Logo O POVO+
Danilo Cabral é exonerado da Sudene, após pressão em volta da Transnordestina
Foto de Beatriz Cavalcante
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e tem Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM e DMI da Irlanda

Danilo Cabral é exonerado da Sudene, após pressão em volta da Transnordestina

Nos bastidores políticos, a saída de Danilo Cabral representa uma derrota política para Pernambuco ante as pressões que partem do Ceará
Danilo Cabral estava à frente da Sudene (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Danilo Cabral estava à frente da Sudene

Em nota na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, Danilo Cabral comunicou seu desligamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), após dois anos e dois meses.

Para casos de qualquer afastamento do superintendente, o substituto fica sendo José Lindoso, diretor de Administração do órgão, que atua como principal financiadora e articuladora do projeto da ferrovia Transnordestina.

A coluna apurou, porém, que novo nome já deve ser anunciado em breve e que a indicação será do PT, do senador Humberto Costa (PT-PE) novamente. Ele quem havia indicado Danilo Cabral.

Na despedida, o ex-superintendente frisou que teve “intensa dedicação” em sua função e que “foi uma honra servir ao Brasil, em especial ao povo nordestino, nesse período desafiador e transformador.”

“Agradeço ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Waldez Góes pela confiança, e à valorosa equipe da Sudene pelo trabalho conjunto que realizamos”, complementou.

Disse ainda que deixa o cargo com a “convicção do dever cumprido”. 

Nos bastidores, a saída de Danilo Cabral representa derrota política para Pernambuco ante as pressões que partem do Ceará, tanto do governo estadual, quanto da empresa que realiza as obras da Transnordestina, a Transnordestina Logística S/A (TLSA), do Grupo CSN.

Porém, nem tanto, pois a indicação virá de novo de Humberto Costa (PT-PE). Em coluna na rádio O POVO CBN, Nazareno Albuquerque comentou que o governador cearense não estava nada satisfeito com os movimentos de Danilo Cabral, que decidiu mexer no traçado da ferrovia para favorecer o estado de Pernambuco.

Nazareno alertou que Elmano chegou a se manifestar no Consórcio Nordeste, expressando o desejo de mudanças no comando da Sudene, e que o gestor deveria se sair vitorioso desta insatisfação.

A TLSA foi procurada diante da exoneração, mas informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

Veja nota completa de Danilo Cabral sobre sua saída da Sudene

“Fui comunicado de meu desligamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), após dois anos e dois meses de intensa dedicação. Foi uma honra servir ao Brasil, em especial ao povo nordestino, nesse período desafiador e transformador.

Agradeço ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Waldez Góes pela confiança, e à valorosa equipe da Sudene pelo trabalho conjunto que realizamos.

Deixo o cargo com a convicção do dever cumprido. A SUDENE VOLTOU.

Agradeço também a todas as manifestações de apoio e solidariedade recebidas nos últimos dias. Continuarei atuando em favor do desenvolvimento do Nordeste — especialmente de Pernambuco, minha terra natal — com o olhar firme na superação das desigualdades e na melhoria da qualidade de vida do nosso povo.

A luta por Pernambuco é minha missão de vida. Seguiremos juntos.”

Veja nota sobre Danilo Cabral na rádio O POVO CBN

Mais notícias de Economia

Foto do Beatriz Cavalcante

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?