Banco europeu escolhe entrar no Nordeste pelo Ceará
Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM
O Andbank, banco europeu especializado em gestão de patrimônio, que mira investidores de “alta renda”, com visão de longo prazo, chega ao Nordeste pelo Ceará, por meio do escritório autônomo Solana, em Fortaleza.
A empresa é hoje controlada pela terceira geração das famílias fundadoras e foca em Private Banking familiar na Europa e na América Latina.
Tem sede em Andorra e está em onze países, com atuação no Brasil desde 2011. Globalmente, o banco divulga 30 bilhões de euros em ativos sob gestão. No Brasil, administra cerca de R$ 10 bilhões.
Em entrevista à coluna, Leonardo Hojaij, diretor do Andbank Brasil (apresenta-se como managing director), explica os trâmites de finalização e assinatura do contrato com a Solana. Rozana Ventura será a pessoa à frente do escritório, no cargo de sócia majoritária.
O POVO - Como será a operação local, qual a proposta do banco?
Leonardo Hojaij - Somos uma boutique de investimentos especializada na criação de valor, proximidade e confiança dos nossos clientes. Essa é a nossa proposta de atuação em todos os locais onde atuamos, seja nos 11 países onde estamos presentes, seja nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, onde estamos presentes no Brasil. A proposta para a região Nordeste, com o credenciamento do escritório autônomo Solana (Agê, sediado em Fortaleza, não é diferente – é oferecer soluções por meio de ofertas de valor inovadoras e com os mais altos padrões de qualidade.
OP - Qual o perfil do público que vocês pretendem atingir? Qual estratégia será adotada para capitalizar clientes?
Leonardo Hojaij - Somos especializados em Private Banking e Wealth Management de investidores de alta renda que compartilham uma visão de longo prazo. E embora possamos caracterizá-los dessa maneira, cada região possui um perfil de investidor específico, com costumes e tendências que são mais familiares para quem já atua com esse perfil. A contratação da Solana e a chegada ao Nordeste através de um escritório local visa aproveitar esse conhecimento, assim como a rede de conexões já existente entre o agente autônomo e os investidores da região.
OP - Qual a expectativa de crescimento da atuação do banco no Estado?
Leonardo Hojaij - A expectativa não poderia ser melhor. Definitivamente o público local, de Fortaleza e de todo o Nordeste, merece um atendimento de qualidade que nós, como uma instituição focada no relacionamento com o investidor, na criação de valor, proximidade e confiança dos nossos clientes, tem experiência e pode oferecer.
OP - Qual foi o investimento feito nessa nova base de negócios?
Leonardo Hojaij - Não abrimos dados de investimentos.
OP - Já existia um projeto de expansão para o Nordeste? O que fez o banco optar por Fortaleza?
Leonardo Hojaij - O Nordeste sempre nos interessou e sempre estivemos buscando uma forma de entrar corretamente na região. Quando conhecemos a Rozana (sócia majoritária do escritório Solana), encontramos uma similaridade de visão e atuação que não nos deixou dúvida. Essa era a maneira correta de estarmos lá. Somos um Private Bank voltado para investidores de alta renda, que estão sempre em busca de investimentos alternativos e inovadores, que apresentem os mais altos padrões de qualidade. Nesse sentido, há uma série de soluções financeiras de gestoras parceiras, como Fundos de Investimentos em Participações de Infraestrutura (FIP-IE), por exemplo, que estão se sofisticando e buscando se diversificar em investimentos que financiam inciativas ESG – Environmental, Social and Corporate Governance, em inglês. Nossos clientes estão sempre em busca de oportunidades dessa natureza.
OP - Quando a operação começa a funcionar?
Leonardo Hojaij - Estamos em fase final de contratação e do término da obra no escritório. Devemos finalizar ainda em abril, no mais tardar no início de maio.
OP - Haverá novas contratações?
Leonardo Hojaij - Estamos em constante processo de expansão, que acontece em três frentes: aquisições, contratações e credenciamento de escritórios autônomos. Sempre que enxergamos uma oportunidade de expansão alinhada com a nossa visão, ou seja, especializada no relacionamento com investidores de alta renda voltada para a criação de valor, proximidade e confiança com os clientes, procuramos conhecê-la melhor.
OP - Pretendem remanejar pessoas de outros estados ou vão contar com uma equipe local?
Leonardo Hojaij - Neste primeiro momento, nossa missão é recebermos bem a Solana e prestarmos o melhor serviço para que sua chegada ao Andbank seja assertiva e produtiva. Desde a nossa sede no Brasil, localizada em São Paulo, trabalhamos em sinergia com os escritórios próprios e autônomos espalhados pelo Brasil.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.