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Fábrica de Fortaleza é a mais sustentável da Riachuelo
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Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM

Fábrica de Fortaleza é a mais sustentável da Riachuelo

Nova coleção Pool Premium da marca traz de volta a cintura baixa e será produzida na fábrica de Fortaleza
Tipo Notícia
Fábrica da Riachuelo em Fortaleza (Foto: Mayara de Paula/Divulgação)
Foto: Mayara de Paula/Divulgação Fábrica da Riachuelo em Fortaleza

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A Riachuelo lança hoje, terça-feira, 5 de abril, uma coleção de jeans, trazendo de volta a cintura baixa. E as peças têm um detalhe: todos os novos produtos da Pool Premium foram feitos na operação dedicada à fabricação de jeanswear no parque fabril da varejista, em Fortaleza, no Ceará, que utiliza 100% de energia incentivada e economiza 90% de água neste processo.

A operação na capital cearense tem como foco o jeans, considerada a peça em que a produção mais impacta o meio ambiente. Segundo a empresa, em termos de economia e redução de consumo, a fábrica utiliza 100% de energia renovável e reaproveita grande parte da água utilizada em seus processos, e reduz o uso de químicos.

Enquanto um jeans precisa de mais de 40 litros de água para ficar pronto, a unidade fabril divulga o consumo de 3L por peça. E para detalhar a nova coleção, Elio Silva, diretor executivo de Canais e Marketing da Riachuelo, concedeu entrevista exclusiva ao O POVO.

Elio Silva, diretor executivo de Canais e Marketing da Riachuelo(Foto: TIAGO QUEIROZ/DIVULGAÇÃO)
Foto: TIAGO QUEIROZ/DIVULGAÇÃO Elio Silva, diretor executivo de Canais e Marketing da Riachuelo


O POVO - Quanto tempo para pensar na nova coleção?

Elio Silva - Somos admiradores do trabalho do Renato Kherlakian e desde o ano passado temos conversado sobre oportunidades na Riachuelo. Foram alguns meses trabalhando juntos para criarmos esse Jeans. É um produto que precisa ter muito cuidado aos detalhes e muita técnica na sua fabricação. Com toda sua expertise, Renato acompanhou de perto todo processo de produção na nossa operação em Fortaleza e implementou melhorias que hoje nos permite entregar o melhor jeans do mercado, com uma qualidade equiparada a marcas internacionais.

OP - Qual foi o investimento para a criação da campanha?

Elio Silva - Somos uma empresa de capital aberto e não abrimos investimentos por linha de produção ao mercado.

OP - Sobre o marketing, que estratégias de divulgação vão utilizar e por que foram escolhidas?

Elio Silva - Essa campanha foi pensada 100% para mídias digitais, temos fluxo e todo pensamento de branding voltado para o digital, acompanhando a jornada das nossas clientes. Para apresentar a narrativa de um Jeans atemporal, anatômico, focado em vestibilidade e para gerar conexão com nossas consumidoras, trouxemos influenciadoras de diferentes corpos e perfis como Sabrina Sato, Rafa Kalimann, Thaynara OG e Rita Carreira, além de Luiza Ferraz, Lucy Alves, Thais Dutra, Maria Braz e Raíssa Santana para uma campanha com forte estratégia de mídia on, com veiculação no YouTube, Instagram, Twitter, Facebook, WhatsApp e TikTok.

OP - Quantas peças são desenvolvidas para a collab e quais públicos e tamanhos atendem?

Elio Silva - Para esta coleção, contemplamos mais de 25 modelos diferentes, sendo calças, shorts, jardineiras e jaquetas, para os públicos feminino e masculino, atendendo a diversos públicos e estilos.

OP - Por que a fábrica de Fortaleza é considerada a mais sustentável da Riachuelo?

Elio Silva - As fábricas da marca, em Fortaleza e Natal, seguem os princípios e valores da Riachuelo, sempre orientados pela inovação e sustentabilidade nos processos. A diferença é que a operação de Fortaleza concentra a produção do jeans – peça em que a produção que mais impacta o meio ambiente. No detalhe, todo processo e desenvolvimento de peças, desde a escolha da matéria-prima e de fornecedores certificados, é pensando com o compromisso em oferecer produtos de maneira mais sustentável. Em termos de economia e redução de consumo, a fábrica utiliza 100% de energia renovável e reaproveita grande parte da água utilizada em seus processos, e reduz o uso de químicos. O resultado é um Jeans que só precisa de 3L de água por peça para ser produzido, enquanto nos processos convencionais é necessário mais de 40L.

Coleção Pool Premium da Riachuelo(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Coleção Pool Premium da Riachuelo


OP - Qual o ganho para a marca com o investimento em sustentabilidade?

Elio Silva - Imensurável. Investir em sustentabilidade melhora a eficiência operacional da empresa, mitiga impactos ambientais e auxilia a garantir cadeias de fornecimento mais limpas. Importante dizer que o consumo consciente não é uma tendência, é uma realidade. Estamos atentos às necessidades das pessoas e elas querem saber o que estão comprando, qual a origem, quem fez a sua roupa e tudo isso gera identificação com o cliente.

OP - Qual a expectativa de vendas com a nova coleção no online e no físico?

Elio Silva - Por sermos uma empresa de capital aberto, não podemos fazer projeções. Mas acreditamos no produto que traz a assinatura com um grande nome do Jeans no país focado nos processos sustentáveis sem perder a qualidade. Hoje, nossa operação é 100% ommnicanal, o cliente tem acesso ao produto tanto em lojas físicas e digitalmente, de toda coleção.

OP - O Ceará está como no market share da marca?

Elio Silva - Somos uma marca Nordestina e carregamos isso com muito orgulho. O Ceará é uma praça importante para nós e que tem nossa total atenção. Temos 12 lojas no estado do Ceará, uma das regiões que temos uma participação expressiva de market share e com grandes operações da Riachuelo.

OP - Como enxergam a concorrência chinesa?

Elio Silva - Como enxergamos todos os outros nossos concorrentes. Há sempre espaço no varejo brasileiro, o destaque estará sempre em quem conseguir oferecer um modelo de omnicanalidade ágil e que atenda aos interesses do consumidor e que entregue um produto de qualidade.
E, posso dizer que estamos um passo à frente pela credibilidade de estar há 75 anos no varejo brasileiro tanto, físico, se relacionando com nossos clientes, em todas as nossas lojas, com atendimento no Brasil e a serviço dos Brasileiros, além oferecer peças produzidas no Brasil e preparadas para o nosso público.

OP - Qual o ticket médio das peças da collab?

Elio Silva - São peças desde bermudas, a partir de R$ 169,90, passando por camisas e calças de R$ 199,90, até jaquetas por R$ 299, todas as peças com jeans premium e uma modelagem impecável, produzidas com a expertise do Renato Kherlakian, e desenvolvidas no Brasil.

 
Foto do Beatriz Cavalcante

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