Logo O POVO+
Dia de São José tem proscissão e missa

Dia de São José tem proscissão e missa

| Os festejos para o padroeiro do Ceará foram antecipados do dia 19 para este sábado, 18
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Procissão e missa de São José na Catedral da Sé marcam dia do Padroeiro do Ceará em festa antecipada (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Procissão e missa de São José na Catedral da Sé marcam dia do Padroeiro do Ceará em festa antecipada

Os fieis católicos se reuniram na Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro da Cidade, no final da tarde deste sábado, 18, para percorrer algumas ruas do bairro e celebrar de forma antecipada o Dia de São José, padroeiro do Ceará. O dia do santo é 19 de março, mas como neste ano a data coincidiu com o quarto domingo da Quaresma, período de preparação para a Semana Santa, as comemorações foram encerradas ainda no sábado.

"São José foi o escolhido por Deus para cumprir uma missão. No dia de hoje, pedimos a intercessão dele por todas as famílias, as quais também cumprem as tarefas de serem pais e mães. Que a família de Nazaré seja modelo e exemplo para todas as demais", destacou padre Adler Trindade.

Festa de São José reúne fiéis em procissão e missa  na Catedral da Sé(Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Festa de São José reúne fiéis em procissão e missa na Catedral da Sé

No retorno da procissão para a catedral, o padre Clairton Alexandrino declarou encerrados os festejos a São José e celebrou a missa, ocasião na qual fez uma reflexão sobre o significado da fé. Em um dado momento, o pároco criticou a ciência e o fato da igreja católica ter apoiado o distanciamento social e a aplicação de vacinas na pandemia de covid-19.

"Hoje em dia, se adora a deusa ciência'. Ver para crer é contraditório", destacou, sendo aplaudido efusivamente por parte do público presente.

Padre Clairton finalizou a missa e a imagem foi carregada de volta por militares da Marinha.

São José possui pelos menos 10 títulos no catolicismo, dentre eles, o de padroeiro da boa morte. Por esse motivo, o dia e hoje também teve a chamada missa dos enfermos.

São José é o pai de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. É considerado o protetor da Igreja Católica, padroeiro dos trabalhadores e das famílias, por ser patriarca da Sagrada Família.

Em festa antecipada, Dia de São José é festejando com procissão nas ruas do Centro e missa na Catedral da Sé(Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Em festa antecipada, Dia de São José é festejando com procissão nas ruas do Centro e missa na Catedral da Sé

O dia 19 de março é conhecido desde 1621 como dia de São José, a partir de decreto do papa Gregório XV. O santo é padroeiro do Ceará, e a data em sua homenagem é feriado estadual.

A escolha de São José para padroeiro do Ceará teria se dado ao fato da primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor. Uma das primeiras embarcações que chegaram ao estado teriam aportado em Aquiraz, e trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, que o santo seria o padroeiro da cidade e, posteriormente, do Ceará.

 

O que você achou desse conteúdo?