Logo O POVO+
Ucranianos e russos superam guerra e chegam à final de mundial de CS-GO
Reportagem Especial

Ucranianos e russos superam guerra e chegam à final de mundial de CS-GO

O time da Natus Vincere (Navi) era a atual campeã da PGL Major, a principal competição de CS-GO do mundo. Agora, no entanto, em meio à preparação para defender o título, a Navi se viu em meio à uma guerra travada entre os países de origem de seus atletas

Ucranianos e russos superam guerra e chegam à final de mundial de CS-GO

O time da Natus Vincere (Navi) era a atual campeã da PGL Major, a principal competição de CS-GO do mundo. Agora, no entanto, em meio à preparação para defender o título, a Navi se viu em meio à uma guerra travada entre os países de origem de seus atletas
Tipo Notícia Por

 

 

Ficam marcadas na história nem sempre apenas aquelas pessoas que levantam troféus e levam medalhas para casa. Aquelas que ignoram dificuldades e constroem trajetórias de causar orgulho também têm reservadas para si belas páginas escritas nos livros dos campeões. E isso foi o que aconteceu com o time da Natus Vincere (Navi) de “Counter-Strike: Global Offensive (CS-GO)”, no último domingo, 22 de maio.

Formada por ucranianos e russos, a equipe conseguiu superar a guerra ocorrida entre os países de origem de seus atletas e chegou à final da PGL Major Antuérpia 2022, a “Copa do Mundo” da modalidade. A Navi foi derrotada por 2 mapas a 0 pela FaZe Clan (Estados Unidos), mas mostrou para o planeta o poder de união que os esportes eletrônicos são capazes de proporcionar.

No começo do ano, após semanas de tensão, o presidente russo Vladimir Putin ordenou suas tropas a invadirem o território ucraniano, no dia 22 de fevereiro, sob justificativas econômicas, históricas, sociais e políticas. Desde então, Ucrânia e Rússia travam uma guerra sem qualquer previsão de cessar-fogo, ceifando rotinas, sonhos e vidas de milhares de pessoas de ambos os lados.

Homem passa de bicicleta próximo a prédios residenciais destruídos na cidade ucraniana de Chernihiv, durante ataques da Rússia em 2022(Foto: Dimitar Dilkoff / AFP)
Foto: Dimitar Dilkoff / AFP Homem passa de bicicleta próximo a prédios residenciais destruídos na cidade ucraniana de Chernihiv, durante ataques da Rússia em 2022

Com a forte proximidade cultural entre as duas nações, até então não era raro ver ucranianos e russos atuando juntos, e na Navi não era diferente. Para se ter ideia, seu principal jogador é Oleksandr “S1mple” Kostyliev, considerado um dos melhores jogadores da modalidade, que é cidadão ucraniano e tem origem russa. Assim como ele, Valerii “B1t” Vakhovskyi também é ucraniano, ao passo que os companheiros Denis “ElectroNic” Sharipov, Kirill Sergeevich “Boombl4” Mikhailov e Ilya “Perfecto” Zalutskiy são russos.

Comandada pelo técnico ucraniano Andrii “B1ad3” Horodenskyi, essa mesma lineup se tornou a grande campeã da PGL Major Estocolmo em 2021, alcançando assim o merecido e incontestável posto de número 1 do ranking da HLTV – principal ranqueamento do CS-GO.

Agora poucos meses antes de mais uma vez disputar o principal campeonato do seu calendário anual, a Navi se viu em verdadeiras trincheiras em meio aos preparativos para defender o maior título de um dos mais populares esportes eletrônicos do mundo.

Assim que o conflito eclodiu, a organização comunicou por meio das redes sociais estar resguardando todos os seus atletas e mais de 80 funcionários. No entanto, “quando as pessoas estão morrendo e milhares de destinos estão sendo destruídos irreversivelmente, não há tempo para e-sports”.

