Logo O POVO+
44 tartarugas morreram em praias do Ceará; 11 delas com manchas de óleo
Reportagem Especial

44 tartarugas morreram em praias do Ceará; 11 delas com manchas de óleo

Em praias de Fortaleza, foram contabilizados 14 encalhes

44 tartarugas morreram em praias do Ceará; 11 delas com manchas de óleo

Em praias de Fortaleza, foram contabilizados 14 encalhes
Tipo Notícia Por

Foram contabilizados 52 encalhes de tartarugas em praias do Ceará desde o começo de setembro. A contagem começou logo após os primeiros registros de manchas de óleo em praias do Nordeste, em 30 de agosto. Os dados são do Instituto Verdeluz. O número abrange praias com óleo ou sem.

Podcast analisa aspectos políticos em torno da tragédia:

Listen to "#59 - A responsabilidade política sobre o vazamento de óleo nas praias do Nordeste" on Spreaker.

Das tartarugas encontradas, 44 morreram e oito estavam vivas. Onze das tartarugas mortas tinham marcas de óleo. Duas com marcas de óleo estavam vivas.

 

Conforme o instituto, foram achadas as seguintes espécies encalhadas no Ceará:

- Tartaruga cabeçuda

- Tartaruga oliva

- Tartaruga de pente

- Tartaruga verde

Espécies que encalharam no Ceará. Maioria morreu
Espécies que encalharam no Ceará. Maioria morreu

As praias com mais registros de encalhe são em Fortaleza. Foram 14 animais encontrados na Capital. Em Aquiraz, foram 10 encalhes e 9 em Aracati. Entre as praias nas quais foram encontradas tartarugas mortas está a Praia do Futuro e a Sabiaguaba.

Na semana passada, tartaruga resgatada viva, com marcas de óleo, na Praia do Futuro teve alta.

O relatório do Ibama lista tartarugas mortas na Sabiaguaba, no Porto das Dunas, em Aquiraz, e em Jericoacoara. Contabiliza ainda uma ave morta na Praia do Cumbuco, em Caucaia, além de uma tartaruga marinha viva na Praia do Serviluz, em Fortaleza.

Balanço das praias

O óleo já atingiu 268 praias do Nordeste. Foi encontrado óleo em 18 locais no Ceará. O relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) atualizado na noite de segunda-feira, 28, sinaliza 13 lugares do Estado com até 10% de contaminação: Barreiras, Quixaba, Canoa Quebrada, Cumbe, Pontal de Maceió, Morro Branco, Barra Nova, Prainha, Sabiaguaba, Praia do Futuro, Paracuru, Lagoinha e Bitupitá. Nas outras cinco praias em que o Ibama apontava haver óleo, não foram encontradas manchas na verificação mais recente. Foram os casos de Majorlândia, Barra de Sucatinga, Caponga, Taíba e Malhada, em Jijoca de Jericoacoara.

De acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), três toneladas de óleo já foram retiradas do mar no Ceará.

O Ministério da Agricultura proibiu pesca de lagosta e camarão nas praias afetadas. Os pescadores desses locais deverão receber o seguro-defeso.

O que você achou desse conteúdo?