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B-R-O-bró e as expectativas dos setores para o fim do ano
Reportagem Especial

B-R-O-bró e as expectativas dos setores para o fim do ano

Fecomércio projeta avanço entre 5% e 7% nos negócios envolvendo os setores de comércio e serviços. Contratações também devem ser alavancadas no período e lojistas já anunciam vagas

B-R-O-bró e as expectativas dos setores para o fim do ano

Fecomércio projeta avanço entre 5% e 7% nos negócios envolvendo os setores de comércio e serviços. Contratações também devem ser alavancadas no período e lojistas já anunciam vagas
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A proximidade das festas de fim de ano e o pagamento do 13º salário, aliados a variantes como juros, inflação e desemprego em queda formam uma soma de fatores que geram boas expectativas aos setores econômicos nesses últimos quatro meses do ano.

Para o setor de comércio e serviços, a expectativa é ampliar em até 7% os negócios em relação a 2022.

O nível de confiança do consumidor de Fortaleza está em alta.

Para o B-R-O-bró (conjunto de meses que compõem o último quadrimestre), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) aumentou mais 1,3% entre setembro e outubro, no que foi o terceiro bimestre seguido de análises com aumento registrado.

O levantamento, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE), aponta ainda que os índices de situação presente (como o consumidor analisa sua situação financeira) e expectativas futuras subiram também.

Intenção de compras e os produtos mais desejados

Os consumidores de Fortaleza também consideram que sua situação financeira atual é melhor ou muito melhor (71,1%) do que há um ano.

Sobre as expectativas futuras, 86,1% dos entrevistados acreditam que sua situação será melhor ou muito melhor do que a atual.

Os dados ainda mostram que, em relação à pretensão de compra, o valor médio a ser gasto é de R$ 613,80 e os itens mais procurados são os artigos de vestuário (22,6%); geladeiras e refrigeradores (18,8%); além dos móveis a artigos de decoração (18,4%), televisores (18%), calçados (17,2%) e aparelhos celulares e smartphones (13,9%).

A visão otimista vai além dos consumidores e também está presente no varejo. De acordo com a última Sondagem Econômica dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), houve uma retomada da confiança no segmento.

O setor de serviços é quem puxa esse movimento (93,9 pontos), que se reverberou no Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas e no Índice de Expectativas, que se recupera após queda de 44% no mês passado.

No indicador do comércio, o maior avanço no índice de expectativas, de 87,3 pontos para 91,4 pontos.

Feriados de Dia das Crianças e Natal, além da Black Friday, geram boas expectativas no comércio(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Feriados de Dia das Crianças e Natal, além da Black Friday, geram boas expectativas no comércio

Cid Alves, vice-presidente da Fecomércio-CE, destaca que o ritmo das vendas em setembro foi morno, mas tem se aquecido com a chegada de outubro.

A expectativa é que esse movimento no comércio e nos serviços melhore até dezembro.

A atratividade dos preços deve ser um diferencial neste ano, tanto que a esperança é de avanço entre 5% e 7% nas vendas em relação ao ano passado.

“O avanço deve ser significativo, até porque o que estamos vendo é a redução da carga inflacionária. Alguma inflação que ainda existe é residual, sem muita relevância no contexto geral”.

Um ponto importante destacado por Cid Alves é que a maioria das mercadorias comercializadas no varejo já estava nos estoques do comércio. Isso significa que a demanda por novos produtos à indústria segue baixa.

Esse cenário explica o recuo da produção industrial cearense de 7% desde o início do ano.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado de janeiro a agosto em relação a igual período do ano passado revela retração de 13,1%.

Em agosto, a indústria de confecção de vestuário e acessórios teve a maior queda da indústria cearense, de 3,13%. A de couro e calçados (-0,56%) foi outra que apresentou diminuição no período.

Joaquim Rolim, secretário executivo da Indústria do Ceará, explica que o longo período de manutenção das altas taxas de juros no Brasil reduziu a capacidade da indústria de ampliar investimentos produtivos e acelerou a depreciação média do capital físico, afetando a produtividade do setor.

