Logo O POVO+
Jornalista cria um Fortaleza Esporte Clube na Hungria
Reportagem Especial

Jornalista cria um Fortaleza Esporte Clube na Hungria

LOUCOS POR FUTEBOL | O Fortaleza de Budapeste usará as mesmas cores, escudo e a logomarca do Leão do Pici. Time do leste europeu disputará a 7ª divisão do campeonato do país que revelou Ferenc Puskás

Jornalista cria um Fortaleza Esporte Clube na Hungria

LOUCOS POR FUTEBOL | O Fortaleza de Budapeste usará as mesmas cores, escudo e a logomarca do Leão do Pici. Time do leste europeu disputará a 7ª divisão do campeonato do país que revelou Ferenc Puskás
Tipo Notícia Por

 

 

O Fortaleza Esporte Clube ganhou um avatar na Hungria. Na quarta-feira, 28 de julho, o jornalista e torcedor Aron Aranyossy (@a11aron) criou um clube de futebol com o mesmo nome, as cores e a logomarca da equipe cearense. Em húngaro, o parente estrangeiro do Leão cearense foi batizado por “Eröd FC”. Em tradução livre, o mesmo que “fortificação, fortaleza ou força”, segundo explicou o fã do centro europeu em sua conta no Instagram.

Aron Aranyossy, 31, que é jornalista esportivo na Hungria, conta que passou a acompanhar o time do Pici em janeiro de 2020 quando pediu a seguidores no Twitter uma sugestão de nome para batizar um novo time de uma liga amadora em Budapeste.

Segundo o jornalista, um dos internautas era torcedor do Fortaleza e sugeriu o nome do Tricolor cearense. “Queria escolher um clube que pouco conheço. Durante anos joguei numa equipe amadora, mas estávamos insatisfeitos. Os jogadores sentiram que criar um clube para as nossas necessidades era a melhor”, disse ao Esportes O POVO.

Áron Aranyossy diz que ficou surpreendido com a reação acolhedora da torcida do Fortaleza(Foto: ACERVOPESSOAL)
Foto: ACERVOPESSOAL Áron Aranyossy diz que ficou surpreendido com a reação acolhedora da torcida do Fortaleza

Aron Aranyossy, também ator de teatro, apresentou a proposta para os amigos de futebol e eles “gostaram da ideia de se tornarem Erd FC. Sugeri também porque os torcedores do Fortaleza foram muito legais comigo. Algumas pessoas falaram que eu deveria ter escolhido um clube diferente para ter mais sucesso, mas parecia muito fácil escolher o Flamengo ou o São Paulo. Acho que tomei a decisão perfeita”.

O Fortaleza do Leste europeu já tem conta no Twitter, @Eröd_FC, mas nenhuma publicação por enquanto. O time irá disputar a Blasz IV, que é uma liga regional para times sediados em Budapeste. Uma espécie de 7ª divisão do campeonato nacional na Hungria, o “suburbão” da cidade onde nasceu o craque Ferenc Puskás. “É um hobby para nós, queremos nos divertir e ser uma força positiva nas ligas amadoras”, afirmou Aron Aranyossy.

O torcedor, e agora criador do Leão de Budapeste, antes de anunciar no Instagram a fundação do Fortaleza da Hungria entrou em contato com a diretoria do time cearense para saber se haveria algum impedimento. Não houve.

Aron Aranyossy, 31 anos, apaixonado por futebol, criador do Leão húngaro(Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução Aron Aranyossy, 31 anos, apaixonado por futebol, criador do Leão húngaro

A assessoria de imprensa do Fortaleza e Renan Menezes, diretor de Licenciamento da marca da agremiação fundada em 1918, confirmaram ao Esportes O POVO que Aron Aranyossy se comunicou com time brasileiro. “Ele falou comigo algumas vezes, informalmente. O clube não viu problema (na fundação do Erd FC)”, informou Menezes.

No ano passado, por causa do início da pandemia da Covid-19 e com o confinamento do mundo, Aron passou a acompanhar os jogos do Fortaleza pela internet. Para ele, foi “estressante” assistir o quase rebaixamento do Leão para a Série B do Campenoto Brasileiro. No entanto, a experiência o fez se informar sobre o futebol na América do Sul e enxergar as diferenças de condução do time entre os técnicos Rogério Ceni, Enderson Moreira e Juan Pablo Vojvoda. Para o jornalista esportivo, Romarinho foi o melhor jogador em 2020 e Yago Pikachu é o destaque da temporada atual.

