Logo O POVO+
Izolda soma apoio de líderes de partidos aliados
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Izolda soma apoio de líderes de partidos aliados

Tipo Opinião
ZEZINHO Albuquerque, deputado, 
líder do Progressistas no Ceará (Foto: Dario Gabriel/ALCE)
Foto: Dario Gabriel/ALCE ZEZINHO Albuquerque, deputado, líder do Progressistas no Ceará

Um dos critérios elencados pelo senador Cid Gomes (PDT) como decisivos na definição da candidatura do PDT ao Governo do Ceará neste ano, as manifestações de preferência entre partidos aliados têm pendido cada vez mais para o lado de Izolda Cela (PDT) na disputa interna do bloco governista. Na manhã de ontem, foi a vez de o líder maior do Progressistas no Estado, deputado Zezinho Albuquerque, defender apoio à reeleição da governadora.

Em seu maior pronunciamento desde que retornou à Assembleia Legislativa, o deputado elogiou primeiros meses de Izolda na gestão e destacou "papel fundamental" da governadora para o reconhecimento da educação no Ceará. "Nós estamos bem entregues até janeiro. A nossa Governadora tem direito a uma reeleição", disse.

"A educação do Ceará não é conhecida só nacionalmente, mas internacionalmente. Camilo tinha ao seu lado a governadora Izolda, e como diz o próprio Camilo, não tinha uma vice para ser melhor", afirma ainda o deputado, em discurso na tribuna da Assembleia.

Influência

Ex-presidente da Assembleia e ex-secretário das Cidades durante o governo Camilo Santana (PT), Zezinho é pai do deputado federal AJ Albuquerque (PP) e é hoje uma das principais vozes do Progressistas no Ceará. Com isso, candidatura de Izolda já recebe apoios abertos de líderes de diversas siglas da base aliada, como PT, MDB e PP.

Em seu discurso, Zezinho destacou que tem percebido "simpatia" da população e da classe política com a governadora. "Izolda, com o seu jeito simples, as coisas estão acontecendo. Os prefeitos estão encantados com Izolda. Andando pelo interior, conversando com as pessoas e ouvindo, estou presenciando satisfação e ouvindo sugestões", diz.

Rádio corredor

A declaração gerou grande repercussão nos bastidores da Assembleia nesta quarta-feira, gerando surpresa entre aliados do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), que disputa a indicação com Izolda. Um aliado do pedetista destacou que a preferência de Zezinho já era conhecida, mas que a declaração pública, feita da tribuna da Assembleia, foi inesperada.

Diversos deputados da base aliada se somaram ao pronunciamento do colega. "A governadora se comporta como estadista. Além de mostrar competência, tem mostrado disposição de trabalho, recebeu os líderes partidários em um curto intervalo de tempo", disse Acrísio Sena (PT). Augusta Brito (PT) também falou em tom semelhante.

"Eu conheço o trabalho da governadora. O Ceará é referência na Educação graças a ela", destacou Romeu Aldigueri (PDT). Salmito Filho (PDT) e Júlio César Filho (PT) também reforçaram elogios à governadora. "Izolda ajudou o Camilo Santana a liderar e superar várias crises que tivemos", disse Julinho.

CAPITÃO Wagner no primeiro encontro regional do União Brasil foi realizado em Sobral(Foto: Vilson Rocha/ Divulgação)
Foto: Vilson Rocha/ Divulgação CAPITÃO Wagner no primeiro encontro regional do União Brasil foi realizado em Sobral

Capitão em Icó

Principal pré-candidato da oposição ao Governo do Ceará, o deputado Capitão Wagner (UB) comandará neste sábado o terceiro encontro regional do União Brasil no Estado. Desta vez, o encontro será realizado em Icó, na região Centro Sul, e deverá contar com a presença de lideranças políticas do partido e da região.

Segundo a assessoria de imprensa do pré-candidato, a ideia é que o partido realize outros dez encontros em regiões diferentes do Estado, sempre de olho em fortalecer a candidatura da sigla ao Governo do Ceará. "Por onde a gente passa, as pessoas acreditam no nosso projeto e aderem de diversas formas, seja apoiando ou se filiando ao partido", diz Capitão Wagner.

No último evento, realizado em Russas, o deputado focou discurso crítico contra impostos cobrados pelo governo Camilo Santana (PT) e contra ações de facções criminosas. Na ocasião, ele chegou a prometer uma redução, caso eleito, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis.

 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?