Por isso, continua Rolim, há um cenário em estabilidade em que há expectativas positivas para o setor, que pode ser impulsionado neste último trimestre a partir da demanda do varejo, citando segmentos como o de alimentos e bebidas, têxtil, vestuário e couro e calçados.

"O último trimestre é bem movimentado no segmento varejista e, para atender a demanda comercial do final do ano, as indústrias reduzem sua capacidade ociosa para aumentar a produção", avalia.

North Shopping Fortaleza aposta em ações e descontos promocionais para atrair clientes até o fim do ano(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES North Shopping Fortaleza aposta em ações e descontos promocionais para atrair clientes até o fim do ano

Expectativa positiva dos shoppings

 

Lia Carvalho, gerente de Marketing do North Shopping Fortaleza(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Lia Carvalho, gerente de Marketing do North Shopping Fortaleza

Lia Carvalho, gerente de Marketing do North Shopping Fortaleza - que faz parte da rede de shoppings Ancar, destaca que a programação promovida pela administração para atrair clientes vai além dos descontos dos lojistas.

Inclui sorteios, promoções e ações especiais, como a chegada do Papai Noel, na primeira semana de novembro, o início das ações da Black Friday e os festejos de Natal.

Expectativa é que, com isso, as vendas em dezembro quase dobrem no shopping. Novas operações iniciadas, como Noélia Doces e Salgados, Vivara, além de obras para instalação de Starbucks prometem atrair mais público.

"Quando olhamos para os resultados de anos anteriores, a expectativa é fecharmos no acumulado do ano crescendo a frente de 2019", destaca.

 

 

Black Friday pode ser comparada ao Natal em número de vendas

 

Os anúncios de promoção no Dia das Crianças estão disponíveis especialmente em lojas de brinquedos, mas, a maioria dos lojistas, prepara-se mesmo é para o período da Black Friday, em novembro.

De acordo com o vice-presidente da Fecomércio-CE, Cid Alves, o período pode ser comparável ao Natal, data que historicamente era o ponto alto do calendário do comércio no segundo semestre. E, em número de vendas, a Black Friday chega até a superar.

Consumidores estão buscando mais as lojas em busca de presentes no Dia das Crianças(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Consumidores estão buscando mais as lojas em busca de presentes no Dia das Crianças

"Acontece que a Black Friday superou o Natal em termos de faturamento do comércio em geral. Esperamos avanço nas vendas em novembro", pontua.

O fortalecimento das vendas em novembro com as promoções da Black Friday - que em muitos casos já evoluiu para Black Week ou mesmo Black Month, se estendendo pelo mês inteiro - permitem ao consumidor antecipar as compras antes previstas para dezembro.

O economista Ricardo Coimbra entende que há um movimento positivo se formando entre os setores. O comércio e os serviços se movimentam de forma mais ágil.

Ricardo ainda lembra que o programa de renegociação de dívidas Desenrola deve auxiliar neste processo, fortalecendo o consumo das famílias a partir deste trimestre.

"O nível de estoque de mercadorias ainda está elevado em alguns segmentos. O ritmo pode melhorar com os efeitos do Desenrola, aliado à queda da taxa de desemprego, o que gera uma certa estabilidade ao processo", analisa.

Décio Lima, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), salienta que a melhora do cenário econômico tende a favorecer os pequenos negócios e há otimismo entre os empreendedores, apesar de um nível de cautela também.

"Existe um otimismo e ao mesmo tempo uma certa cautela por parte de quem empreende, já que a demanda por produtos e serviços ainda estão abaixo do desejado (na média nacional). No entanto, os sinais concretos de melhora da economia, como o crescimento do PIB, vão fazer com que o cenário se torne mais robusto e favorável nos curto e médio prazos".

 

 

Contratações em alta: Loja prevê triplicar quantidade de funcionários até dezembro

 

A quantidade de vagas de trabalho abertas no Ceará no período relativo ao B-R-O-bró deste ano deve gerar aumento de 5% no número de postos formais em relação ao último quadrimestre de 2022.

Entre janeiro e agosto, mais de 37 mil empregos foram criados. Os dados foram informados pelo secretário do Trabalho do Estado, Wladyson Vianna, que espera que os setores de comércio e serviços liderem em empregabilidade.