 

Foi necessário paralisar com urgência as atividades de treinamentos, além da retirada de pessoas das zonas mais afetadas pelos ataques militares. Com essas ações, somadas à ajuda recebida por fãs da Navi espalhados por diferentes países (a partir de compra de material ou doações diretas) e à manutenção do patrocínio de marcas parceiras, o time conseguiu se reestruturar para aos poucos ir retomando uma rotina de “normalidade” nas semanas seguintes.

 

 

A disputa da PGL Major Antuérpia 2022

Times de todas as regiões do planeta participaram da PGL Major Antuérpia 2022. A competição ocorreu na Bélgica e foi transmitida para todo o mundo. No Brasil, pôde ser acompanhada pela Twitch TV do streamer Gaulês, bem como pelos canais oficiais da Professional Gamers League (PGL), na própria Twitch e no Youtube.

Nossos representantes foram os times da Imperial e da Fúria. O primeiro foi eliminado no Legends (fase classificatória), já o segundo chegou aos playoffs, ficando nas quartas de final, a Champions Stage.

Brasileiros marcaram presença tanto na torcida como na disputa do Major 2021(Foto: HLTV / PGL Major Antuérpia 2022 / Divulgação)
Foto: HLTV / PGL Major Antuérpia 2022 / Divulgação Brasileiros marcaram presença tanto na torcida como na disputa do Major 2021

Em sua fase final, a competição aconteceu também com público presencialmente, contando com uma torcida empolgada, que vibrou e empurrou seus times do começo ao fim. Cantando e levantando cartazes dos mais diversos gostos, muitos torcedores fizeram questão de levantar bandeiras da Ucrânia como forma de homenagem e de mandar energias positivas ao país do Leste Europeu.

Enquanto isso na LAN party "Local onde todos os jogadores estão, com computadores conectados entre si para a realização das disputas." , a Natus Vincere ia passando por seus adversários sem muitas dificuldades, alcançando a final da competição para surpresa de quase ninguém. Pela frente, entretanto, uma pedreira na grande decisão: a equipe americana da FaZe Clain, formada por cinco jogadores de cinco diferentes países e responsável por tomar em abril o status de número 1 do ranking HLTV, empurrando a própria Navi para a segunda colocação.

Entrada do time da Navi para a final do Major 2022 diante da FaZe Clain(Foto: HLTV / PGL Major Antuérpia 2022 / Divulgação)
Foto: HLTV / PGL Major Antuérpia 2022 / Divulgação Entrada do time da Navi para a final do Major 2022 diante da FaZe Clain

Também primeira empresa de e-sports a ser avaliada em 1 bilhão de dólares pela Forbes, a FaZe mostrou sua força na série melhor de 3 mapas. Conseguiu abrir um histórico placar de 8 rounds a 0 no mapa de sua escolha (a Inferno), viu a Navi resistir e a chegar a ficar a um round para conquistar o primeiro ponto da final. Mas este ficou com os americanos, que venceram por 19 rounds a 16.

Na sequência, mais uma bela disputa no segundo mapa, a Nuke, de escolha da Navi. Apesar do cenário diferente, a história se repetiu com a FaZe mais encorpada e entrosada garantindo o segundo ponto (16 rounds a 10), encerrando a partida e garantindo o título. A equipe vencedora contava com jogadores da Dinamarca, Noruega, Canadá, Letônia e Estônia.

Time da Navi comemora a conquista do título da PGL Major Antuérpia 2022(Foto: HLTV / PGL Major Antuérpia 2022 / Divulgação)
Foto: HLTV / PGL Major Antuérpia 2022 / Divulgação Time da Navi comemora a conquista do título da PGL Major Antuérpia 2022

A Navi ficou com o vice-campeonato, se manteve em segundo no ranking global e certamente digitou “GG WP” aos jogadores adversários. A sigla é uma expressão inglesa geralmente compartilhada pelos players ao término de uma partida, significando “'good game, well played'. Na tradução: “bom jogo, bem jogado”. No caso da Navi, GG WP dentro e fora do CS-GO.

 

 

* Para você que não tem familiaridade com o e-sports ou com o CS-GO, confira abaixo vídeo que mostra o momento em que a FaZe Clain se torna campeã da PGL Major Antuérpia 2022.

O que você achou desse conteúdo?