O WhatsApp está presente em 99% dos smartphones brasileiros. Este índice, um recorde histórico, o coloca isolado na liderança dos aplicativos mais usados no País para troca de mensagens. Esta é uma das principais conclusões da pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box - Mensageria no Brasil”, que acaba de ser divulgada.
Para se ter uma ideia da distância que separa o ocupante do “topo do pódio” dos demais apps competidores, o segundo colocado no levantamento é o Facebook Messenger, com 78% de presença nas telas, seguido de perto pelo Instagram, com 76%. Em último lugar aparece o Telegram, 27%.
A pesquisa também mapeou com qual frequência os utilizadores do WhatsApp costumam acessar a ferramenta e para quais finalidades. Nove em cada dez deles (93%) usam o aplicativo todos os dias, 5% quase todo dia, 1,5% algumas vezes por semana, 0,5% algumas vezes por mês e 0% nunca ou quase nunca.
Ao acionar a ferramenta, 90% das vezes os usuários o fazem para trocar mensagens de texto, 81% para troca de áudios, 80% para trocar imagens, e 67% para troca de vídeos, o mesmo percentual, aliás, que aqueles que fazem chamadas de voz. Já 66% usam para enviar emojis, 55% para videochamadas e 50% para stories.
Sete em cada oito pessoas que acessam o WhatsApp (68%) consideram que passam o tempo necessário no app, nem muito nem pouco. Só 8% acham que passam pouco tempo e que deveriam olhar o WhatsApp com mais frequência, enquanto 24% já acreditam que passam mais tempo do que deveriam, e que esse hábito atrapalha o seu dia.
Segundo o estudo, a grande proximidade do brasileiro com o aplicativo teve papel fundamental na aproximação das empresas, interessadas em utilizá-lo como canal de comunicação. Hoje, 76% dos usuários do WhatsApp no Brasil se comunicam com marcas através da ferramenta.
Destes, 77% usam o app para tirar dúvidas/pedir informações, 65% para receber suporte técnico, 61% para receber promoções, 54% para comprar produtos e serviços, e 47% para cancelar serviços. Apenas 5% não acham adequado se comunicar com empresas através desta ferramenta.
De acordo com o jornalista Fernando Paiva, editor do site de notícias Mobile Time, o WhatsApp está pavimentando seu caminho para se tornar um super-app no Brasil. “Depois de abrir sua API para que grandes empresas pudessem utilizá-lo como canal na comunicação com os consumidores. Agora, em 2020, promete lançar um meio de pagamento integrado ao aplicativo, chamado de WhatsApp Payments. Paralelamente, mantém sua liderança isolada no Brasil como o app de mensageria mais usado do País, instalado em 99% dos smartphones nacionais – seu recorde em cinco anos de pesquisa”, aponta.
Paiva reforça que em seis meses aumentou de 56% para 61% a proporção de usuários do WhatsApp que desejam usar a ferramenta para pagar contas. E que 47% gostariam de criar uma conta bancária digital no próprio WhatsApp em vez de associar seu cartão de crédito ou uma conta bancária tradicional ao aplicativo.
A pesquisa também mostra que enquanto o WhatsApp avança, o Facebook Messenger recua. Apesar de manter uma média de alcance de 78% dos smartphones, sua frequência de uso está diminuindo. Em seis meses, caiu de 66% para 59% o índice de usuários que abrem o app todo dia ou quase todo dia.
No mesmo período, também caiu a proporção de utilizadores do Messenger que trocam mensagens de textos, que trocam imagens, que trocam vídeos e que trocam emojis. A maior redução foi na troca de mensagens de texto: diminuiu de 84% para 77%. A boa notícia é que cresceu significativamente o uso do Messenger para a publicação de stories: passou de 23% para 37% em seis meses.
Já o Telegram mais que dobrou sua presença na tela dos smartphones no País em um ano. Em janeiro de 2019, ele estava instalado em 13% dos aparelhos dos internautas brasileiros, agora já alcança 27%. Segundo o levantamento a causa para o crescimento pode estar nas manchetes dos jornais. “Uma possível explicação é a grande exposição de mídia espontânea que o aplicativo teve no ano passado, em razão do escândalo envolvendo o hackeamento de contas de figuras públicas”, indica Fernando Paiva, na apresentação do relatório.
Em um ano, a penetração do Instagram subiu de 65% para 76% da base brasileira de smartphone. Notadamente entre o público mais jovem. O estudo aponta que na faixa etária entre 16 e 29 anos, o app chega a 84% dos smartphones, diminuindo para 74% entre pessoas de 30 a 49 anos, e caindo para 64% entre aquelas com 50 anos ou mais.
Uma curiosidade é que a ferramenta tem sua funcionalidade de troca de mensagem privada cada vez mais usada tanto para a comunicação entre usuários (54%) quanto entre marcas e consumidores. A funcionalidade mais popular, no entanto, segue sendo a publicação de fotos, usada por 84% dos utilizadores. Em segundo lugar, a publicação de stories, por 69%.
Nesta edição da “Panorama Mobile Time/Opinion Box - Mensageria no Brasil” foram entrevistados 2.072 brasileiros com mais de 16 anos de idade, que acessam a Internet e possuem celular, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas online entre 15 e 20 de janeiro de 2020. A pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.