Logo O POVO+
Vaticano ainda busca esclarecer algumas acusações contra o Padre Cícero
Reportagem Especial

Vaticano ainda busca esclarecer algumas acusações contra o Padre Cícero

Bispo de Crato confirma que Vaticano pede para diocese reforçar qualidades do Padre Cícero, as humanas e as pastorais, que ajudem a reconsiderar suas punições eclesiásticas. Dom Gilberto Pastana reconhece que o romeiro já o segue como santo

Vaticano ainda busca esclarecer algumas acusações contra o Padre Cícero

Bispo de Crato confirma que Vaticano pede para diocese reforçar qualidades do Padre Cícero, as humanas e as pastorais, que ajudem a reconsiderar suas punições eclesiásticas. Dom Gilberto Pastana reconhece que o romeiro já o segue como santo
Por

Dom Gilberto Pastana, bispo da diocese de Crato, afirma que a Congregação para a Doutrina da Fé, que investiga e define as punições aos sacerdotes, ainda segue buscando esclarecimentos para "algumas situações" sobre a vida do Padre Cícero, antes de confirmá-lo numa possível condição de reabilitado diante da Igreja Católica. A devoção dos romeiros é ponto a favor neste trabalho, que não tem um prazo a ser cumprido. “O romeiro tem o Padre Cícero como santo, independente ainda da oficialização ou não da Igreja”, reconhece Pastana, que é bispo de Crato desde dezembro de 2016.

CONFIRA O ESPECIAL DE 85 ANOS DA MORTE DO PADRE CÍCERO

"Eu estive em Roma, na Doutrina, para conversar sobre os passos que precisam ser dados", admite o bispo, imediatamente freando a curiosidade ao explicar que "isso ainda não é publicável". Segundo ele, a orientação dada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, na carta enviada em 2015, de fortalecer as qualidades humanas e pastorais do Padre está sendo seguida à risca. Para avançar numa reconciliação entre Cícero e a Cúria de Roma. “Precisa primeiro tirar todas as acusações. Os contrastes da vida do Padre Cícero precisam ser esclarecidos”. 

O POVO - A reconciliação do Padre Cícero com a Igreja está mais próxima de acontecer?

Dom Gilberto Pastana - Nós temos o último documento, que é a carta do cardeal secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin (enviado à diocese do Crato em 2015), que nos recomenda que procuremos trabalhar cada vez mais essas virtudes humanas e espirituais do Padre Cícero. Penso que depois desta carta abriram-se perspectivas no sentido de fazer com que todas as qualidades e virtudes que foram vividas pelo Padre Cícero possam hoje, não só a nível de Juazeiro, mas Nordeste, onde há os romeiros, a penetração da espiritualidade do Padre Cícero possa ser muito mais divulgada, vivenciada, atualizada, para os momentos atuais. Nesse sentido, é importante que a gente acentue, divulgue e vivencie essas qualidades humanas e espirituais do Padre Cícero.

OP - O que representaria hoje essa confirmação de reconciliação entre a imagem do Padre Cícero e a Igreja Católica, para os fiéis?

Dom Gilberto - Na verdade, para o romeiro, né? O romeiro tem o Padre Cícero como santo, independente ainda da oficialização ou não da Igreja. Isso quando acontecer, se um dia vier a acontecer, e a gente acredita que um dia, se Deus quiser, vai acontecer, essa oficialização. Mas, para o romeiro, ele recorre aos ensinamentos do Padre Cícero, ele vivencia, ele celebra esses ensinamentos. Vir a Juazeiro é vir na terra do Padim, é vir no santuário, nessa terra sagrada. Aqui ele vem para se reconciliar, aqui vem para renovar a sua vida e voltar renovado a partir dos ensinamentos de Jesus pela vida do Padre Cícero.

OP - O romeiro nunca arrefeceu. A quantidade de romeiros que vai a Juazeiro do Norte só tem aumentado.

