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Lançamento de imóveis e compactos crescem em Fortaleza
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Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e tem Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM e DMI da Irlanda

Lançamento de imóveis e compactos crescem em Fortaleza

Enquanto em 2022 as unidades de um dormitório representavam 6% do total lançado, em 2023 esse percentual passou para 21%.
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AS áreas com metro quadrado mais caro são Meireles, Praia de Iracema e Mucuripe (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE AS áreas com metro quadrado mais caro são Meireles, Praia de Iracema e Mucuripe

Foram 3.614 unidades lançadas em 2023 até novembro em Fortaleza. O número já é maior do que o registrado em todo o ano anterior, quando houve 3.027 lançamentos.

A diferença representa um aumento de 19,4% para o mercado imobiliário.

Os dados exclusivos à coluna foram obtidos pela plataforma Geoimovel, por meio do DataZap, do Grupo OLX. Eles revelam que a tendência já vista em 2023 e que deve se manter neste ano é a compactação das novas unidades.

Enquanto em 2022 as unidades de um dormitório representavam 6% do total lançado, em 2023 esse percentual passou para 21%. Para os imóveis com quatro ou mais dormitórios a representatividade passou de 1% para 10% no total das unidades lançadas.

Dentre os bairros, Meireles e Aldeota ainda concentram os lançamentos. Neles, também há a percepção de mais compactos, com um dormitório, mas há variedade com os maiores e de alto-padrão, com quatro dormitórios e mais de 150 metros quadrados (m²), o que contribui para que o preço médio da região seja maior que em outras partes da cidade.

Seguro ambiental

O seguro para riscos ambientais no Ceará expandiu 101% entre janeiro e outubro de 2023 ante igual período de 2022. Com isso, a arrecadação foi de pouco mais de R$ 1 milhão, de acordo com dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

A alta foi acima do resultado do Nordeste, que teve queda de 4%, com R$ 10 milhões arrecadados. No Brasil, a expansão foi de 16% (R$ 133 milhões).

Off-road

O 37° Rally Cerapió acontecerá de 22 a 27 de janeiro de 2024, entre as cidades dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí.

O diretor-geral do evento, Ehrlich Cordão, já até se reuniu com as forças de segurança do Ceará para conversar sobre o apoio ao evento que passa pelo Estado entre os dias 22 e 25 de janeiro.

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estiveram no encontro. O Cerapió também conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

ICMS maior

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) questiona os estados, como o Ceará, que aumentaram as alíquotas do ICMS.

Segundo o presidente do IBPT, João Eloi, as gestões alegam perdas da arrecadação, a partir de 2022, com a diminuição das alíquotas dos combustíveis, energia elétrica e telecomunicações.

Além disso, os estados defendem que, na reforma tributária aprovada no Senado, as médias de reposição de dos estados seriam por meio de médias de arrecadação dos anos 2024 a 2028, mas a medida não foi aprovada. Assim, João diz que isso "caiu por terra".

O especialista frisa que essas majorações não representam necessariamente mais receitas.

Ele diz que os acréscimos são repassados nos preços, gerando menores consumo e faturamento, que são base de cálculo para esse tributo.

BNB de olhos nas MPEs

Peça publicitária do BNB voltada a MPEs(Foto: Cival Jr./Divulgação/BNB)
Foto: Cival Jr./Divulgação/BNB Peça publicitária do BNB voltada a MPEs

A primeira campanha publicitária do Banco do Nordeste do ano foca nas micro e pequenas empresas (MPEs).

A peça é elaborada pela Agência EBM Quintto Comunicação, destacando as condições financeiras para o segmento, que inclui, frisa o BNB, as menores taxas, a partir de 0,68% ao mês.

A campanha ressalta, ainda, a disponibilidade de crédito rotativo por meio do cartão BNB.

As peças serão veiculadas em jornais, revistas, mídia exterior, rádio, televisão, internet e redes sociais, em toda a sua área de atuação. A campanha fica no ar até 26 de janeiro. 

Como se organizar para comprar seu imóvel

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