O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
Reclamações e mal estar entre deputados da base aliada de Camilo Santana (PT) contribuíram para a decisão do governador em antecipar a saída da gestão de secretários que disputarão as eleições de 2022 no Ceará.
Na semana passada, o governador emitiu circular interna informando que os secretários e dirigentes de órgãos vinculados que pretendem disputar mandatos devem se desincompatibilizar até janeiro deste ano. A ação, confirmada pela Casa Civil, deve permitir uma minirreforma na equipe do Palácio da Abolição já em janeiro do próximo ano.
Segundo deputados ouvidos pela coluna, a decisão ocorre em meio a uma série de queixas de parlamentares da base aliada, que estariam incomodados com a atuação política de secretários que devem disputar eleição. Pelo menos dois deputados reclamaram de "invasões" de integrantes da equipe de Camilo sobre suas bases eleitorais no Interior.
O principal alvo das queixas é Francisco De Assis Diniz, titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Pré-candidato a deputado estadual, o secretário tem mantido intensa agenda de visitas a municípios do Interior, o que tem incomodado colegas. Outros secretários que tem despertado "ciúmes" são Zezinho Albuquerque (Cidades) e Mauro Filho (Planejamento).
Procurado pela coluna, De Assis nega relação entre atividades da pasta e seu interesse em disputar vaga na Assembleia. "As agendas nos municípios ocorrem até pela própria natureza da Secretaria, que trabalha no Interior e em todo o Estado", diz o secretário, que já presidiu o PT do Ceará e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado.
Líder do governo Camilo na Assembleia, o deputado Júlio César Filho (PDT) evitou comentar os incômodos dentro da base aliada, mas confirmou que a antecipação da saída dos secretários busca tornar a eleição do próximo ano "mais competitiva".
Além da busca por conter incômodos dentro da base aliada, a minirreforma da equipe de Camilo Santana (PT) prevista para janeiro de 2022 também deve ser utilizada para estreitar a aliança entre o governo e partidos aliados no Ceará.
Segundo a coluna apurou, a ideia é "amarrar" o apoio de siglas que têm sido procuradas por grupos de oposição no Ceará. Entre os principais alvos da estratégia, estão partidos como Republicanos e o Progressistas, que hoje apoiam Jair Bolsonaro (PL) no plano federal.
Atualmente, o Republicanos tem situação ambígua no Ceará, servindo de abrigo tanto para parlamentares de boa relação com o governo, como o vereador Ronaldo Martins e o deputado estadual David Durand, quanto para opositores como o deputado André Fernandes e o vereador Carmelo Neto.
A ala do Republicanos que faz oposição ao governo, no entanto, deve deixar o partido nos próximos meses para se filiar ao PL, acompanhando o movimento de Jair Bolsonaro em Brasília. Com isso, o bloco governista do Ceará quer "aproveitar a deixa" para oficializar adesão do Republicanos à base, com direito a indicação no primeiro escalão do governo.
Já o Progressistas é atualmente comandado no Ceará por aliados próximos do governo Camilo, incluindo o deputado federal AJ Albuquerque, filho do secretário Zezinho Albuquerque (Cidades). O bloco governista, no entanto, avalia ampliar a presença do partido no governo para "garantir" a aliança para 2022.
Além do Republicanos e do Progressistas, outro partido na mira do governo é o União Brasil, sigla que será criada a partir da fusão entre DEM e PSL. Atualmente, o comando da legenda no Ceará é objeto de disputa entre o senador Chiquinho Feitosa (DEM), que tenta puxar o partido para a base do PT e do PDT, e o oposicionista Capitão Wagner (Pros), que tenta disputar o Governo pela sigla. Para governistas, a disputa ainda vai longe.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.