Com apenas 12 anos, a estudante e ginasta Vitória Evellen Ferreira, residente de Fortaleza, foi campeã geral da modalidade ginástica rítmica na etapa estadual dos Jogos Escolares 2022. A conquista abriu caminho para a jovem representar o Ceará na competição nacional, no Rio de Janeiro, em outubro. Aluna da Escola Municipal Dom Aloisio Lorscheider, na Praia do Futuro, integra, desde 2017, o Projeto Sonho em Movimento, coordenado pela Célula de Inovação Educacional, da Secretaria Municipal da Educação (SME), local que abriu caminho para o esporte.
A timidez é presente apenas ao falar em público, pois ao entrar nas apresentações, o tapete vira seu palco principal, que é revelado pelas conquistas de Vitória. Das competições do primeiro semestre que a jovem participou neste ano, ela conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze na VI Copa da Associação de Ginástica de Natal e, ainda, duas de ouro e uma de prata no Torneio Estadual da Federação Cearense das Ginásticas.
Na modalidade, Vitória conta o que a motivou a entrar. “Primeiro, eu sempre sonhei em fazer ginástica, eu só não sabia onde era, não sei se era na escola. Eu tinha 7 anos e quis entrar na ginástica porque eu vi a Raquel (primeira atleta do projeto) fazendo várias coisas legais e eu quis entrar. Eu me apaixonei pelo o que ela fez e hoje eu estou fazendo”, revela.
Para alcançar as conquistas, a disciplina na rotina dos treinos é seu principal método, mas sem deixar as atividades escolares de lado. “As coisas da escola eu faço bem cedo e estudo pela manhã. A rotina é bem cansativa, mas eu faço”, conta.
A técnica à frente do projeto Sonho em Movimento, Jordana Carneiro, professora de Vitória, revela que durante a pandemia não tinha treinos presenciais, apenas online, e diz que a ginasta foi uma das alunas que intensificou os treinos e cresceu como atleta, apesar da condição de treino remoto.
“Ela foi uma das alunas que até hoje, quando a gente tem algum imprevisto que não pode ter treino presencial que tem alguma reunião e que eu não posso estar no treino, ela treina online e me manda os vídeos, ou seja, ela introduziu o modo na rotina dela”, conta Jordana.
A ginasta cearense ainda contou o sentimento de ter conquistado a competição estadual dos jogos escolares e o que sente para representar o Ceará na competição nacional. “Eu fiquei muito feliz de ter entrado naquele tapete e todo mundo ter aplaudido, eu fiquei bem feliz naquele momento”, diz Vitória.
Durante as competições, o pensamento da jovem é não ficar nervosa. “Minha professora me acalma quando eu estou nervosa ou quando eu estou tendo dificuldade. Eu lembro também que não precisa ficar nervosa porque vai dar tudo certo”, diz a jovem, que se apresenta ao som de música animada do filme “Os Caça-Fantasmas”, tango e rock.
Para o futuro, a jovem é direta: “Eu sonho que vou viajar bem muito e conhecer várias ginastas e apresentar meu Estado”. A professora Jordana Carneiro ressalta a importância da conquista da jovem residente de Fortaleza.
“Para a gente, é uma enorme honra e uma responsabilidade muito grande. É ver uma atleta da periferia e da escola pública conquistando essa oportunidade de estar lá representando o Estado. Ela vai representar o Ceará todo nessa competição”, pontua a técnica.
Os Jogos Escolares Brasileiros integram jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o País, em 17 modalidades. Para participar do evento, é necessário passar por seletivas municipais e estaduais até chegar à etapa nacional.
A competição deste ano ocorre entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro. O Parque Olímpico do Rio de Janeiro será palco para o início da jornada esportiva de quase seis mil estudantes-atletas de todas as unidades federativas brasileiras.