Logo O POVO+
Bota Pra Correr: como formar uma comunidade na corrida
Comentar
Foto de Ana Rute Ramires
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada na Universidade Federal do Ceará (UFC). Repórter com foco em saúde e coordenadora de Cidades do O POVO. Eleita no TOP 3 +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar do Nordeste. Nesta coluna, trata de assuntos ligados ao mundo da corrida de rua, provas, novos produtos, tecnologia e cuidados com a saúde

Bota Pra Correr: como formar uma comunidade na corrida

O paraíso do kitesurf abriu as portas para a corrida. O Bota Pra Correr Cumbuco reuniu atletas de todo o Brasil no último fim de semana
Comentar
Corrida Bota Pra Correr, da Olympikus, aconteceu no Cumbuco (Foto: Azzi/Olympikus)
Foto: Azzi/Olympikus Corrida Bota Pra Correr, da Olympikus, aconteceu no Cumbuco

"Correr com os olhos" e aproveitar cada minuto de um trajeto difícil em paisagens belíssimas. Em um dia, escutar Dráuzio Varela, que começou a correr depois dos 50, falar sobre sua experiência como maratonista. No seguinte, trocar aquele cumprimento entre corredores — "bora!" — com nada menos do que o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima. Atletas de todo o Brasil estiveram no Cumbuco, em Caucaia, no último fim de semana para o Bota Pra Correr, da Olympikus.

Para mim e minhas amigas, foi a primeira vez no evento. Mas desde que entrei no grupo de WhatsApp do Bota Pra Correr eu reparei "rapaz, mas esse povo é viciado nessa prova mesmo, né?!". Isso porque o BPC formou uma comunidade em torno do evento por meio de uma experiência realmente diferenciada na corrida.

Caravanas se organizam o ano inteiro para ir aonde o BPC estiver. Em 2026, o evento será nos dias 5 e 6 de setembro, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. E a ansiedade entre os fãs da corrida já está grande. 

O primeiro dia do evento foi de diversas ativações e conversas sobre o que a gente ama fazer: correr. Um dia depois do feriado da Consciência Negra, o encontro contou com debate sobre a negritude na corrida de rua brasileira.

Além do Corre da Consciência, edição em homenagem ao Mês da Consciência Negra, a Olympikus promove o “Rotas da Consciência”, movimento construído com corredores e lideranças negras para valorizar a ancestralidade e a presença da cultura negra na cena da corrida.

Outro bate-papo abordou a cultura da corrida no Brasil, com representantes das cinco regiões sobre os diferentes estilos e hábitos da prática. O ponto alto da noite foi a palestra do médico, escritor e maratonista Dráuzio Varela, que falou sobre longevidade e a ciência do movimento.

Também houve um momento específico para detalhar o briefing das provas, com os percursos de asfalto e trilha. Na prova, é proibido o uso de recipientes descartáveis. 

O atleta precisa encher a garrafa nos pontos de hidratação, quando for necessário. Prática já é conhecida entre os participantes experientes do BPC e muito bem comunicada. Quem é novo na prova já vai sabendo que a sustentabilidade é uma marca do evento. 

A organização, hidratação, segurança e sinalização do percurso de 21 km, que eu realizei, foram impecáveis. O Special Point entregou tudo: água de coco, água, frutas, mix de nuts, coca cola, forró ao vivo, água para quem quisesse se banhar. Uma pseudo-quadrilha junina se formou. Ali, até esqueci o relógio enquanto bebi água de coco, comi cocada, dancei, tirei fotos e retornei ao rumo. Mas quem se importa? Vivi. 

Veja também ////////////

/// Estações Verão

Diferentemente das outras três provas do Circuito Estações em Fortaleza, com largada na avenida Beira Mar, a edição Verão, neste domingo, 30, terá largada na Estação das Artes, no Centro.

/// Corrida Dragão do Mar

Corrida em homenagem à história de Francisco José do Nascimento, o “Chico da Matilde”, ou Dragão do Mar, será realizada no dia 22 de março de 2026, com organização da Nova Letra Eventos Criativos.

/// Maratona de Fortaleza

Ingressos para a Maratona Internacional de Fortaleza, que será realizada no dia 12 de abril de 2026, já esgotaram. Segundo a organização, as 10 mil vagas distribuídas nas distâncias de 5km, 10km, 21km e 42km já foram preenchidas. 

Foto do Ana Rute Ramires

Tudo o que você precisa saber sobre o mundo da corrida está aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?