Logo O POVO+
Valores além da performance: Olympikus aposta em copos reutilizáveis na BPC
Foto de Ana Rute Ramires
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada na Universidade Federal do Ceará (UFC). Repórter com foco em saúde e coordenadora de Cidades do O POVO. Eleita no TOP 3 +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar do Nordeste. Nesta coluna, trata de assuntos ligados ao mundo da corrida de rua, provas, novos produtos, tecnologia e cuidados com a saúde

Valores além da performance: Olympikus aposta em copos reutilizáveis na BPC

Próxima edição da Bota Pra Correr será no Cumbuco, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nos dias 21 e 22 de novembro
 Corrida Bota Pra Correr na Serra do Cipó, Minas Gerais, 2025  (Foto: Eduardo Biermann)
Foto: Eduardo Biermann Corrida Bota Pra Correr na Serra do Cipó, Minas Gerais, 2025

A prova Bota Pra Correr, da Olympikus, cujo próximo evento será realizado em novembro no Cumbuco, no Ceará, disponibiliza copos e garrafas reutilizáveis para o consumo de água, ao invés de recipientes de plástico. Para a marca, a "simples gesto de carregar o próprio copo reforça uma consciência coletiva sobre consumo responsável e cuidado com a natureza".

Alguns adeptos da corrida minimizam a preocupação com o lixo jogado ao chão. Sob a lógica de que "se jogar e retirar depois, tá tudo certo". Mas a questão dos resíduos não é tão simples assim. A prática não é uma novidade do evento e os frequentadores já são habituados. Mas qual seria a reação do público se mais eventos de corrida adotassem ações efetivas para a redução da geração de lixo?

LEIA TAMBÉM | Além do copinho: corridas precisam se preocupar com impacto ambiental 

Além de questões da própria proposta de ESG da Olympikus, a medida tem a ver com os valores e a proposta do evento em si: o Bota Pra Correr não é apenas sobre performance, e sim sobre vivência, descoberta e conexão com o Brasil, diz a marca.

Para a empresa, a medida "ajuda a preservar o bioma local e evita acúmulo de resíduos em áreas de difícil acesso ou de preservação ambiental". 

Este ano, a primeira edição da BPC foi na Serra do Cipó, em Minas Gerais, em março. Para a prova do Cumbuco, as inscrições já estão encerradas. A BPC já esteve em Jalapão, Pantanal, Alter do Chão, Chapada dos Veadeiros, São Miguel dos Milagres, Costa do Conde, Morretes e Itacaré.

O conceito do evento está ligado ao contato com a cultura local e ao cuidado com o meio ambiente. "O uso do copo reutilizável agrega valor à experiência, sem comprometer a essência do projeto, e os pontos de hidratação são estruturados para minimizar qualquer impacto na performance individual", acrescenta.

"Acreditamos que o esporte tem um papel transformador, capaz de mobilizar pessoas em torno de causas maiores. O Bota Pra Correr acontece em regiões únicas do Brasil, que precisam ser preservadas. Ao trazer a sustentabilidade para o centro das nossas ações, mostramos que é possível viver grandes experiências esportivas com responsabilidade ambiental e social, sem deixar de lado o cuidado com as comunidades locais", detalha.

 Corrida Bota Pra Correr na Serra do Cipó, Minas Gerais, 2025 (Foto: Divulgação Olympikus)
Foto: Divulgação Olympikus Corrida Bota Pra Correr na Serra do Cipó, Minas Gerais, 2025

A Olympikus diz ainda que as práticas sustentáveis estão presentes em outras iniciativas da marca, como a Casa do Corre, com escolhas de materiais reutilizáveis e redução de resíduos.

"O controle sobre o uso de copos reutilizáveis é exclusivo do Bota Pra Correr, que é nossa corrida proprietária. No calendário das demais 50 corridas, em que a Olympikus atua apenas como apoiadora, não conseguimos garantir esse tipo de cuidado em todas as provas", diz. 

Veja também

/// Challenge

Nos dias 30 e 31, Fortaleza recebe programação do Challenge Family, maior circuito de triatlo da Europa. No Half Distance, atletas do Brasil e do exterior se desafiarão em 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

/// Circuito do Aço 

A corrida da ArcelorMittal mudou de nome e de data. O agora Circuito do Aço será realizado no dia 15 de novembro, na avenida Beira Mar de Fortaleza. Inscrições abrem em 2 de setembro.

/// 18ª Corrida Unimed Fortaleza

A 18ª edição da Corrida Unimed Fortaleza será realizada no dia 19 de outubro, na avenida Beira Mar, com percursos de 5 km, 10 km e 21 km. Inscrições abertas. 

Foto do Ana Rute Ramires

Tudo o que você precisa saber sobre o mundo da corrida está aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?