Logo O POVO+
As estatísticas que contam histórias do Brasileirão 2023. Confira!
Reportagem Especial

As estatísticas que contam histórias do Brasileirão 2023. Confira!

O Palmeiras foi o grande campeão da Série A do Campeonato Brasileiro de 2023, na edição mais emocionante dos últimos tempos. Além do número de pontos, porém, outras estatísticas contribuíram para as definições das classificações do principal torneio de futebol do Brasil. Veja o que dizem algumas delas

As estatísticas que contam histórias do Brasileirão 2023. Confira!

O Palmeiras foi o grande campeão da Série A do Campeonato Brasileiro de 2023, na edição mais emocionante dos últimos tempos. Além do número de pontos, porém, outras estatísticas contribuíram para as definições das classificações do principal torneio de futebol do Brasil. Veja o que dizem algumas delas
Tipo Notícia Por

 

 

O Palmeiras confirmou seu segundo título consecutivo da Serie A do Campeonato Brasileiro. Após um 2023 oscilante, a equipe do técnico português Abel Ferreira conseguiu uma remontada histórica, contando ainda com um declínio sem precedentes do Botafogo, que chegou a ser líder por 31 rodadas, mas no fim perdeu suas forças. Nesta reportagem, O POVO+ conta por meio de estatísticas algumas das histórias por trás deste torneio, tido como um dos mais emocionantes dos últimos tempos.

Grande campeão de 2022, o Alviverde chegou a ser considerado como fora da briga pelo Brasileirão, que foi liderado em sua maior parte pelo Botafogo. A Estrela Solitária assumiu a ponta na terceira rodada e ficou sendo apontada como o principal time da competição, uma vez que chegou a abrir vantagem de 13 pontos para o vice em determinado momento. O feito aconteceu na 19ª rodada, quando o segundo colocado era justamente o Palmeiras.

Dali em diante, porém, o clube do Rio de Janeiro deu início à sua derrocada histórica. De time que estava disparado na ponta da tabela, o Fogão encerrou a competição na quinta colocação, lhe restando apenas uma vaga na fase preliminar da Copa Libertadores da América de 2024. O vexame botafoguense é evidenciado nos dois gráficos abaixo.

 

Botafogo foi líder durante 31 rodadas do Brasileirão, mas título ficou com Palmeiras

 

 

Classificação das equipes do Brasileirão ao longo do ano

 


Além do baixíssimo desempenho apresentado pela equipe do Rio de Janeiro na reta final, o Palmeiras contou com alguns pontos importantes em sua campanha no Brasileirão 2023. Entre os fatores de maior destaque no campo das estatísticas está o equilíbrio entre seu ataque e sua defesa. Para se ter ideia, o saldo de gols (que é a subtração do primeiro pelo segundo) foi o que deu uma tranquilidade maior ao Palestra nas últimas rodadas para garantir o 12º título do torneio em sua história.

Em quesitos defensivos, o Palmeiras só não tomou menos gols do que Atlético-MG e Cruzeiro, os quais sofreram 32 gols frente aos 33 sofridos pelo Alviverde. Assim como aparece como uma das melhores defesas, o time de Abel Ferreira também surge com a maior força ofensiva da competição, tendo marcado 64 gols em suas 38 partidas.

O técnico Abel Ferreira comemora a conquista da Série A do Campeonato Brasileiro 2023, após o jogo contra o Cruzeiro pela 38ª rodada(Foto: Cesar Greco / SE Palmeiras)
Foto: Cesar Greco / SE Palmeiras O técnico Abel Ferreira comemora a conquista da Série A do Campeonato Brasileiro 2023, após o jogo contra o Cruzeiro pela 38ª rodada

Uma das características marcantes do Palmeiras na competição foi a eficácia nos cruzamentos. Liderando essa estatística com 225 cruzamentos, a equipe demonstrou sua capacidade de criar oportunidades a partir das laterais do campo. Seu desempenho superou o do Vasco da Gama, que ficou em segundo lugar com 224 cruzamentos, e o do América Mineiro, na terceira posição com 207.

