Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e tem Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM e DMI da Irlanda
Foto: Aurelio Alves/O POVO
ESPAÇO onde funcionou a Troller, em Horizonte, foi desapropriado para virar polo fabril
As contratações para o Polo Automotivo de Horizonte, que substituirá a antiga fábrica da Troller, começam ainda neste semestre, segundo o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
Em viagem à China para atrair empresas ao empreendimento, ele disse que o vice-presidente e acionista da Comexport, Rodrigo Teixeira, anunciou essa previsão sobre a admissão de mão de obra.
O chefe do Executivo estadual se encontrou com o gestor da montadora, que é a empresa âncora do Polo Automotivo.
Eles quem vão tocar o Complexo Industrial Multimarcas, que será contemplado pela nova lei do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal.
A expectativa é que a Comexport inicie a produção de veículos, partes e peças para venda no mercado interno e exportação, em 2025. Além disso, estão previstos investimentos em pesquisa e desenvolvimento no polo.
Em suma, será a primeira planta multimarcas do País, responsável pela produção de 80 mil veículos por ano e pela geração de 9 mil empregos. Serão produzidos até seis novos modelos de veículos, de híbridos a elétricos.
Somente na primeira fase, para reativação da produção, serão investidos R$ 400 milhões e serão gerados mais de 200 empregos.
Investimentos no Polo Automotivo de Horizonte
O movimento mais recente para o Polo Automobilístico foi em torno das desapropriações necessárias para a implantação do empreendimento, localizado em Horizonte.
É que Elmano anunciou na quarta-feira, 16, investimento de R$ 1.661.351,94 para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).
O Governo do Estadobusca ampliar o complexo para mais de 100 hectares (cerca de 140 campos de futebol).
O terreno que o complexo ocupa é onde estava localizada a antiga fábrica da Troller que foi fechada em 2021. O local foi entregue ao Estado pela Ford em setembro de 2024.
Atualmente, segundo Elmano, três marcas já têm acordos firmados para montagem de veículos híbridos e elétricos no Ceará.
No que concerne à geração de empregos, a estimativa apresentada pelo político é de que sejam abertas 9 mil vagas de trabalho e produzidos 70 mil veículos por ano — nos próximos três anos, quando atingir o pico de produtividade.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.