O município de Parambu, localizado no Sertão dos Inhamuns, é a cidade cearense mais distante de uma sala de cinema, segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e atualizados pelo O POVO. Para encontrar uma sala, os moradores do município precisam viajar até Juazeiro do Norte, em uma jornada de 297 quilômetros.
Na lista dos municípios mais distantes de salas, predominam inclusive municípios dos sertões vizinhos dos Inhamuns e de Crateús, visto que os equipamentos mais próximos ficam ou em Tianguá (na Ibiapaba) ou em Juazeiro. Além de Parambu, aparecem entre os dez municípios mais distantes Quiterianópolis (a 295km de Tianguá) e Novo Oriente (251km de Tianguá).
Apesar de ser outra microrregião sem salas de cinema, o Médio Jaguaribe possui opções mais próximas, em Limoeiro do Norte. Além de apenas 12 dos 184 municípios do Ceará possuírem salas de cinema, a distribuição deste tipo de serviço também se mostra concentrada em torno da Capital.
Concentração na RMF
Segundo dados obtidos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e atualizados pelo O POVO, até 77% de todas as salas de cinema do Estado estão concentradas na Região Metropolitana de Fortaleza. Das 106 salas de cinema no Ceará 82 estão na Região.
No último domingo, 3, a “democratização do acesso ao cinema no Brasil” foi tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levantando a discussão sobre o assunto em todo o País. Atualmente, o Ceará conta com média de 91,6 mil habitantes para cada sala de cinema, 16ª média do tipo no Brasil e 2ª do Nordeste, atrás apenas de Pernambuco (81,8 mil).
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.