Há um equilíbrio tênue entre acompanhar os passos do pai de 96 anos e desbravar com autenticidade um mundo de possibilidades. Enquanto O POVO acumula quase um século de experiência e tradição no papel, O POVO+ completa quatro anos evoluindo — e sendo reconhecido por isso.
Em 2023, OP+ constou como o 4º veículo mais premiado do Nordeste e o 38º do Brasil no ranking +Premiados da Imprensa 2023. Desde o lançamento da plataforma, no dia 13 maio de 2020 em plena pandemia, foram 17 conteúdos reconhecidos com temas como a segurança das urnas eletrônicas, reforma tributária, paleontologia, arqueologia, especulação imobiliária, mulheres na ciência, saúde mental e mais.
Na coleção Premiados do OP+, você pode ler todos os conteúdos laureados da plataforma
Os prêmios refletem o jornalismo aprofundado e de qualidade produzido dentro do O POVO+, plataforma de streaming do O POVO, que se orgulha em oferecer tudo que há de melhor no jornalismo. “Isso é o reflexo do jornalismo de consistência e de profundidade do OP+. O Demócrito Dummar (presidente do O POVO entre 1985 e 2008, quando faleceu) falava que as premiações são auditorias de qualidade feitas pelo público externo; são jornalistas da referência, nossos pares, reconhecendo que aquele conteúdo foi o melhor do ano, entre vários concorrentes de renome”, reflete Erick Guimarães, diretor executivo de Jornalismo do O POVO e um dos fundadores da plataforma.
Acumular mais de 17 prêmios em apenas quatro anos, disputando com veículos regionais e nacionais de peso é uma consequência direta da linguagem que a plataforma incorporou naturalmente com o passar do tempo e da profundidade das reportagens apresentadas, mas não apenas. “É uma plataforma que tem alma”, define Erick. "Uma plataforma que informa e esclarece, mas também que instiga, provoca e leva à reflexão", completa. Segundo ele, o jornalismo do OP+ alia credibilidade, profundidade e sensibilidade. Seja nas reportagens, seja nos produtos audiovisuais ou nas colunas, as abordagens dadas aos conteúdos cativam por contarem histórias com perspectivas que conversam com o Ceará e, ao mesmo tempo, com o mundo.
É claro, sempre há os desafios no caminho, como, no início do produto, ao fazer com que a redação do O POVO entendesse o conceito da nova plataforma, de conteúdo digital aprofundado constante; ou de fazer o próprio assinante compreender o valor do que estava sendo apresentado. “Muitos leitores ainda hoje estão descobrindo o OP+, e quando descobrem, encantam-se”, diz.
Para quem acompanha O POVO+ desde o começo, é fácil perceber a evolução da plataforma. “Ele mudou muito do que foi concebido, mas algumas coisas foram tiradas dele, porque não faziam mais sentido”, comenta Brenda Câmara, gerente de Produto e de UX do OP+ e uma das fundadoras. “Esse é o sucesso do OP+. Ele foi tratado como um produto, não um projeto.” Enquanto projetos são finalizados com a publicação (por exemplo, a construção de uma página de reportagens especiais interativas), o produto é continuamente melhorado.
“Ele manteve a mesma essência da ideia original, mas mudou algumas coisas. Adquiriu novos poderes e perdeu alguns que não faziam sentido”, brinca. “Isso que é o bonito, porque ele continua evoluindo de acordo com a demanda dos repórteres, mas principalmente de acordo com os usuários.”
Os e-books e os podcasts, por exemplo, saíram da plataforma ainda em 2023, após a equipe de produto identificar que eles eram pouco usados pelos assinantes. Por outro lado, a navegação da plataforma foi ajustada, assim como recursos que facilitam a vida do leitor, como as coleções de conteúdos por tema, juntando em um só lugar reportagens, séries e filmes e colunistas.
E 2024 já guarda suas novidades. “O que eu posso dizer é que ainda esse ano a gente vai implementar o play nas matérias, então vamos poder ouvir as reportagens”, destaca Brenda. A ferramenta ampliará a acessibilidade das reportagens, garantindo que qualquer um, em qualquer ocasião, possa acompanhar os conteúdos.
Outra aplicação é a caixa de “adicionados recentemente”, na qual os produtos recém-publicados ficarão listados e mais expostos para o assinante. “Uma das coisas que já foram implementadas é o ‘continue assistindo’, que registra onde você parou no filme ou na série, e daí você pode continuar de onde parou no próximo dia, por exemplo”, lembra Brenda.
De acordo com a gerente, a participação dos assinantes em pesquisas de usabilidade é essencial para o sucesso da plataforma. “Toda vez que a gente faz um teste de usabilidade com assinante, a gente sente que eles gostam de usar a plataforma, que eles entendem tudo ali que eles acessam, todo o conteúdo”, orgulha-se. “Eles gostam de opinar muito sobre o que pode ser melhorado. Eu acho que esse é o maior ganho do OP+, porque faz com que a gente esteja mais próxima do assinante.”
Essa proximidade também permite que o OP+ seja visto e entendido em diferentes frentes. Desde a fundação, OP+ têm servido de objeto de estudo para pesquisadores da área da Comunicação Social tanto do ponto de vista do design, quanto do jornalismo digital.
Confira abaixo os artigos de opinião de assinantes, pesquisadores e jornalistas que vivenciam OP+ no seu cotidiano. É só clicar na imagem. Boa leitura!
A concepção visual das reportagens especiais do OP+ é uma narrativa complementar aos textos, imagens, recursos digitais e toda a gama de linguagens colocados à disposição do leitor. Confira uma seleção de capas (a imagem que inicia o conteúdo) do acervo produzido ao longo desses quatro anos pelos designers Camila Pontes, Cristiane Frota, Isaac Bernardo e Jansen Lucas.
Clique na imagem para expandir
No aniversário de 4 anos do O POVO+, reportagem traz análise de de quem faz e pesquisa a plataforma e crônicas inspiradas em imagens enviadas por assinantes