou a missa, ocasião na qual fez uma reflexão sobre o significado da fé. Em um dado momento, o pároco criticou a ciência e o fato da igreja católica ter apoiado o distanciamento social e a aplicação de vacinas na pandemia de covid-19.
"Hoje em dia, se adora a deusa ciência'. Ver para crer é contraditório", destacou, sendo aplaudido efusivamente por parte do público presente.
Padre Clairton finalizou a missa e a imagem foi carregada de volta por militares da Marinha.
São José possui pelos menos 10 títulos no catolicismo, dentre eles, o de padroeiro da boa morte. Por esse motivo, o dia e hoje também teve a chamada missa dos enfermos.
São José é o pai de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. É considerado o protetor da Igreja Católica, padroeiro dos trabalhadores e das famílias, por ser patriarca da Sagrada Família.
O dia 19 de março é conhecido desde 1621 como dia de São José, a partir de decreto do papa Gregório XV. O santo é padroeiro do Ceará, e a data em sua homenagem é feriado estadual.
A escolha de São José para padroeiro do Ceará teria se dado ao fato da primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor. Uma das primeiras embarcações que chegaram ao estado teriam aportado em Aquiraz, e trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, que o santo seria o padroeiro da cidade e, posteriormente, do Ceará.