Logo O POVO+
O POVO, 96 anos: livre para informar
Reportagem Especial

O POVO, 96 anos: livre para informar

Quase centenário, O POVO segue firme ao lado da democracia, da liberdade de imprensa, do jornalismo independente e, principalmente, do direito do cidadão em se manter informado com notícias verossímeis

O POVO, 96 anos: livre para informar

Quase centenário, O POVO segue firme ao lado da democracia, da liberdade de imprensa, do jornalismo independente e, principalmente, do direito do cidadão em se manter informado com notícias verossímeis
Tipo Notícia Por

 

 

Chegamos aos 96 anos. São quase dez décadas noticiando acontecimentos que marcaram o mundo, o Brasil e o Ceará, como duas guerras mundiais, crises econômicas e políticas, além de boas notícias na medicina, tecnologia e descobertas científicas nas mais diversas áreas da atuação humana.

São poucos os veículos impressos que alcançam essa marca no País. No rastro do tempo, uma história de convivência com mudanças fundamentais que atingem a humanidade de forma cada vez acelerada.

A democracia talvez seja o sistema político mais pressionado pela disputa de espaços por diversos grupos sociais no âmbito da participação dos centros de poder. Como resultado dessa tensão, ideias que o mundo julgava mortas reviveram nos últimos anos, exigindo da comunicação a monumental observância da liberdade de expressão ao mesmo tempo que reforça os cuidados com os valores mais importantes para preservar a vida e a dignidade humanas. O POVO tem sido lume ao longo dos seus 96 anos.

Diante dos perigos que rondam a democracia, o que inclui a produção em escala da desinformação, um fenômeno com extensões mundiais, O POVO reafirma seus compromissos com os leitores, zelando pela liberdade de expressão e informação de qualidade.

Mas por que a liberdade de expressão é tão importante? Ela está diretamente ligada à democracia e ao exercício da cidadania e ao bem-estar social. Uma imprensa livre combate discursos de ódio, intolerância, desinformação.

 

O crescimento do O POVO em 96 anos

Use o botão com seta no canto inferior direito para navegar na linha do tempo, ou arraste com o mouse

 

Um Jornalismo "sem amarras" apresenta fatos de interesse geral e que impactam toda a sociedade, desde situações cotidianas, como questões climáticas e de meio ambiente, até esquemas de corrupção na política. Ao estar informado, o cidadão consegue cobrar e reivindicar seus direitos.

No fim de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a tese jurídica que permite a responsabilização de veículos de imprensa pela publicação de entrevistas nas quais sejam imputados falsamente crimes contra terceiros.

Pelo entendimento, o princípio constitucional da liberdade de imprensa impede a censura prévia de conteúdos publicados.

A tese afirma que se um entrevistado acusar falsamente outra pessoa, a publicação poderá ser responsabilizada judicialmente, assim como a possibilidade de retirada de conteúdos que contenham informações comprovadamente injuriosas, difamantes, caluniosas e mentirosas.

A decisão abre brecha para a retirada de conteúdos publicados nas redes sociais que forem considerados inverídicos.


O POVO nasceu em 1928 e, desde 1973, está na atual sede da avenida Aguanambi, 282 (Foto: ARQUIVO O POVO)
Foto: ARQUIVO O POVO O POVO nasceu em 1928 e, desde 1973, está na atual sede da avenida Aguanambi, 282

Chegamos ao marco dos 96 anos do O POVO. É muito mais que uma celebração. É, na prática, o respeito e o protagonismo que o leitor tem em receber uma publicação produzida por um time de jornalistas, colunistas, fotógrafos e especialistas com preceitos de veracidade, qualidade e inovação, seja nos canais digitais ou nas edições do impresso.

Para comemorar, esta edição publica textos de importantes atores que discutem a manutenção da democracia, a liberdade de expressão, a relação entre informação e entretenimento, e os valores da nossa sociedade e o jornalismo pautado pelo interesse público. Viva à liberdade de expressão!

Fotos Dayvison Nunes/JC Imagem

Redatora: Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Primeira colunista de ESG do Ceará e editora de projetos no O POVO

Coloque uma frase descritiva da imagem

Redatora: Larissa Viegas é coordenadora de Projetos do O POVO

Fotos Dayvison Nunes/JC Imagem

Arte de capa: Carlus Campos é um artista visual, utilizando várias linguagens em suas experimentações como desenho, pintura, aquarela, gravura e fotografia

 


Artigos 

Clique nas imagens para acessar os artigos

 

 

 

 

 


Expediente

  • Presidente institucional & publisher Luciana Dummar
  • Diretores-executivos de Jornalismo Ana Naddaf e Erick Guimarães
  • Produção, texto e organização de artigos Carol Kossling e Larissa Viegas
  • Edição O POVO+ Fátima Sudário e Regina Ribeiro
  • Concepção de Arte Gil Dicelli
  • Edição de Design Cristiane Frota
  • Arte de capa Carlus Campos
  • Artistas Carlus Campos, Cristiane Frota, Gil Dicelli, Jansen Lucas e Jéssica Bezerra
  • Produção recurso digital Catalina Leite
  • Desenvolvimento recurso digital Davi Jucimon, Michele Medeiros e Rafael Arruda
O que você achou desse conteúdo?