Logo O POVO+
Após chegada de Bolsonaro, PL perde três prefeitos para o PT no Ceará
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Após chegada de Bolsonaro, PL perde três prefeitos para o PT no Ceará

Pouco mais de um mês após a chegada do presidente, trocaram o partido do presidente pelo PT os prefeitos de Cariús, Choró e Santana do Acaraú
Presidente Jair Bolsonaro (Foto: EVARISTO SA / AFP)
Foto: EVARISTO SA / AFP Presidente Jair Bolsonaro

Três prefeitos cearenses eleitos em 2020 pelo Partido Liberal (PL) confirmaram migração para os quadros do PT nesta quinta-feira, 13. As mudanças partidárias ocorrem pouco mais de um mês após o presidente Jair Bolsonaro se filiar ao PL.

Ao todo, deixaram o partido de Bolsonaro os prefeitos de Cariús, Wilamar Palácio, Choró, Marcondes Jucá, e Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes – o Meu Deus. Com isso, o PL passou de ter 13 prefeitos no Ceará para dez.

As migrações são o 1º movimento de encolhimento do PL Ceará, partido até então da base de Camilo Santana (PT), após a chegada de Bolsonaro. Como o presidente tem atuado para evitar alianças do partido com siglas de esquerda na eleição deste ano, é possível que a legenda perca outros filiados que desejarem continuar na base de Camilo.

Atualmente, por exemplo, ainda não há definição sobre a permanência do atual presidente do PL, o prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves, no partido. Líder de um bloco com seis prefeitos – cinco deles filiados ao PL – o gestor pode comandar uma debandada em massa da legenda caso perca o controle do partido para a oposição do bloco do PT e PDT.

Na última terça-feira, 11, o deputado estadual André Fernandes (PL) esteve em Brasília e disse ter recebido uma garantia de Bolsonaro de que ele ficará com o comando do partido no Ceará. A mudança, no entanto, ainda seria objeto de uma articulação do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, junto ao grupo de Acilon Gonçalves.

Fernandes, que chegou no PL junto com Bolsonaro, já possui conversas adiantadas no sentido de apoiar a candidatura de Capitão Wagner (Pros) para o Governo do Ceará.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?