Logo O POVO+
Natal, Música e Fé: evento celebra união e espiritualidade em clima natalino
Comentar

Natal, Música e Fé: evento celebra união e espiritualidade em clima natalino

Na 5ª edição do evento Natal, Música e Fé, shopping de Fortaleza virou palco para celebração da espiritualidade e da paz
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
CELEBRAÇÃO ecumênica do O POVO levou clima de Natal ao shopping  (Foto: João Filho Tavares)
Foto: João Filho Tavares CELEBRAÇÃO ecumênica do O POVO levou clima de Natal ao shopping

Uma noite de fé, amor, paz e alegria. Quem compareceu neste sábado, 6, à Praça de Alimentação do shopping RioMar Fortaleza se viu imerso em um encontro especial para celebrar a 5ª edição do Natal, Música e Fé, evento de música e celebração ecumênica realizado pela jornalista Lêda Maria com O POVO.

A programação foi pensada para promover conexão com a espiritualidade. Para isso, o evento contou com ato ecumênico com três religiosos, cantor, corais, maestro, orquestra e condução do cerimonialista Flávio Liffeman. A plateia compareceu em peso para prestigiar uma noite repleta de mensagens em torno do espírito natalino.

Na abertura, o padre Ricardo Régis (OFMCap), o pastor Munguba Junior (Igreja Batista Seven Church) e o espírita Hugo Mendonça (Centro Espírita Paz e Bem) apresentaram mensagens de fé, amor, acolhimento e esperança no culto ecumênico. Depois, foi a vez de um verdadeiro festival de música com orquestra e participação especial de Paulo José Benevides.

Houve também orquestra profissional regida pelo Maestro Poty, coral infantil e coral com 50 vozes. “As pessoas se abraçam, choram de alegria, têm calor humano… Centenas de pessoas estão em um shopping tocadas pela emoção e pelo amor que deve existir ao próximo. É essa a grande alegria que nós temos”, celebrou Lêda Maria, idealizadora do projeto.

“O evento se consolidou e também consolidou a forma de comemorar o Natal. O Natal é Deus Menino chegando, tocando o seu coração e fortalecendo a fé na salvação que vem por meio de Jesus”, complementou.

No culto ecumênico, o pastor Munguba Junior convidou cada pessoa a olhar para o próximo e transmitir mensagens de fé e espiritualidade. Houve abraços e emoção compartilhada.

“Eu estou com o Jornal O POVO há bastante tempo e tenho feito celebrações de Páscoa, final de ano, aniversário do jornal… Sempre primamos por fazer de forma ecumênica. No início era apenas eu e o padre, depois acrescentamos os espiritas para estarem conosco, e ultimamente a presidente institucional e publisher do O POVO, Luciana Dummar, tem colocado religiões de matriz africana, para contemplar toda a sociedade. Entendemos que o diferente não é nosso inimigo. Ele é nosso professor. E estamos aqui para celebrar o nascimento de Cristo”, compartilhou o pastor.

Quando começou o festival de música, pessoas que transitavam pela Praça de Alimentação pararam para cantar as canções, empolgadas pelo momento, e também filmaram a apresentação. O Coral Natal de Luz também participou do evento.

O Maestro Poty compartilhou o processo de montagem do repertório: “Temos várias vertentes. Eu sou erudito, mas a Lêda - e acho muito legal isso - valoriza bastante a música nordestina, regional. Então, eu pensava em algumas coisas eruditas, mas também pop, porque aqui é um shopping, as pessoas vêm para se divertir também. Fizemos uma mescla. Quem estivesse aqui e fosse jovem ia achar legal, assim como uma pessoa mais velha”.

O repertório foi preenchido por músicas cristãs em português e inglês e também clássicos pop, como “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos, “My Sweet Lord” e “Anunciação”. Ao final, o público se reuniu para interpretar “Noite Feliz”, todos de mãos dadas e unidos por mensagens de esperança.

“Para mim, é uma honra participar de um evento com uma proposta como essa, que mistura reflexão religiosa com arte. A religião é uma arte. Nós somos artistas, na medida em que nos permitimos nos lapidar a partir do Evangelho de Cristo”, afirmou o espírita Hugo Mendonça.

Ele complementou: “Nosso mundo hoje é desconectado da busca pela fé. As pessoas precisam ser tocadas de alguma forma para essa busca. Por isso o Natal é tão importante, porque é o momento no qual esse convite é mais abrangente”.

O que você achou desse conteúdo?