O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O ex-presidente Lula (PT) tem feito uma série de movimentos de olho em garantir apoio do senador Tasso Jereissati à candidatura de Elmano Freitas (PT) ao Governo do Ceará. Até recentemente tido como aliado prioritário de Roberto Cláudio (PDT) na disputa, o bloco do PSDB e do Cidadania tem sido um dos pontos de maior cobiça tanto do PT quanto do PDT.
Principal apoiador da candidatura de Elmano, o ex-governador Camilo Santana (PT) tem atuado há várias semanas no sentido de tentar atrair Tasso para o grupo que apoia Elmano – hoje com partidos como Progressistas, MDB, PCdoB, PV. Na última sexta-feira, o próprio pai de Camilo, Eudoro Santana, se reuniu com o senador em Fortaleza.
Na noite de domingo, no entanto, o próprio Lula se envolveu diretamente nas articulações e ligou para Tasso. No momento da ligação, o petista estava acompanhado de Camilo, do ex-senador Eunício Oliveira (MDB) e do pré-candidato Elmano. A ideia do telefonema teria sido reforçada inclusive pelo próprio presidenciável petista.
Os dois conversaram especificamente sobre o cenário do Ceará, com Lula pedindo o apoio de Tasso ao candidato petista, e ficaram de marcar nova reunião presencial, possivelmente em São Paulo. Quase na mesma hora da ligação, Camilo e Lula fizeram o primeiro anúncio oficial da candidatura de Elmano.
Aliados de Lula chegaram a cravar a data do encontro entre o petista e Tasso já para esta quarta-feira, 27. Interlocutores do tucano, no entanto, dizem que o encontro não foi fechado e que o senador estuda participar, nesta quarta-feira em Brasília, de convenção que lançará a senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República.
Do outro lado, grupo de Roberto Cláudio também tem mantido diálogo com Tasso sobre a sucessão estadual no Ceará. O próprio ex-prefeito conversou com o tucano na última sexta-feira, 22, poucas horas após o encontro entre o senador e Eudoro Santana. Nos últimos dias, o ex-prefeito também fez convite ao ex-secretário da Saúde do Ceará, Cabeto Martins (PSDB), para que ele integrasse a chapa do PDT como candidato ao Senado Federal.
Ainda de acordo com gente próxima de Jereissati, o líder tucano não deverá fechar qualquer posição sobre a disputa do Ceará nos próximos. A prioridade dele até agora, afirmam, tem sido voltada para o cenário nacional. Neste sentido, o senador deverá se voltar ao Ceará apenas após a definição da postura do PSDB na corrida presidencial.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.