Logo O POVO+
logo: Assim Caminha a Humanidade

Muitas das questões e desafios humanos — como amor, paixão, felicidade, envelhecimento e inveja — são universais, e as mitologias sempre espelharam esses grandes temas sob a forma de metáforas por meio das quais podemos ver o que se passa em nós.

Assim Caminha a Humanidade

Agora você pode apoiar o Assim Caminha a Humanidade, sendo assinante lá no Catarse. Além de ajudar o projeto a continuar gerando reflexões sobre o conhecimento, você vai ter acesso a um link exclusivo pra participar de uma live mensal com o Heráclito. A live terá 2 horas de duração, e os temas serão aqueles discutidos nos dois episódios de cada mês. Pra assinar, basta ir em catarse.me/assimcaminha.

Instagram: @assim_caminha - Blog

O podcast "Assim Caminha a Humanidade" é apresentado por Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro.

Agora, quinzenalmente, às quintas-feiras, um novo episódio.

Apresentação: Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro
Roteiro: Pati Rabelo
Consultoria: Heráclito Pinheiro
Edição: Mariana Vieira
Arte da Vitrine: Pati Rabelo
Curadoria de Instagram e Blog: Pati Rabelo
Comercial: Heráclito Pinheiro
Coordenação de Produção: Chico Marinho
Estratégia Digital: João Victor Dummar

31 - O sonho e a (ir)realidade em tempos de pandemia

Na abertura de A Metamorfose, Kafka nos conta que "quando­, certa­ manhã,­ Gregor­ Samsa­ acordou­ de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama meta­morfoseado num inseto monstruoso". Poucas linhas depois, ao esclarecer o leitor de que a cena não se tratava de um sonho do protagonista, Kafka nos oferece um indício de que o absurdo é algo integrante do cotidiano. Neste episódio, vamos refletir a respeito do sonho e do absurdo como estética, da linguagem do sonho e do clima de irrealidade que a realidade incorpora no atual contexto de pandemia. Conversaremos ainda sobre como as pessoas relatam esse sentimento de irrealidade mesmo quando estão acordadas e sobre a sensação de perda das noções de tempo e espaço, além de, claro, falar do conteúdo de alguns sonhos ocorridos durante o confinamento.

O que você achou desse conteúdo?

Episódios mais ouvidos

Você também pode gostar