Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM
No Estado são 1.305 produtores de camarão numa área total explorada de 16 mil hectares de viveiros. O município de Morada Nova concentra a maioria (90%) dos chamados "miniempreendimentos
A ideia é apresentar inovações para o setor e capacitar os produtores de camarão. E a escolha pelo município, a 169,2 km de Fortaleza, é porque ele é visto como novo polo de produção do crustáceo no Ceará.
Foto: Aurelio Alves
Carcinicultura passa por crescente de vendas no Ceará
“Vários pequenos produtores rurais de outros cultivos, como, por exemplo, arroz, feijão e milho, estão migrando para a carcinicultura. Neste momento, a transferência de conhecimento é fundamental para uma produção eficiente”, afirma o professor do IFCE e Vice-Presidente da Associação de Produtores de Camarão do Estado do Ceará (APCC), Ítalo Rocha.
Os números da APCC mostram que no Estado são 1.305 produtores de camarão numa área total explorada de 16 mil hectares de viveiros. O município de Morada Nova concentra a maioria (90%) dos chamados “miniempreendimentos”, ou seja, onde a produção de camarão acontece em até 5 hectares de viveiros.
Para se ter ideia da expansão desta cultura perene no Estado, a carcinicultura registrou mais de 120 mil toneladas de camarão para o mercado interno.
Foto: Ítalo Rocha/Divulgação
Imagem aérea de viveiro do segmento de carcinicultura em Morada Nova
Os dados são da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) e apontam para alta de 10% em 2022, a partir do melhoramento genético e da retomada das exportações.
Outro ponto é que atualmente, apenas 15% das fazendas de produção de camarão localizadas no Ceará têm licenciamento ambiental. Diante deste cenário, tornam-se desafios a serem superados pelo setor: políticas públicas, gestão hídrica e ambiental, bem como segurança do trabalho.
Durante o Seminário, o gerente de Licenciamento da Semace, Waslley Maciel, anunciará as novidades no procedimento de licenciamento ambiental para a aquicultura no Ceará.
Foto: Ítalo Rocha/Divulgação
Carcinicultura em Morada Nova
“Vamos apresentar a nova resolução estadual que dispõe sobre os padrões de lançamento de efluentes da atividade, a Coema Nº 09-2021”, adianta.
O evento é uma promoção e realização do Instituto Future, e conta com o apoio institucional do Instituto Federal do Ceará (Campus Morada Nova) e da Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC). Sebrae e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento patrocinam o Seminário.
Serviço
Seminário Biossegurança e Inovações na Cadeia de Produção da Carcinicultura Quando: 26 e 27 de junho de 2022 (segunda e terça) Onde:IFCE – Campus Morada Nova. Av. Santos Dumont, S/N - Júlia Santiago, Morada Nova - CE, 62940-000 Hora: 14h Inscrições: www.institutofuture.com.br/seminario-biosseugrança
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.