Logo O POVO+
2 anos OP+: jornalismo inovador e nova experiência de leitura
Reportagem Especial

2 anos OP+: jornalismo inovador e nova experiência de leitura

O POVO Mais comemora dois anos de atividades e entrega ao assinante-leitor um pacote de novas funcionalidades e projetos

2 anos OP+: jornalismo inovador e nova experiência de leitura

O POVO Mais comemora dois anos de atividades e entrega ao assinante-leitor um pacote de novas funcionalidades e projetos
Tipo Notícia Por
 

Começamos a contagem regressiva! No dia 13 de maio, O POVO Mais completa dois anos de existência. Jovem, dinâmico e com muito desejo de continuar crescendo, o OP+ já nasceu inovador: é a primeira plataforma multistreaming de jornalismo e cultura da América Latina.

Isso significa que o O POVO Mais integra, em um só espaço digital, streamings de reportagens, séries e documentários, podcasts e livros. Tudo com foco no Jornalismo, cultura e educação.

 

Navegue pelos conteúdos do OP+

 

Em dois anos, a plataforma já inovou muito, principalmente para melhorar a experiência do leitor com os conteúdos. Por exemplo, as reportagens especiais e outros conteúdos foram categorizados, permitindo uma busca mais simples por editorias específicas; os colunistas passaram a ser mais personalizados para o leitor; e algumas sessões foram inseridas para sugerir conteúdos com base no padrão de leitura do assinante, como a sessão “Recomendadas”.

Aliás, matérias recomendadas também começaram a surgir dentro das matérias e colunas, um recurso inexistente no começo do O POVO Mais.

Não acaba por aí. A plataforma também lançou a sessão de “Mais acessados”, indicando quais produtos, das diferentes linguagens oferecidas pelo OP+, foram os mais lidos no dia. Por falar em linguagem, é impossível deixar de citar o lançamento dos Web Stories, um novo produto que viabiliza um jornalismo dinâmico, mais leve e igualmente interessante.

Agora, para comemorar os dois anos de incessante crescimento, OP+ lança as “Coleções”.

 

 

O que são as Coleções?

As Coleções são um espaço que agrega conteúdos de diferentes linguagens por temática. Por exemplo: imagine um leitor que adora ler sobre aquecimento global. No sistema de categorização do OP+, ele pode ir em cada uma das verticais (como chamamos as reportagens especiais, os podcasts, os webdocs etc) e procurar matérias sobre o assunto na aba de Ciência & Saúde.

No entanto, ao fazer isso, ele também irá achar conteúdos sobre outros assuntos. E, quando achar sobre aquecimento global, será apenas de um tipo de linguagem. Mas nas coleções é diferente!

Coleções é a mais nova vertical do O POVO Mais.(Foto: Reprodução/O POVO mais)
Foto: Reprodução/O POVO mais Coleções é a mais nova vertical do O POVO Mais.

Na própria página inicial do O POVO Mais, o assinante já poderá encontrar memória, pandemia,questões de gênero reunidas em um só lugar. E não só reportagens especiais, mas também os conteúdos da temática em web stories, podcasts, webdocs e livros.

A nova funcionalidade, lançada nesta segunda-feira, 9 de maio, na página inicial da plataforma, traz  quatro coleções na home e mais outras dentro da vertical. “A gente está constantemente estudando outras plataformas, vendo o que elas estão fazendo de novo e o que a gente pode aplicar dentro do OP+”, afirma Matheus Sales, designer de produto da plataforma. “Eu vi que o HBO Max estava fazendo algo parecido, mas com atores”, relembra a inspiração.

“Tem usuário que gosta de um tipo de assunto, mas ele só consome uma vertical. Então, nós estamos mostrando pra ele que nessa vertical aqui, e nessa aqui, também tem esse assunto que você gosta!”, explica. Com tantas maneiras diferentes de se contar e conhecer uma história, O POVO Mais aniversariante só poderia comemorar valorizando-as ainda mais.

Capa do Wrapped de 2 anos do O POVO Mais.(Foto: Isac Bernardo)
Foto: Isac Bernardo Capa do Wrapped de 2 anos do O POVO Mais.

 

 

Filme do Padre Cícero

Na semana, O POVO Mais também disponibilizará na plataforma o filme e o documentário de Padre Cícero. Além deles, serão publicados os extras das produções. Aqui vai um gostinho do conteúdo:

 

 

 

Wrapped

Apesar da palavra Wrapped ser um pouco estranha ao nosso vocabulário, o modelo não é! Para comemorar o fim de 2021, o OP+ lançou uma retrospectiva das matérias mais lidas pelo leitor, os colunistas favoritos dele e até o perfil de assinante que ele corresponde (se você participou, vai lembrar dos passarinhos no final do tudo).

Bom, a funcionalidade desse recurso, o Wrapped, volta para o aniversário de 2 anos, dessa vez focado em rememorar grandes marcos da pequena vida do O POVO Mais e destacar conteúdos imperdíveis.

E como conteúdo é o que não falta na plataforma, o leitor já pode esperar várias recomendações: webdocs que não receberam Oscar, mas bem que poderiam; uma curadoria de conteúdos tops; e até uma sugestão astrológica.

Ah, os assinantes também poderão conhecer as pessoas por trás da plataforma, entendendo melhor o que as equipes fazem para manter o OP+ funcionando.

 

 

No clima das eleições de 2022, um agregador de pesquisas

Durante as festividades de aniversário, O POVO Mais também lançará o Agregador de Pesquisas, uma ferramenta importante na cobertura das eleições deste ano, que vai disponibilizar dados de pelo menos seis institutos e colocá-los à disposição do leitor. O Agregador é a primeira ferramenta de uma nova vertical do O POVO Mais, a Interativos, que reunirá conteúdos com quais o leitor poderá navegar em formatos mais dinâmicos, e ter uma experiência de consumo mais livre e participativa.

"A principal tarefa de um agregador de pesquisa é mostrar a tendência do que as pesquisas eleitorais apresentam. Para isso, a ferramenta agrega os resultados dos estudos divulgados e, por meio de medidas estatísticas como média e média móvel, consegue traçar essa linha de tendência", explica Thays Lavor, editora chefe do DATADOC — Central de Jornalismo de Dados do O POVO.

Segundo ela, enquanto as pesquisas eleitoral durante as décadas de 80 até o início dos anos 2000 estavam praticamente limitadas ao Ibope e à Datafolha, hoje testemunha-se a "proliferação de diferentes institutos". Para compreender os resultados de maneira macro, recursos como o agregador de pesquisas garante a identificação de tendências a partir da análise desses diferentes dados.

 

 

Programação de 2 anos de aniversário!

Até a data oficial, a plataforma entra em semana comemorativa, com conteúdos diferenciados para o assinante. Confira:

O que você achou desse conteúdo?