Dom Gilberto - Antigamente se falava em ciclo de romarias. É claro que esse ciclo de romarias continua a existir, porém agora já é emendada uma na outra. Sempre tem romeiros pela cidade, não só durante esses momentos fortes, como o tempo da festa de Nossa Senhora das Dores ou agora no aniversário de sua morte, a festa das Candeias. É permanente, claro que não na mesma proporção, mas Juazeiro tem praticamente todos os dias a visitação de romeiros de todo o Nordeste. Eles passam por aqui para visitar a Basílica, visitar o Horto, visitar os outros santuários, dos salesianos, dos franciscanos, para fazerem a sua romaria.

OP - O Vaticano tem buscado mais informações sobre o Padre Cícero nesse trabalho de reconciliação? Roma tem tentado saber mais da vida do padre, provas do seu tempo de sacerdócio, de como foi sua dedicação à Igreja? O Vaticano tem feito contatos a esse respeito?

Dom Gilberto - Não tenho conhecimento disso. O que sei é aquilo que estamos fazendo a partir das orientações do cardeal Parolin. Lembrando que o caso do Padre Cícero ainda continua na Congregação para a Doutrina da Fé, não está na (Congregação para a) Causa dos Santos. É preciso ainda que sejam esclarecidas algumas situações e que a gente espera, com o decorrer do tempo, essas situações venham a ser esclarecidas. Essa é a recomendação do Parolin, de acentuar e vivenciar mais essas qualidades humanas do Padre Cícero.

OP - O senhor chegou a manter contato diretamente com o cardeal Parolin?

Dom Gilberto - Não, eu estive em Roma, na Doutrina, justamente para a gente conversar sobre os passos que precisam ser dados.

OP - E quais são esses próximos passos?

Dom Gilberto - Não, isso não é ainda publicável. É o que estamos fazendo, divulgando as qualidades do Padre Cícero, fortificando alguns trabalhos pastorais dele que hoje estão presentes, mas que podem ser mais acentuados. Por exemplo, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a devoção ao Sagrado Coração de Maria, divulgar muito mais isso. Fazer com que essa prática sirva de estudos de estudos de doutorado, mestrado, para que isso entre nas academias de teologia. Tudo isso precisa avançar nesse sentido.

OP - O caso ainda está na Doutrina da Fé, mas o senhor acredita que a condição de servo possa ser concedida ao Padre Cícero, dentro da escala que a Igreja trabalha na Causa dos Santos?

Dom Gilberto - A sequência é servo, venerável, beato e a canonização. Quando forem solucionadas todas essas dificuldades, aí penso que sim. Mas precisa primeiro tirar todas essas acusações, os contrastes da vida do Padre Cícero precisam ser esclarecidos.

OP - Dentro do rito da investigação, isso não tem um prazo certo?

Dom Gilberto - Não, não tem prazo certo. Penso que já se deu um bom caminho. Está se fazendo, não se fez, e trabalhando na esperança de que um dia ele possa atravessar a rua, digamos: sair da Doutrina para a Congregação da Causa dos Santos.

OP - Esse momento da Igreja no Nordeste, de canonização da Irmã Dulce, do processo bem adiantado de beatificação da Menina Benigna, isso também ajuda nesse trabalho junto à imagem do Padre Cícero?

Dom Gilberto - Certamente ajuda porque vai esclarecendo todo o conjunto pastoral, toda a presença evangelizadora da Igreja não só no Ceará, mas em todo o Nordeste.

OP - Nesses 85 anos após a morte, como o senhor acha que a imagem do Padre Cícero se transformou perante a Igreja e os romeiros? Como o senhor dimensiona isso?

Dom Gilberto - Acho que a grande santidade do Padre Cícero está justamente nos romeiros, que mantêm os seus ensinamentos, a sua proposta evangelizadora. São 85 anos que se passaram e de profundo testemunho, observância e busca de santidade no exemplo de vida que era a do Padre Cícero.

O que você achou desse conteúdo?