Logo O POVO+
Quanto custa a postagem no perfil do Instagram de um influencer?
Reportagem Especial

Quanto custa a postagem no perfil do Instagram de um influencer?

Pesquisa indica o preço médio por publicação de influenciadores digitais no Instagram. Mas será que parcerias com eles são muito caras? Veja preços e descubra os tipos de influenciadores que podem alavancar seu negócio

Quanto custa a postagem no perfil do Instagram de um influencer?

Pesquisa indica o preço médio por publicação de influenciadores digitais no Instagram. Mas será que parcerias com eles são muito caras? Veja preços e descubra os tipos de influenciadores que podem alavancar seu negócio
Tipo Notícia Por

 

Likes, compartilhamentos, milhares de visualizações e… muuuitos mimos! A vida dos influenciadores digitais mostrada nas redes sociais é o sonho de muitos dos seguidores que os acompanham – e também o desejo de marcas que pretendem alcançá-los para dar visibilidade aos seus produtos e serviços.

Quarta maior rede social do mundo, utilizada por mais da metade dos brasileiros acima de 13 anos, o Instagram surge como um espaço para compartilhar a vida cotidiana, conteúdos em geral e para fazer crescer e movimentar negócios, garantindo a renda de muita gente.

Para se ter ideia da dimensão deste espaço, foram 99 milhões de usuários brasileiros ativos que estiveram online na plataforma por 14 horas mensais em 2020. Os dados são do Relatório #Digital2021, divulgado pelo DataReportal, projeto que reúne informações sobre a web em todos os países do planeta.

Publicado em fevereiro deste ano, o relatório aponta que houve um aumento de 4,2% do número de usuários (4 milhões de contas), no último ano, nesta rede social, que acaba se transformando nas novas e verdadeiras vitrines para muitas iniciativas comerciais.

 

 

Para quem busca crescer no Instagram, uma coisa é certa: é preciso alcançar diferentes públicos para realizar vendas e fazer a roda do seu negócio girar. E entre as possibilidades de fazer isso acontecer é buscar parcerias sobretudo com quem já detém considerável audiência, a qual pode ser resumida em número de seguidores.

É aí que surge a figura dos influenciadores digitais.

Conhecidas por suas opiniões ou estilo de vida, essas personagens são as válvulas de escape para marcas que querem fugir do modelo de anúncios tradicionais e embarcar de vez na linguagem das redes. A questão que pega, no entanto, aparece aí: Afinal de contas, quanto custa contratar um influencer para divulgar a minha marca?

 


Crescimento do e-commerce no Brasil

 

Antes de tentar dar respostas a essa pergunta, é preciso situar-se sobre o mercado de vendas online no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as expectativas do e-commerce em 2021 são de crescimento.

Saído de um ano em que o setor saltou 68%, a ABComm projeta um novo aumento para este ano para a casa dos 18%.

“As restrições e o fechamento do comércio físico, no ano passado devido ao novo coronavírus, fizeram com que o consumo online crescesse grandiosamente”, constatou a associação, informando que a atividade rendeu faturamento de R$ 126,3 bilhões em 2020, frente aos R$ 75,1 bilhões de 2019.

 

Desta forma, estar no ambiente digital é quase uma obrigação para as empresas atualmente. Consultora de marketing e jornalista, Ligia Sales afirma que hoje em dia ter um site ou uma loja virtual moderna, rápida, funcional e de credibilidade seria como ter “um endereço físico em uma grande avenida no bairro mais chique da cidade”.

Sendo assim, as redes sociais surgem como “impulsionadoras” dos negócios. Mas alerta:

 

"A rede social pode até vender, mas o que ela faz de melhor é promover relacionamentos emocionais fortes para que a influência sobre o comportamento das pessoas seja tão grande e impactante que as faça agir, pensar e consumir de uma determinada maneira." Lígia Sales, jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e consultora de marketing.

 

Ela ainda menciona que a parcerias com influenciadores podem potencializar o crescimento nas redes sociais, mas é preciso saber adequar alguns requisitos, como a coerência entre o perfil da empresa com o do influencer. “É uma questão de posicionar a persona da marca com quem está sendo escolhido para representá-la.”

 

 

Mas que tipo de influenciador devo buscar parceria?

 

Ok, você leu até aqui mas ainda continua querendo saber a resposta da pergunta que dá o título a esta reportagem: “Quando custa uma postagem no perfil do Instagram de um influenciador?”

Pois bem, existem diferentes tipos e tamanhos de influenciadores, o que obviamente vai refletir diretamente nos seus valores. Abaixo, conheça algumas das principais categorias de influencers existentes, de acordo com a Rock Content, empresa que presta serviços e cria produtos inovadores de marketing.

 

 

Com essas categorizações em mente, agora é preciso entender que somente o número de seguidores não é o único fator levado em consideração para as empresas na hora de fechar um negócio, uma parceria.

Também entra nesta conta o tão falado “engajamento”, que são as formas como as pessoas interagem com os conteúdos publicados, representando assim a quantidade de curtidas, comentários, compartilhamentos, respostas aos stories, e por aí vai.

Desta forma, o valor pago a um influenciador deve variar a depender dos seus números, do tipo de postagem (foto; vídeo de curta, média ou longa duração; compartilhado no feed ou nos stories), assim como eventuais custos de produção.

Dito isso, conforme uma pesquisa publicada pela Later, a média de valores pagos aos influencers por post pode variar de R$ 500 a R$ 53 mil, em perfis de até um milhão de seguidores. Confira abaixo os valores estipulados pela plataforma, referência mundial em marketing para o Instagram.

O que você achou desse conteúdo?