Logo O POVO+
Cabo de guerra por prefeitos começou cedo e vai longe
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Cabo de guerra por prefeitos começou cedo e vai longe

.
Tipo Opinião
 A disputa pelo apoio dos prefeitos, entre ELmano e RC está acirrada (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução  A disputa pelo apoio dos prefeitos, entre ELmano e RC está acirrada

.

A coluna de ontem, que destacava o desafio das campanhas de Roberto Cláudio (PDT) e Elmano Freitas (PT) em manter a fidelidade de prefeitos em suas coligações, acabou se revelando mais urgente do que nunca. Ao longo da manhã e tarde desta quinta-feira, 28, o "troca troca" de gestores municipais entre as chapas tomou conta do noticiário e virou principal assunto nas redações e nos bastidores da política cearense.

No saldo até agora, quem se beneficia mais com as mudanças é Elmano, com RC já acumulando uma série de baixas para a campanha petista. O movimento era previsível, uma vez que segue o anúncio da desfiliação de Izolda Cela do PDT. Como muitos prefeitos construíram relação de aliança com a gestão Camilo Santana (PT), nada mais esperado do que eles buscarem a candidatura vista como a "sequência" do petista.

Casos e casos

Alguns dos nomes, como o do prefeito de Horizonte, Nezinho Farias (PDT), são de gestores que já não vinham com a melhor das relações com a cúpula do PDT no Estado. Segundo dirigentes do partido, Nezinho estaria com relações estremecidas com o partido há vários meses, quando sua esposa e uma série de aliados locais se filiaram ao PT.

Outros nomes são de municípios onde a relação entre o prefeito e Camilo era de maior proximidade. Caso, por exemplo, do prefeito Saul Maciel (PDT), de São Benedito. Aliado próximo da deputada Augusta Brito (PT), ele esteve recentemente em reunião com Camilo em Fortaleza. Outra explicação envolveria casos como o de Chorozinho, onde o prefeito Dr. Júnior (PDT) enfrenta uma oposição local muito fortemente ligada a Roberto Cláudio.

"Natural"

Ouvidas pela coluna, pessoas próximas de Roberto Cláudio afirmaram que as migrações já confirmadas eram esperadas, justamente pela relação de alguns desses prefeitos com Camilo ou deputados de partidos que hoje apoiam Elmano. Outro fator apontado é a presença, neste fim de semana, do ex-presidente Lula (PT) em Fortaleza, o que poderia ter "acelerado" alguns movimentos de prefeitos que buscam associação com o petista.

Pedetistas investidos na campanha de RC, no entanto, destacam que movimentos no sentido contrário também são esperados, principalmente durante o desenrolar da campanha e na divulgação das primeiras pesquisas de intenção de voto. Na tarde de ontem, o grupo do pedetista organizou "mostra de força", reunindo 26 prefeitos filiados ao PSD em declaração de "apoio irrestrito" ao ex-prefeito.

Ciro e a iminência

Principal liderança local que apoia hoje a candidatura de Roberto Cláudio (PDT) ao Governo do Ceará, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) fez uma série de críticas a Lula e disse que a base aliada do Estado está na "iminência" de perder a eleição para o principal pré-candidato da oposição, deputado Capitão Wagner (UB), por conta do petista.

"Nós estamos na iminência de perder uma eleição para o Capitão amotinado da PM do Ceará. Esse é o nível de irresponsabilidade do senhor Luiz Inácio Lula da Silva", disse Ciro, durante participação no Central das Eleições, da GloboNews.

No momento da fala, Ciro comentava entrada de Lula (PT), aliado localmente do ex-governador Camilo Santana (PT) e do ex-senador Eunício Oliveira (MDB), na disputa do Ceará. "Vai ver quem é o candidato que o Lula tá fazendo e com quem ele tá fazendo. Ele tá agarrado com Eunício Oliveira, meu irmão", afirma o pedetista.

 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?