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A prova de fogo da megaliquidação
Reportagem Seriada

A prova de fogo da megaliquidação

A prova de fogo da megaliquidação

Tipo Notícia

Para alavancar as vendas na Black Friday, não basta apenas as marcas olharem para o que deu certo em anos anteriores na hora de desenvolver estratégias. O alerta é da especialista em relações de consumo, Stella Kochen Susskind, fundadora da SKS CX Customer.

Ela afirma que a relação entre consumo e emoção nunca esteve tão evidenciada quanto na pandemia de Covid-19. "Desde o primeiro momento, a população mundial teve seu comportamento de consumo alterado, seja porque se enxergou a necessidade de fazer estoques de comida, medicamentos e álcool em gel, ou porque os sentimentos diante da incerteza do futuro fizeram com que as compras por indulgência passassem a ser mais constantes", reflete.

Segundo observa, em uma perspectiva mais psicológica, a compra passou a ser fortemente associada ao entretenimento, à indulgência e à necessidade - não necessariamente física. Mas, passados meses de isolamento social, a prática passou a ser revista e ponderada sob novas formas de encarar a situação de adversidade. "É aqui que se enquadra a Black Friday 2020, que será mais sobre bons negócios do que sobre um consumismo sem reflexão".

O posicionamento é reforçado por levantamento recente do Google mostra, por exemplo, que 52% dos brasileiros estão gastando mais tempo na pesquisa por produtos ou lojas, 52% compraram online em uma loja que nunca tinham comprado antes, 47% aumentaram as buscas nas categorias do varejo e 50% sentem que as prioridades mudaram.

 

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