Logo O POVO+
Lançamento de imóveis e compactos crescem em Fortaleza
Foto de Beatriz Cavalcante
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM

Lançamento de imóveis e compactos crescem em Fortaleza

Enquanto em 2022 as unidades de um dormitório representavam 6% do total lançado, em 2023 esse percentual passou para 21%.
Tipo Notícia
As áreas com mais lançamentos são Meireles e Aldeota (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE As áreas com mais lançamentos são Meireles e Aldeota

Foram 3.614 unidades lançadas em 2023 até novembro em Fortaleza. O número já é maior do que o registrado em todo o ano anterior, quando houve 3.027 lançamentos.

A diferença representa um aumento de 19,4% para o mercado imobiliário.

Os dados exclusivos à coluna foram obtidos pela plataforma Geoimovel, por meio do DataZap, do Grupo OLX. Eles revelam que a tendência já vista em 2023 e que deve se manter neste ano é a compactação das novas unidades.

Enquanto em 2022 as unidades de um dormitório representavam 6% do total lançado, em 2023 esse percentual passou para 21%. Para os imóveis com quatro ou mais dormitórios a representatividade passou de 1% para 10% no total das unidades lançadas.

Dentre os bairros, Meireles e Aldeota ainda concentram os lançamentos. Neles, também há a percepção de mais compactos, com um dormitório, mas há variedade com os maiores e de alto-padrão, com quatro dormitórios e mais de 150 metros quadrados (m²), o que contribui para que o preço médio da região seja maior que em outras partes da cidade.

Seguro ambiental

O seguro para riscos ambientais no Ceará expandiu 101% entre janeiro e outubro de 2023 ante igual período de 2022. Com isso, a arrecadação foi de pouco mais de R$ 1 milhão, de acordo com dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

A alta foi acima do resultado do Nordeste, que teve queda de 4%, com R$ 10 milhões arrecadados. No Brasil, a expansão foi de 16% (R$ 133 milhões).

Off-road

O 37° Rally Cerapió acontecerá de 22 a 27 de janeiro de 2024, entre as cidades dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí.

O diretor-geral do evento, Ehrlich Cordão, já até se reuniu com as forças de segurança do Ceará para conversar sobre o apoio ao evento que passa pelo Estado entre os dias 22 e 25 de janeiro.

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estiveram no encontro. O Cerapió também conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

ICMS maior

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) questiona os estados, como o Ceará, que aumentaram as alíquotas do ICMS.

Segundo o presidente do IBPT, João Eloi, as gestões alegam perdas da arrecadação, a partir de 2022, com a diminuição das alíquotas dos combustíveis, energia elétrica e telecomunicações.

Além disso, os estados defendem que, na reforma tributária aprovada no Senado, as médias de reposição de dos estados seriam por meio de médias de arrecadação dos anos 2024 a 2028, mas a medida não foi aprovada. Assim, João diz que isso "caiu por terra".

O especialista frisa que essas majorações não representam necessariamente mais receitas.

Ele diz que os acréscimos são repassados nos preços, gerando menores consumo e faturamento, que são base de cálculo para esse tributo.

BNB de olhos nas MPEs

Peça publicitária do BNB voltada a MPEs(Foto: Cival Jr./Divulgação/BNB)
Foto: Cival Jr./Divulgação/BNB Peça publicitária do BNB voltada a MPEs

A primeira campanha publicitária do Banco do Nordeste do ano foca nas micro e pequenas empresas (MPEs).

A peça é elaborada pela Agência EBM Quintto Comunicação, destacando as condições financeiras para o segmento, que inclui, frisa o BNB, as menores taxas, a partir de 0,68% ao mês.

A campanha ressalta, ainda, a disponibilidade de crédito rotativo por meio do cartão BNB.

As peças serão veiculadas em jornais, revistas, mídia exterior, rádio, televisão, internet e redes sociais, em toda a sua área de atuação. A campanha fica no ar até 26 de janeiro. 

Como se organizar para comprar seu imóvel

Mais notícias de Economia

Foto do Beatriz Cavalcante

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?