O intercâmbio por causa da língua universal do futebol, e das pontes digitais, fez o húngaro virar torcedor do Fortaleza. Tão assim, que o Leão de Budapeste importou até o grito de incentivo da torcida cearense. Lá o “bora leão” virou “Hajra Erd”. Coisa de quem é louco por futebol. (Colaborou @thierespinto)

 

 

Escudo do Fortaleza Esporte Clube(Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Escudo do Fortaleza Esporte Clube

As origens do Leão centenário

O nascimento do time do Fortaleza Esporte Clube tem ligações com a elite econômica cearense e suas incursões na Europa do início do século XX. O bem-nascido Alcides Santos, depois de estudar do College Stella, na Suíça, traz na bagagem a vontade de fundar uma agremiação futebolística.

Em 1915, Alcides Santos e outros burgueses cearenses apaixonados pelo futebol, criam o Stella Foot-Ball. Três anos mais tarde, em 18 de outubro de 1918, o time passa a se chamar Fortaleza Sporting Club e estampa as cores da bandeira da França em seu uniforme tricolor. O azul, o branco e o vermelho.

Em 2018, o Fortaleza foi o campeão da Série B do Brasileiro com duas rodadas de antecedência (Foto: Gustavo Simão/ Especial para O POVO)
Foto: Gustavo Simão/ Especial para O POVO Em 2018, o Fortaleza foi o campeão da Série B do Brasileiro com duas rodadas de antecedência

Em 2014, o Fortaleza fez mais uma homenagem à França ao lançar um uniforme semelhante ao da seleção francesa. Por isso, acabou sendo notícia no periódico esportivo L’Équipe que estampou a manchete “Fortaleza, c’est l’autre equipe de France”. Além disso, criou uma versão em francês para o hino do clube.

Hoje, o uniforme tricolor traz acima do escudo uma estrela dourada. Uma alusão a sua maior conquista nacional. Em 2018, sob o comando de Rogério Ceni, o time foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Antes, em 1960 e 1968, havia sido vice-campeão da Taça Brasil.

 

 

Ferenc Puskás Biró, o maior ídolo do futebol húngaro(Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Ferenc Puskás Biró, o maior ídolo do futebol húngaro

Puskás: quando o futebol era arte entre os húngaros

Apesar do Campeonato Húngaro ser uma competição marcada pela força física e aplicação tática, o país do leste europeu é conhecido no mundo da bola por causa do craque Ferenc Puskás Biró (1926-2008). O lendário atacante, que teria marcado 512 gols em 528 partidas, tinha dribles e passes curtos e secos. Além de uma canhota habilidosa.

Com Puskás, a seleção húngara viveu sua melhor fase. Foi campeã olímpica em 1952 e vice-campeã do mundo em 1954 quando perdeu para a reerguida Alemanha Ocidental no pós-Segunda Guerra Mundial.

Arena Puskás, na Hungria, receberá 30% do público para a Supercopa Uefa(Foto: ATTILA KISBENEDEK / AFP)
Foto: ATTILA KISBENEDEK / AFP Arena Puskás, na Hungria, receberá 30% do público para a Supercopa Uefa


Na época, o revés surpreendente do time de Puskas foi considerado a derrota do futebol-arte. Os habilidosos húngaros estavam invictos há quatro anos e 33 dias. Na primeira fase da competição, a Hungria havia massacrado os alemães por 8 a 3.

Puskás, que hoje dá nome ao prêmio do gol mais bonito do mundo pela Fifa, também jogou pela seleção espanhola na Copa do Mundo de 1962, no Chile. Quando o Brasil foi bicampeão.

 

 

Um torcedor inusitado

Numa conversa pelo Instagram, Áron Aranyossy afirma que ficou surpreso com a reação acolhedora da torcida do Fortaleza quando publicou no Twitter que torceria o Fortaleza na Hungria. O jornalista esportivo se diz apenas um fã do Tricolor cearense igual aos torcedores daqui. Clique para acompanhar a entrevista.

 

O que você achou desse conteúdo?