Na quinta-feira, 8 de setembro, a monarca com o reinado mais longo da história britânica faleceu aos 96 anos. De forma mais direta, como uma personagem central da obra, ou como uma referência do contexto, Rainha Elizabeth II esteve presente em diversas criações artísticas ao longo dessas décadas.
No cinema, tanto a monarca quanto a família real britânica inspiraram dezenas de filmes e séries ao longo dos anos. No IMDB, portal que agrega informações sobre filmes, séries de TV e celebridades, há 168 títulos em que a Rainha é citada no enredo e outros 203 que fazem referência a ela.
Esses dados foram coletados pela Central de Jornalismo de Dados do O POVO (DATADOC) e considerou duas pesquisas feitas no site. Na primeira, foram solicitadas as obras em que o termo “Queen Elizabeth II” fosse citado no enredo. Na segunda, a pesquisa buscou as obras com a palavra-chame “reference to queen elizabeth II”.
Ao todo, a base de dados traz 367 obras produzidas desde a década de 1950, incluindo biografias, game shows, dramas, documentários e romances.
A década de 2010 foi a mais repleta de criações audiovisuais sobre a monarca. Logo no início da década, ela aparece retratada ainda na infância pela atriz Freya Wilson em “O Discurso do Rei” (2010), que retrata a história do rei George VI, pai de Elizabeth II. O longa, estrelado por Colin Firth mostra o rei em busca de superar a gagueira com a ajuda de um fonoaudiólogo.
Na mesma década, também estreou a série “The Crown”, de 2016, drama biográfico produzido para streaming que conta a história da Rainha desde o ano do casamento, em 1947, até o início dos anos 2000. A obra aborda eventos políticos e pessoais que ocorreram ao longo do reinado de Elizabeth II, que foi interpretada por Claire Foy, Olivia Colman e Imelda Staunton.
Cada uma dessas 367 obras audiovisuais está relacionada a pelo menos um gênero, seja ele animação, reality de TV, drama, aventura ou jornalismo. Muitos são caracterizados por mais de um desses gêneros, mas um deles têm destaque entre as obras que retratam a monarca ou que, de alguma forma, fazem referência a ela: os documentários. São produções que contam histórias sobre a vida da realeza e que celebram a vida de Elizabeth II ao longo das décadas.
A relação da monarca com a cultura pop aparece nas referências a ela em filmes, séries e documentários diversos. Entre os títulos mais bem avaliados no IMDB com referência a Elizabeth II no enredo, está The Beatles Anthology, documentário autobiográfico de 1995 sobre a banda inglesa. Na lista, também estão séries populares como Sherlock (2010) e Friends (1994).
Com o falecimento da monarca, que esteve por mais tempo à frente do reino da Inglaterra, é relevante mostrar como a monarquia e o reinado de Elizabeth II influenciaram áreas como o cinema e demais produções audiovisuais ao longo de décadas. Pois mostra a força e a crítica à vida e ao sistema monárquico presente no mundo. Para a análise referente a essa reportagem, a Central DATADOC utilizou dados do IMDB. Como forma de garantir a integridade e confiabilidade dos nossos conteúdos, disponibilizamos as metodologias detalhadas, as fontes de dados, as análises e o conjunto de códigos desenvolvidos no nosso Github.