O Ceará tem maior probabilidade de chuvas abaixo da média histórica nos meses de janeiro, fevereiro e março. O trimestre abrange os dois primeiros meses da quadra chuvosa do Estado (fevereiro e março). Janeiro, que começa com chuvas, é mês de pré-quadra chuvosa.
A análise é feita pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em cooperação com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). (LEIA A NOTA TÉCNICA)
A probabilidade de chuvas abaixo da média abrange praticamente todo o território do Ceará, além de Paraíba e Rio Grande do Norte, parte de Pernambuco, Alagoas e áreas do Piauí e Maranhão.
Há, porém, perspectiva de o cenário ser outro, conforme a mesma nota técnica. Existe possibilidade, inclusive, de as precipitações ficarem acima da média, a depender das condições. "No entanto, se houver persistência de águas mais quentes no Oceano Atlântico Tropical durante os meses de fevereiro e março, é possível que ocorram chuvas acima da faixa normal na região Nordeste", diz a nota técnica.
Áreas em amarelo e vermelho têm tendência de chuvas abaixo do normal no trimestre. Regiões com cores em azul têm perspectiva de chuvas acima da média. Onde o mapa está branco há igual probabilidade para chuvas acima do normal, dentro do normal e abaixo do normal - o chamado padrão climatológico.
A Funceme ainda não divulgou o seu próprio prognóstico para a quadra chuvosa, especificamente do Ceará. A previsão para os três primeiros meses da quadra chuvosa, de fevereiro a abril, é aguardada para a segunda quinzena de janeiro. A quadra chuvosa no Ceará ocorre de fevereiro a maio.
Quanto à temperatura para os próximos três meses, a previsão é de que varie entre normal e acima da média tradicional em todo o Brasil, com exceção da região Sul. Lá a tendência é de temperaturas entre normal e abaixo do normal.
A nota técnica é datada do último dia 20 de dezembro.
O ano começou com chuvas em Fortaleza e vários municípios do Estado. Entre as 7 horas do dia 1º de janeiro e as 7 horas desta quinta-feira, 2, choveu em 51 municípios cearenses. A maior concentração ficou na faixa litorânea, na Região Metropolitana de Fortaleza, Maciço de Baturité e parte do Sertão Central. As chuvas chegaram a provocar inundação na Beira Mar de Fortaleza.
Em Fortaleza, a temperatura mínima registrada nesta quinta, até às 7h50min, foi de 23,9°C. Guaramiranga registrou apenas 19,6°C. Já os municípios de Penaforte, Campos Sales e Barbalha estão com 23,0°C.
Da manhã do dia 31 de dezembro de 2019 até as 7 horas do dia 1º, já havia chovido na capital e outros municípios, com destaque para Farias Brito e Aracati, onde choveu mais de 100 milímetros.
A previsão da Funceme é de chuvas expressivas pelo menos até esta sexta-feira, 3. Deve haver precipitações no centro-sul e chuvas isoladas nas outras regiões. O predomínio da chuva deverá ser maior na porção sul do Ceará.
As chuvas deste início de ano são ocasionadas pela alta umidade relativa do ar e também pela presença de Vórtice Ciclônico de Altos (Níveis), que está sobre a Bahia, com borda norte interferindo no Ceará.