Começamos a contagem regressiva! No dia 13 de maio, O POVO Mais completa dois anos de existência. Jovem, dinâmico e com muito desejo de continuar crescendo, o OP+ já nasceu inovador: é a primeira plataforma multistreaming de jornalismo e cultura da América Latina.
Isso significa que o O POVO Mais integra, em um só espaço digital, streamings de reportagens, séries e documentários, podcasts e livros. Tudo com foco no Jornalismo, cultura e educação.
Em dois anos, a plataforma já inovou muito, principalmente para melhorar a experiência do leitor com os conteúdos. Por exemplo, as reportagens especiais e outros conteúdos foram categorizados, permitindo uma busca mais simples por editorias específicas; os colunistas passaram a ser mais personalizados para o leitor; e algumas sessões foram inseridas para sugerir conteúdos com base no padrão de leitura do assinante, como a sessão “Recomendadas”.
Aliás, matérias recomendadas também começaram a surgir dentro das matérias e colunas, um recurso inexistente no começo do O POVO Mais.
Não acaba por aí. A plataforma também lançou a sessão de “Mais acessados”, indicando quais produtos, das diferentes linguagens oferecidas pelo OP+, foram os mais lidos no dia. Por falar em linguagem, é impossível deixar de citar o lançamento dos Web Stories, um novo produto que viabiliza um jornalismo dinâmico, mais leve e igualmente interessante.
Agora, para comemorar os dois anos de incessante crescimento, OP+ lança as “Coleções”.
As Coleções são um espaço que agrega conteúdos de diferentes linguagens por temática. Por exemplo: imagine um leitor que adora ler sobre aquecimento global. No sistema de categorização do OP+, ele pode ir em cada uma das verticais (como chamamos as reportagens especiais, os podcasts, os webdocs etc) e procurar matérias sobre o assunto na aba de Ciência & Saúde.
No entanto, ao fazer isso, ele também irá achar conteúdos sobre outros assuntos. E, quando achar sobre aquecimento global, será apenas de um tipo de linguagem. Mas nas coleções é diferente!
Na própria página inicial do O POVO Mais, o assinante já poderá encontrar memória, pandemia,questões de gênero reunidas em um só lugar. E não só reportagens especiais, mas também os conteúdos da temática em web stories, podcasts, webdocs e livros.
A nova funcionalidade, lançada nesta segunda-feira, 9 de maio, na página inicial da plataforma, traz quatro coleções na home e mais outras dentro da vertical. “A gente está constantemente estudando outras plataformas, vendo o que elas estão fazendo de novo e o que a gente pode aplicar dentro do OP+”, afirma Matheus Sales, designer de produto da plataforma. “Eu vi que o HBO Max estava fazendo algo parecido, mas com atores”, relembra a inspiração.
“Tem usuário que gosta de um tipo de assunto, mas ele só consome uma vertical. Então, nós estamos mostrando pra ele que nessa vertical aqui, e nessa aqui, também tem esse assunto que você gosta!”, explica. Com tantas maneiras diferentes de se contar e conhecer uma história, O POVO Mais aniversariante só poderia comemorar valorizando-as ainda mais.
Na semana, O POVO Mais também disponibilizará na plataforma o filme e o documentário de Padre Cícero. Além deles, serão publicados os extras das produções. Aqui vai um gostinho do conteúdo:
Apesar da palavra Wrapped ser um pouco estranha ao nosso vocabulário, o modelo não é! Para comemorar o fim de 2021, o OP+ lançou uma retrospectiva das matérias mais lidas pelo leitor, os colunistas favoritos dele e até o perfil de assinante que ele corresponde (se você participou, vai lembrar dos passarinhos no final do tudo).
O Acadêmico é aquele que prefere navegar pelas reportagens especiais, e-books, cursos, palestras. Por isso, se identifica Arapaçu-do-bico-branco, que é um pássaro curioso, do bico longo, que percorre e vasculha os troncos das árvores em busca de alimento, é persistente e atencioso.
Participativo é um perfil que adora ler a opinião dos colunistas, que se tornam amigos de conversa diária. Está associado ao rouxinol, ave do canto bonito que toma a mata e a impressão é que os outros pássaros param para escutá-lo. É um dos primeiros que opinam sobre o dia, com seu canto, no amanhecer.
O Atualizado lê o jornal como tarefa importante e cotidiana e o busca várias vezes ao dia. Por isso, seu pássaro é o beija-flor-de-barriga-branca. Este passarinho vive de flor em flor, todos os dias. Acessa um jardim inteiro, tem sede por néctar e vai buscá-lo, por exemplo, numa taça de uma flor de maracujá com a língua longa que busca profundidade.
O Espectador gosta de múltiplas linguagens. Adora reportagens especiais, webdocs e podcasts. Seu pássaro é o sabiá-barranco, por ser a ave mais presente em quase todos os espaços da floresta. Percorre a mata de ponta a ponta. Está nas trilhas, próximo ao rio, no interior da floresta. É curioso e gosta de se movimentar.
Bom, a funcionalidade desse recurso, o Wrapped, volta para o aniversário de 2 anos, dessa vez focado em rememorar grandes marcos da pequena vida do O POVO Mais e destacar conteúdos imperdíveis.
E como conteúdo é o que não falta na plataforma, o leitor já pode esperar várias recomendações: webdocs que não receberam Oscar, mas bem que poderiam; uma curadoria de conteúdos tops; e até uma sugestão astrológica.
Ah, os assinantes também poderão conhecer as pessoas por trás da plataforma, entendendo melhor o que as equipes fazem para manter o OP+ funcionando.
Durante as festividades de aniversário, O POVO Mais também lançará o Agregador de Pesquisas, uma ferramenta importante na cobertura das eleições deste ano, que vai disponibilizar dados de pelo menos seis institutos e colocá-los à disposição do leitor. O Agregador é a primeira ferramenta de uma nova vertical do O POVO Mais, a Interativos, que reunirá conteúdos com quais o leitor poderá navegar em formatos mais dinâmicos, e ter uma experiência de consumo mais livre e participativa.
"A principal tarefa de um agregador de pesquisa é mostrar a tendência do que as pesquisas eleitorais apresentam. Para isso, a ferramenta agrega os resultados dos estudos divulgados e, por meio de medidas estatísticas como média e média móvel, consegue traçar essa linha de tendência", explica Thays Lavor, editora chefe do DATADOC — Central de Jornalismo de Dados do O POVO.
Segundo ela, enquanto as pesquisas eleitoral durante as décadas de 80 até o início dos anos 2000 estavam praticamente limitadas ao Ibope e à Datafolha, hoje testemunha-se a "proliferação de diferentes institutos". Para compreender os resultados de maneira macro, recursos como o agregador de pesquisas garante a identificação de tendências a partir da análise desses diferentes dados.
Até a data oficial, a plataforma entra em semana comemorativa, com conteúdos diferenciados para o assinante. Confira: