Air France decide antecipar aumento de voos Fortaleza-Paris em 2025
clique para exibir bio do colunista
Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e tem Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM e DMI da Irlanda
Air France decide antecipar aumento de voos Fortaleza-Paris em 2025
O motivo principal que embasa a decisão foi a média acima de 90% de ocupação na alta temporada do ano passado, que pega as férias dos franceses de outubro
Foto: FÁBIO LIMA
Manuel Flahaut, diretor-geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul
Os voos que partem de Fortaleza para Paris, durante três vezes por semana, vão ter o aumento de frequência antecipado em 2025.
As duas viagens a mais semanalmente foram adicionadas sazonalmente no ano passado no fim de outubro. Desta vez, elas devem começar a operar uma no dia 6 e a outra no dia 16 de outubro.
A previsão é de Manuel Flahaut, diretor-geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul, que concedeu entrevista exclusiva à coluna.
O executivo disse que os motivos que embasam a decisão de cinco frequências semanais é que com a existência maior de voos Fortaleza-Paris, o Grupo aumentou a oferta dessa rota em 44%, conseguindo uma média acima de 90% de ocupação na alta temporada, que pega as férias dos franceses.
“Esse resultado super positivo fez com que decidíssemos continuar com esses voos adicionais”, frisou.
Ele acrescenta que a Air France KLM já retornou aos três voos por semana, pois para o aumento da oferta precisa ter sazonalidade na demanda. “Tem muito mais demanda no fim do ano até janeiro e fevereiro do próximo.”
Com a antecipação, Flahaut disse que a companhia vai aumentar em mais 14% a oferta de assentos no Fortaleza-Paris.
“Em dois anos a Air France aumentou em mais de 60% o número de assentos de Fortaleza para Paris, isso é muito significativo”, acrescentou.
Atualmente, o Grupo divulga que oferta mais de 60 mil assentos por ano nesta rota, e com o voo iniciado na terça-feira, 15 de abril, de Caiena (Guiana Francesa) para a capital cearense, serão quase 70 mil cadeiras por ano, sobretudo na atração de mais turistas para o Ceará.
Sobre possível retomada do voo KLM do Ceará para Amsterdã (Holanda), ele diz que não tem previsão para 2025, reforçando o que o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, disse à coluna.
Mas diz que apesar de analisar essa volta, ela continua sem previsão para 2025. Flahaut detalha que a empresa olha muito para a rota de Paris, para ver se tem potencial de reaver Amsterdã, que foi um voo descontinuado durante a pandemia.
Também lista a dificuldade de disponibilidades de aeronaves no mundo, motivo de todas as companhias aéreas para segurar investimentos ou anunciar cancelamento de rotas. Ainda frisa que o hub da Gol, parceira da Air France nas conexões no Brasil, hoje está mais limitado.
Mas um ponto que faz o diretor-geral na América do Sul comemorar é o crescimento da fidelização do consumidor ao Flying Blue. Já são 570 mil pessoas acumulando pontos na plataforma que tem parceria de mais de 10 anos com a Smiles da Gol, conforme dados do fechamento de dezembro de 2024.
E essa é uma das frentes de crescimento da Air France KLM no Brasil, pois o programa de vantagens pode ofertar promoções para adquirir voos pelos brasileiros, sobretudo devido à volatilidade do euro, moeda usada na maioria dos destinos daqui para as conexões que a empresa oferta.
Inclusive, Flahaut detalhou que os clientes da companhia vão contar com novo wi-fi nos voos para Paris, com “fibra da casa.”
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.