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Empresários esperam vender mais, mesmo com a crise econômica
Reportagem Seriada

Empresários esperam vender mais, mesmo com a crise econômica

Empresários esperam vender mais, mesmo com a crise econômica

Tipo Notícia

Assim como outros setores, com a pandemia do novo coronavírus, o comércio varejista amargou grande prejuízo no Ceará com o fechamento temporário das lojas físicas para conter a disseminação da Covid-19. O volume de vendas chegou a cair 34,8% em abril. Mas a recuperação tem sido gradativa e crescente, chegando a 8,1% em agosto, segundo dado mais recente da Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, de olho na demanda reprimida e nos novos hábitos de consumo, vários empresários estão otimistas, mesmo diante da fragilidade da economia.

Uma pesquisa realizada pela Ebit Nielsen, as vendas do comércio eletrônico na Black Friday 2020 devem crescer 27% em comparação com 2019. A aposta vem, principalmente, em razão da maior familiaridade dos brasileiros com a tecnologia. De acordo com o instituto, o comércio eletrônico cresceu 47% no País no primeiro semestre deste ano, maior alta em 20 anos.

O gerente de marketing da Ibyte, Nelson Gurgel, confirma essa mudança no comportamento do consumidor. Ele explica que, durante o lockdown no Ceará, as vendas pelos e-commerce, que até então não era o principal canal da empresa, cresceram 350%, em relação a igual período do ano passado. Mas, mesmo após a reabertura das lojas físicas, a modalidade de compra que continuou avançando, respondendo hoje por cerca de 60% do faturamento da rede.

Para esta Black Friday, a expectativa de Nelson é que as vendas cresçam na ordem de 25%, ante a última edição. Para dar conta da demanda, o estoque da Ibyte foi ampliado em 40%.

"Nos preparamos de maneira muito forte para a data, seja melhorando a questão do digital, a infraestrutura de logística e preparando as lojas físicas com segurança para todos os clientes. Até porque a Black Friday é o nosso Natal, quando saem os produtos de maior valor agregado", destaca.

O superintendente dos shoppings RioMar em Fortaleza, Gian Franco, também está confiante e diz que o crescimento médio esperado é de 20% em relação ao ano anterior. "As vendas estão se normalizando e já apresentam números similares a 2019. Seguimos otimistas com os resultados, que têm vindo até mais rápidos do que imaginávamos".

No Centro Fashion, não haverá programação específica de Black Friday, mas, desde outubro, o centro de compras promove a campanha antecipada de Natal. O superintendente do Centro Fashion, Ivan Lucca, explica que o objetivo é garantir que os revendedores de outros estados que normalmente vêm a Fortaleza comprar no atacado possam se preparar para as vendas de fim de ano. Para isso, houve um reforço de campanha no Norte e do Nordeste.

"Este é um ano atípico em que o mercado como um todo está com dificuldade de conseguir insumos, os estoques estão baixando mais rapidamente. Os sacoleiros também já entenderam isso e estão se preparando mais cedo para os estoques de Natal", acrescenta.

 

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