Logo O POVO+
Quem não vê que o Ceará venceu porque mereceu é porque está a ver miragens
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Quem não vê que o Ceará venceu porque mereceu é porque está a ver miragens

.DAS tantas bobagens ditas, ou comentadas, sobre a derrota do Flamengo o cliché foi quase o mesmo. Ou seja — ele veio enfrentar o Ceará aqui com pensamento voltado pra Libertadores, na qual vai reestrear amanhã. Pode haver sandice maior do que esta?

.ENGATILHARAM um outro papo, também idiota, de que o Flamengo veio sem sua força máxima, daí ter poupado vários jogadores. Só faltaram dizer que veio aqui pouco importando vencer, empatar ou ganhar. Razão cabe a Nelson Rodrigues - "Os idiotas vão tomar o mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos".

. FLAMENGO perdeu (2 a 0) pro Ceará pelo simples fato de o Alvinegro ter sido melhor, taticamente bem montado, aproveitou as duas chances pra chegar às redes. Qual é o time de futebol no mundo que entra em campo pensando em perder, seja por qual for a competição? Isso é miragem na cabeça de quem tenta explicar o inexplicável. Pra completar, não foi o Flamengo que perdeu, sim, o Ceará que venceu por ter sido superior.

A BOA SURPRESA

.VOLTA de Ricardinho ao time titular, ocupando a meia-cancha, foi a boa surpresa reservada pelo técnico Guto Ferreira. Ele precisava de alguém ali pra controlar as emoções do jogo, dar um freio na ansiedade dos mais novos, enfim, impor ritmo ao Ceará. Quem é craque não desaprende, malgrado a idade.

NOME NÃO GANHA JOGO

.MAIOR atração do Flamengo, Gabigol, pouco ou quase nada produziu, bem marcado que foi pela dupla Tiago Pagnussat e Luiz Otávio. Um adendo. Como as articulações do Fla não funcionaram, conta e risco da marcação rígida da meia-cancha alvinegro. Querem um exemplo? Fernando Sobral, feito um carrapato, não saiu da pele do muito bom Éverton Ribeiro.

PRIMEIRA VEZ

.COMO há sempre uma primeira vez na vida, esta foi a a primeira vitória sobre o Flamengo desde que o Castelão existe. Para quem gosta de colecionar curiosidade, eis aí um prato cheio. Favor anotarem a data.

DONO DO TIME

.NEM se discute ser Vina bom jogador, porém longe de ser craque. Só que, naquela equipe do Ceará, ele faz toda a diferença a ponto de cobrar falta, escanteio, pênalti. Pra completar é artilheiro alvinegro. Não gostou de ser substituído pelo técnico Guto Ferreira e saiu de campo cuspindo bala.

DIFERENÇAS

.ABISSAL a diferença do Flamengo, do ano passado, comandado pelo português Jorge Jesus, para o atual que tem como treinador o espanhol Domènec Torrent. Com Jesus o time atuava em alta velocidade, era intenso e agudo. Tinha mais. Com Jesus sem essa de poupar jogador, estribado na máxima segundo a qual, se o atleta só faz do futebol a sua profissão, além de bem pago, se estiver bem entra em campo e joga. Domènec só pode pensar diferente. Enfim, cada um tem seu estilo.

ATÉ ENTÃO...

. ESTATÍSTICAS comprovam. Até então, o Fortaleza nunca venceu, sequer tinha empatado com o Grêmio, em Porto Alegre. Não venceu, mas o 1 a 1 não deixou de ser um bom resultado, levando em conta que o Tricolor foi vítima de uma arbitragem desastrada, quase sempre favorecendo o time da casa. Detalhe: se o Fortaleza tem forçado mais a barra, teria vencido. Encolheu-se depois do 1 a 0.

ENFIM, FOI LEMBRADO

.LUIZ Henrique, revelação do Flamengo, emprestado ao Fortaleza, não tinha entrado em campo no Brasileirão, esquecido por Ceni. Enfim, foi lembrado contra o Grêmio, entrando em campo quando faltavam 8 minutos pro fim do jogo.

TESTE DE MEMÓRIA

.QUEM se lembrar da última vez que o Cléber, antes daquele papo furado do interesse do Grêmio, balançou as redes com a camisa do Ceará levante o braço. Quem não se lembrar, não vem ao caso. Contra o Flamengo, então, perambulou em campo. Por um acaso o Sobis não será mais útil que ele? Mas o Guto Ferreira prefere o Bergson, aquele que tropeça na própria bola de tão ruim que é.

BOCA DE FORNO

.CONTADOS nos dedos apenas dois impedimentos no jogo Ceará x Flamengo. Isso prova prova o quê, cara-pálida? Nada. A não ser que os bandeirinhas não tiveram muito trabalho... /// CORRIDA dos jogadores do Ceará era pra saber quem receberia a camisa do Gabigol como lembrança. Quem ganhou a prenda? Sei lá... /// LÁ pras tantas, em Porto Alegre, a câmera deu close na miniprancheta do Ceni, mostrando aos jogadores como eles deviam se portar em campo. Era um emaranhado de botões de um lado para o outro. Quero ver o bom que entendeu. Vai ver, nem o próprio Ceni.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?