Dezenas de cearenses puderam atualizar o calendário de vacinas e se proteger contra hepatite e outras doenças neste sábado, 27, no Vapt Vupt do bairro Papicu, em Fortaleza. Em todo o Estado, foram organizados pontos de testagem rápida e vacinação para todas as faixas etárias.
Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), o objetivo do "dia D" de vacinação é facilitar o acesso da população e ampliar os índices de testagem, no caso da hepatite, e imunização. Ao chegar no local, os cidadãos passavam por triagem e, na sequência, precisavam ser testados para hepatite B e C.
Somente após os resultados era possível conversar com agente de saúde sobre quais imunizantes seriam aplicados. A possibilidade de receber a vacina no fim de semana foi elogiada pelas pessoas presentes, como Beatriz Canto Cutrim, de 21 anos, que levou mãe e avó para se proteger da hepatite.
Na visão da moradora da Varjota, "é essencial ter esse momento no sábado. Muita gente não consegue ir no posto de saúde do bairro. Inclusive porque às vezes a sala de vacinação fecha antes do resto do posto".
A carioca Fátima Silva, 64, que mora no bairro Dunas há 25 anos, acrescenta que "tem muita gente trabalhando [na semana]. Acaba que esses sábados ficam como um dia para você tirar só para cuidar da sua saúde".