Logo O POVO+
Sopa para noites chuvosas e clima de serra
Foto de Bernard Twardy
clique para exibir bio do colunista

Bernard Twardy, um chef de estirpe clássico, chegou ao Ceará há 32 anos para nunca mais deixar a terrinha. A acolhida e a semelhança com o Caribe, onde passou sete anos, o seduziram. Antes, viajou pelo mundo em busca de saberes novos e há mais de duas décadas se dedica à gastronomia do Beach Park e ao fortalecimento da identidade do alimento com pegada Cearense.

Bernard Twardy gastronomia

Sopa para noites chuvosas e clima de serra

Tipo Opinião
Soba com ovos (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Soba com ovos

Vamos aproveitar aquelas noites, depois de um dia de chuva, com clima bem fresquinho, ou a subida para uma das nossas belas serras para nos revigorarmos com essa sopa termogênica.

Faça com calma e fique perto da frigideira no momento da finalização para não perder o ponto, que é dourado. Quem não gosta de frango, pode usar o caldo base de vegetais, e com a proteína da sua escolha, tofu, peixe, sobras de frango assado, ovos cozidos ou qualquer vegetal cozido para uma refeição completa.

Leia também | Confira mais dicas e receitas do chef Bernard Twardy na coluna Gastronomia em Foco, exclusiva para leitores do Vida&Arte

Soba básico
Soba básico

Igredientes

Para o caldo base:
- 600 mililitros de caldo de galinha ou caldo de vegetais
- 1/3 xícara de gengibre fresco (cerca de 65 gramas), descascado e picado grosso
- 1 cebola roxa média, descascada e picada grosseiramente
- 8 dentes de alho pequenos cortado ao meio no comprimento

Para o macarrão:
- 250 gramas de macarrão soba seco (seção de produtos orientais PDA Náutico ou mercadinho Japonês)
- 2 colheres de sopa de suco de limão fresco
- 2 colheres de sopa de molho de soja light
- xícara de coentro fresco picado

Para a finalização:
- 6 colheres de sopa de azeite
- 1 ½ colher de chá de flocos de pimenta calabresa
- ½ colher de chá de páprica doce
- 3 colheres de sopa de gengibre fresco, descascado e picado fino.
- 1 cebola roxa pequena, descascada e picada
- ¼ xícara de farinha Panko
- 1 colher de sopa de sementes de gergelim branco e preto
- Sal a gosto

Preparo:
- Primeiro, prepare o caldo:
Adicione todos os ingredientes do caldo mais 3/4 xícara / 200 mililitros de água e 1 colher de chá de sal em uma panela com tampa média e leve para ferver em fogo médio-alto. Tampe quando estiver fervendo, abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos. Escorra por uma peneira fixada sobre uma tigela, descarte os sólidos, e leve o caldo de volta na panela junto com mais 1 1/4 xícaras / 300 mililitros de água quente. Mantenha o caldo aquecido em fogo muito baixo até a hora de servir.

- Prepare o macarrão:
Ferva o macarrão em uma panela ou caçarola de acordo com as instruções da embalagem ou por 5 minutos em água fervente em abundância. Escorra bem e deixe resfriar em água fria correndo da torneira para interromper o cozimento. Retorne o macarrão escorrido para a panela e misture com o suco de limão, o molho de soja e o coentro.

-Finalização:
Leve 4 colheres de sopa de óleo a uma frigideira grande e aqueça suavemente em fogo médio. Coloque os flocos de pimenta dedo de moça e a páprica em uma tigela refratária pequena. Quando o óleo estiver bem quente, mas não soltar fumaça, despeje-o sobre os temperos. Reserve para fazer uma infusão. Na mesma frigideira, adicione as 2 colheres de sopa de óleo restantes aqueça em fogo médio-alto. Quando estiver bem quente, abaixe o fogo para médio-baixo e adicione o gengibre e a cebola roxa . Cozinhe por 10 a 15 minutos, mexendo sempre, até dourar bem e começar a ficar crocante. Adicione a farinha Panko, as sementes de gergelim e 1/4 de colher de chá de sal e cozinhe por mais 2 a 3 minutos, mexendo sempre, até ficar bem dourado. Transfira para uma tigela e reserve.

- Montagem:
Divida o caldo quente em quatro tigelas e, em seguida, use um garfo para torcer e juntar o macarrão e aninhá-lo habilmente nas tigelas. Cubra com o Topping.
Bom apetite, quem estiver com frio depois de degustar o caldo, pode reclamar no meu e-mail !!!

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Foto do Bernard Twardy

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?