Outro aspecto interessante foi a habilidade do Verdão em utilizar bolas longas para avançar no campo. Com um total de 1.086 bolas longas, a equipe se destacou nesse quesito, superando o São Paulo, que ficou em segundo lugar com 981, e o Cruzeiro, na terceira posição com 900.

Agora quando soma a capacidade de defender e atacar ao mesmo tempo, a equipe verde e branca faz valer o seu hino na parte em que diz “defesa que ninguém passa, linha atacante de raça”. Nos contra-ataques, o time divide a ponta com o Fluminense campeão da Libertadores. Juntos, eles criaram 20 jogadas eficazes, cada um, demonstrando uma transição rápida da defesa para o ataque.

Além dessas mencionadas nas linhas acima, outras 17 estatísticas cruciais desenvolvidas pelos 20 clubes da Série A estão prontas para serem exploradas por você. Para isso, basta selecionar o menu abaixo.

 

Números dos dos clubes da Série A 2023 por estatística

 

 

Destaques individuais de craques internacionais e nacionais

O Campeonato Brasileiro contou com o talento de muitos craques que disputaram a temporada de 2023. Nomes que até pouco tempo atrás estavam brilhando em gramados europeus ganharam destaque na competição, como é o caso do uruguaio Luis Suárez, que defendeu o Grêmio.

O camisa 9 da equipe gaúcha foi eleito o craque do Brasileirão, tendo sido aquele que mais esteve envolvido em lances decisivos de gol. Ao todo, foram 28 participações em gols, com Suárez marcando 17 vezes e dando 11 assistências. Quem se destacou também foi outro jogador de nível internacional: Hulk, do Atlético-MG. O camisa 7 contou com 26 participações em gols, marcando 15 e assinalando 11 assistências.

Companheiro de Hulk, o atacante Paulinho foi o principal goleador da competição, com 20 gols marcados em 36 jogos. Sua média foi de um gol marcado a cada dois jogos, feito que ajudou o Atlético-MG a encerrar a competição na terceira colocação.

Na defesa, craques do Red Bull Bragantino e do Palmeiras foram verdadeiros paredões no Campeonato Brasileiro. Defensor do Braga, Cleiton se destacou como o goleiro com mais jogos sem sofrer gols, mantendo sua rede inviolada em 16 ocasiões. Ele também foi o que menos sofreu gol na competição, apenas 27 em 33 partidas disputadas.

Já o arqueiro do Palestra, Weverton, vem na sequência como o segundo menos vazado no torneio nacional. Ao todo, foram 30 gols sofridos em seus 30 jogos. Completando o pódio, o goleiro do Atlético-MG Éverson tomou 31 gols nas 36 vezes em que esteve em campo.

Abaixo, confira os destaques individuais de cada time do Brasileirão deste ano.

 

Top10 jogadores por estatística no Campeonato Brasileiro 2023

 

 

Mais estatísticas sobre futebol!

Se você gosta de estatísticas e quer saber mais, confira o ranking dos supercampeões do Século XXI preparado pelo O POVO+. Nele você consegue visualizar o ranking completo das equipes mais vitoriosas do futebol brasileiro. Para acessar, basta clicar aqui que, além de ver a lista completa, você pode olhar o ranking por estado, inclusive as posições de Fortaleza, Ceará e Ferroviário.

 

 

Metodologia 

Para este material utilizamos dados disponibilizados pela SofaScore via API. Foram coletadas as estatísticas gerais dos clubes e de seus principais jogadores que participaram da Série A do Campeonato Brasileiro 2023.

Para garantir a transparência e a reprodutibilidade desta e de outras reportagens guiadas por dados, O POVO+ mantém uma página no Github na qual periodicamente são publicados códigos, metodologias, visualizações e bases de dados desenvolvidas.

O que você achou desse conteúdo?