No comércio, esse movimento já pode ser observado. Stenio Sherman Cacau, gerente da Sapataria Nova unidade North Shopping, destaca que o quadro de funcionários no atendimento ao público deve praticamente triplicar, saltando dos atuais 24 para algo entre 60 e 70 até dezembro.

Os anúncios das vagas abertas já estão sendo feitos, principalmente pelos canais digitais. Stenio conta que, além das vagas temporárias, as mudanças na legislação trabalhistas passaram a permitir contratos parciais, que são bastante demandados pelas empresas.

Stenio Sherman Cacau, gerente da Sapataria Nova unidade North Shopping, destaca aumento das contratações para atender demanda crescente(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Stenio Sherman Cacau, gerente da Sapataria Nova unidade North Shopping, destaca aumento das contratações para atender demanda crescente

Assim, muitos funcionários trabalham em dias específicos de maior movimento. Em comum entre todos é o treinamento. "O que sempre dizemos é que o cliente não pode deixar a loja sem um bom atendimento. A intenção é fidelizar", diz Stenio.

Uma das novas contratações da loja é a vendedora Clesiane Marques, 35. Após sete meses desempregada, participou da seleção e hoje trabalha em regime de contrato parcial.

Sua meta neste período de vendas de fim de ano é concluir os objetivos de vendas e atendimento, agradar a chefia e ser contratada em definitivo.

Clesiane Marques, 35, conseguiu vaga de vendedora nesta parte final do ano(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Clesiane Marques, 35, conseguiu vaga de vendedora nesta parte final do ano

"Hoje eu trabalho quatro dias por semana, mas para bater as metas também venho nos dias de folga porque é uma forma de receber mais e até de se destacar", enfatiza.

Outro modelo de contratação temporária são os estágios e aprendizagem. Nestes casos, o mercado cearense está aquecido, tendo previsão de vagas abertas para o último trimestre em crescimento, de 89% nos estágios e 73% na aprendizagem quando comparado ao igual período do ano passado. Os dados são do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Erika Araújo, gerente regional do CIEE no Nordeste, ressalta que a contratação de estagiários oferece vantagens às empresas, por ser um tipo de contrato não empregatício.

"Esse tipo de contratação para alguns segmentos dá maior liberdade, sem contar que é uma mão de obra que está cursando o Ensino Superior, traz alguns conceitos novos e podem colaborar muito com o local onde vão estagiar", destaca.

 

 

Lojas físicas têm preferência dos consumidores para escolha de presentes 

 

Próxima data de celebração no calendário brasileiro e uma das mais importantes para o comércio, o Dia das Crianças marca uma mudança na tendência de consumo neste período pós-pandemia.

De acordo com estudo da Ecglobal, as lojas físicas têm preferência dos consumidores para escolha dos presentes.

De acordo com os dados, 53% dos consumidores apontaram as lojas físicas especializadas como opção primordial para escolha dos presentes.

O levantamento foi realizado com 301 pessoas que detalharam suas intenções de compra.

Consumidores estão buscando mais as lojas em busca de presentes no Dia das Crianças(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Consumidores estão buscando mais as lojas em busca de presentes no Dia das Crianças

Dentre as marcas que estão na boca dos consumidores, destaque para Estrela, Lego e Mattel. Na lista, ainda estão incluídos nomes de varejistas como Ri Happy e Americanas.

Os consumidores ainda responderam sobre o que mais influencia na escolha do presente. E a maioria (52%) disse que os interesses e gostos das crianças presenteadas tem mais impacto, à frente das promoções e descontos (13%).

Adriana Rocha, fundadora e CEO Global da Ecglobal, destaca que a pesquisa revelou ainda que 35% dos consumidores têm a intenção de levar as crianças para escolherem seus próprios presentes, criando uma oportunidade adicional para os varejistas engajarem os pequenos e tornarem a experiência de compra mais interativa e personalizada.

"Essa é uma boa oportunidade para os comércios físicos oferecerem experiências memoráveis nas lojas, como áreas temáticas ou eventos interativos que encantem as crianças e suas famílias. Além disso, descontos progressivos e ofertas especiais podem atrair ainda mais clientes, uma vez que 70% dos entrevistados têm planos de presentear mais de uma criança", completa.

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