Logo O POVO+
Ilha do Farol, a nova opção para prática de kitesurf no Ceará
Reportagem Especial

Ilha do Farol, a nova opção para prática de kitesurf no Ceará

Com estrutura para velejadores, o local vem atraindo turistas de todo o mundo durante o ano inteiro

Ilha do Farol, a nova opção para prática de kitesurf no Ceará

Com estrutura para velejadores, o local vem atraindo turistas de todo o mundo durante o ano inteiro
Tipo Notícia Por

O litoral do Ceará é atraente turisticamente por muitos motivos, que vão desde a beleza das praias até o sabor único e puro das comidas, especialmente frutos do mar. Não à toa, o Estado alencarino foi o 8° destino mais procurado para viagens nacionais durante a pandemia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, nem só turistas brasileiros são atraídos pelas praias do litoral.

É cada vez maior o número de visitantes estrangeiros no Estado. Pessoas de todos os lugares do mundo desembarcam com a intenção de conhecer as praias locais durante todo o ano, e muitos, além de procurar belas águas e descanso, buscam bons ventos e maré favorável para a prática de esportes aquáticos.

Conhecidos por suas belas e diferentes tonalidades de azul e verde, céus e mares do litoral oeste do Estado ganham outras cores com pranchas, velas e pipas que tonalizam o ambiente. Os principais locais explorados pelo kitesurf e pelo wing foil "Esporte aquático de vela, feito com a prancha de foil, de quilha comprida e fina e uma asa inflável direcionada com as mãos, semelhante ao formato de uma asa delta. Com bons ventos, os equipamentos permitem ao praticante “voar” pelo mar" são as praias de Preá, Icaraizinho e Ilha de Guajirú, mas se engana quem pensa que estes são os únicos ou melhores locais para a prática do esporte aquático na região.

Ilha do Farol se tornou um grande point de kitesurf no litoral oeste do Ceará. (Foto: Iara Costa/O POVO)
Foto: Iara Costa/O POVO Ilha do Farol se tornou um grande point de kitesurf no litoral oeste do Ceará.

Ao lado da Ilha do Guajirú, vai ganhando força um novo point para atividades aquáticas: a Ilha do Farol, na região de Itarema, a cerca de 240 km da capital Fortaleza — em torno de três horas e meia de trajeto terrestre.

Diferentemente da vizinha, onde em alguns momentos é preciso esperar que a maré suba para a prática de kitesurf e wing foil, na Ilha do Farol há um lençol de água que faz com que o local esteja sempre propício para a prática, já que há ventos o ano inteiro nesta região do Estado.

Dentre vários turistas que descobriram o local está Maurice Hubert. O francês de 29 anos pouco fala português, mas por meio do espanhol conseguiu rodar a América Latina e se comunicar com nativos. Parando na praia do Preá na segunda visita ao Ceará, o europeu se encantou pelo kitesurf e logo os ventos o apresentaram à Ilha do Farol.

Ilha do Farol fica na região de Itarema, a cerca de 240 km da capital Fortaleza (Foto: David Lima)
Foto: David Lima Ilha do Farol fica na região de Itarema, a cerca de 240 km da capital Fortaleza

"Um amigo veio dois meses atrás e me falou sobre a estrutura do local. Além de ter pessoas para me ajudar com os equipamentos, aqui também conheço outras pessoas que velejam e podemos trocar informações e compartilhar experiências", explicou.

O local ao qual Hubert se refere é o Hura Beach, o principal point de velejo da Ilha do Farol. Foi lá onde ocorreu o GKA Kite World Tour em 2020, torneio mundial da modalidade, e onde é possível se encontrar estrutura para prática esportiva aquática.

Além de outros velejadores, é possível ter à disposição apoio técnico de instrutores e os mais diversos tipos e tamanhos de equipamentos para os amantes e já praticantes do esporte. Aos que desejam aprender a arte do velejo, também há instrutores aptos a dar aulas.

Para além do kitesurf, o que fazer, onde comer e se hospedar na Ilha do Farol

A região de Itarema, onde se localiza a Ilha do Farol, é conhecida não somente por ser ideal para a prática dos esportes aquáticos, mas também por sua culinária de peixes e atuns e pela exportação da cera de carnaúba. Nos mares, além da prática do kite e do windfoil, também é possível se aventurar de outras maneiras.  

O Hura Beach disponibiliza passeios de barco pelo mangue com instrutores, aulas de stand-up paddle, remo e até mesmo passeio de banana boat. Esses entretenimentos são uma alternativa a quem acompanha algum velejador ou mesmo para aqueles que querem conhecer o local, mas buscam uma programação mais calma.

Para quem deseja iniciar a prática de esportes aquáticos, há infraestrutura à disposição: instrutores e equipamentos  (Foto: David Lima)
Foto: David Lima Para quem deseja iniciar a prática de esportes aquáticos, há infraestrutura à disposição: instrutores e equipamentos

Caso entrar no mar e nos mangue não seja uma alternativa, o turista pode encontrar na Ilha do Farol uma oportunidade de maior imersão na natureza. Apesar das casas perto da praia, o local transpira calmaria, simplicidade e natureza, de forma que também pode ser útil aos que querem descansar da vida corrida da cidade. Pela estrutura ainda em crescimento, a locomoção em sua maioria deve ser feita a pé ou com veículos de grande porte (4x4), mas pelo tamanho do local é possível que a primeira opção seja a melhor.

As opções de hospedagem oferecem boa acomodação. Ao lado do Hura Beach, o Pura Vida Hotel e Spa foca em entregar aos hóspedes uma completa experiência fora da vida online e em contato completo com a natureza. Ainda assim, o local apresenta bastante sofisticação e organização. Lá, é possível tomar banho de jacuzzi assistindo às velas do kitesurfistas no ar e também receber diversos tipos de massagem. 

Na Ilha do Farol, existe uma espécie de lençol de água que transforma o lugar em área sempre propícia à prática de esportes de vela, com a ajuda de ventos o ano inteiro (Foto: David Lima)
Foto: David Lima Na Ilha do Farol, existe uma espécie de lençol de água que transforma o lugar em área sempre propícia à prática de esportes de vela, com a ajuda de ventos o ano inteiro

Aberto ao público, o restaurante apresenta um cardápio totalmente adaptado ao que há de melhor em Itarema, como os frutos do mar, mas não exclui pessoas que vivem um outro estilo de vida: todas as comidas podem ser adaptadas para opções vegetarianas ou veganas. 

Outra opção de onde ficar é a Pousada Wind Rose. Os bangalôs simples, mas intimistas, ficam bem próximos ao Hura Beach. Àqueles que querem aproveitar a viagem para conhecer outras praias, Volta do Rio, Praia da Barra e Mulheres de Areia são excelentes opções. 

O que você achou desse conteúdo?