O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
Marcando a reta final da campanha deste ano no Ceará, os três principais candidatos ao Governo do Estado participarão, ao longo desta semana, de pelo menos três debates de olho no voto dos cearenses. O primeiro tem participação confirmada de Capitão Wagner (UB), Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT) e ocorre já nesta segunda-feira, às 18h, organizado pelo Grupo Cidade de Comunicação.
Na terça-feira, 27, às 21h, os três candidatos também participarão de debate na TV Verdes Mares. Já na quinta-feira, 29, será realizado debate pela manhã pelo grupo Jangadeiro.
Para além da própria oportunidade de conhecer melhor as ideias e propostas de cada candidato, debates também são essenciais principalmente para que o eleitor veja o candidato para além das estratégias de marketing e peças publicitárias. Ainda que existam treinamentos e táticas de olho nos programas, é sempre nesses momentos que o candidato "de verdade" acaba aparecendo mais.
Além disso, debates são oportunidade importante para que os candidatos façam "cara a cara" os conflitos que vêm dando o tom da campanha no horário eleitoral de rádio e TV. Será a oportunidade, por exemplo, de Roberto Cláudio e Wagner cobrarem diretamente a Elmano Freitas sobre ataques que vem realizando contra o petista por sua ligação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). E a oportunidade do deputado petista, é claro, de rebater as afirmações e defender o próprio histórico.
Ex-prefeita de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins (PT) reforçou acusações de que o governo de seu sucessor, o hoje candidato a governador Roberto Cláudio (PDT), teria tentado "apagar" ou "se apropriar" de marcas de sua gestão na Prefeitura da Capital.
Adversária de RC desde a eleição de 2012, quando apoiou Elmano Freitas (PT) contra o hoje pedetista, a deputada destacou ainda o atual momento de rompimento entre PT e PDT como oportunidade para "desmascarar" o ex-prefeito e sua gestão.
"Eu tenho falado muito assim, que eu acho esse momento muito importante, entre outras coisas, porque é um momento de desmascarar o prefeito que me sucedeu. Porque ele nunca falou a verdade para as pessoas, ele desconstruiu as políticas públicas que a gente construiu na cidade", afirma Luizianne, em entrevista à TV Otimista.
"Ele simplesmente todas as coisas que eu fiz que ele não pode destruir ele se apropriou, como os Cucas, o Hospital da Mulher, ele sufocou o Hospital da Mulher colocando vários outros equipamentos. Ele pegou todas essas obras andando, deixamos mais de R$ 3 bilhões em projetos feitos", diz ainda a ex-prefeita.
Na fala, Luizianne também falou sobre as razões de ter retirado sua candidatura ao Governo do Ceará em prol de Elmano Freitas na disputa deste ano. "Acho que não era uma decisão só do PT, era uma decisão de muita gente, inclusive do próprio então governador Camilo. Já que ele (Camilo) levou a cabo o processo de rompimento, então era importante também que passasse por ele o processo de rompimento", diz.
"Por mais, o companheiro Elmano é uma pessoa que me representa. Porque, de certa forma, em 2012, nós lançamos o Elmano para prefeito", afirma Luizianne.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.