Logo O POVO+
Nelson no BNB; secretários de Elmano começam a sair hoje
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Nelson no BNB; secretários de Elmano começam a sair hoje

O nome de Nelson Martins para o BNB deve ser confirmado nesta sexta-feira. A indicação é de Camilo Santana, anunciado para o Ministério da Educação, e do deputado federal petista José Guimarães
Tipo Opinião
A SE CONFIRMAR o nome de Nelson Martins para o BNB, o banco volta para área do deputado José Guimarães (Foto: O POVO)
Foto: O POVO A SE CONFIRMAR o nome de Nelson Martins para o BNB, o banco volta para área do deputado José Guimarães

.

A sexta-feira promete ser de fortes emoções para a definição de rumos políticos do Ceará. Pela tarde de hoje, é esperada a divulgação dos primeiros nomes da equipe de Elmano de Freitas (PT) para o Governo do Ceará. Além disso, pode ser confirmada nas próximas horas a indicação do ex-deputado Nelson Martins (PT) para o comando do Banco do Nordeste (BNB), a partir de indicação de Camilo Santana (PT) e José Guimarães (PT). Para o secretariado de Elmano, a espera é que aconteçam poucas "reviravoltas" e que os nomes confirmados sejam exatamente os que já circulam há alguns dias pelo Estado. Até a noite de ontem, a maioria dos nomes já havia sido discutida entre o governador eleito e líderes de partidos aliados, faltando apenas a confirmação final.

Entre os nomes "quase certos", estão o de Waldemir Catanho como Chefe de Gabinete e Max Quintino para a Casa Civil, Zezinho Albuquerque para a pasta das Cidades, entre outros. Os nomes já foram antecipados no início da semana pelo colega Eliomar de Lima, colunista do O POVO. Única pendência continuava sendo a Secretaria da Educação.

Para o BNB

Já a indicação de Nelson Martins para o BNB estaria aguardando apenas confirmação pela equipe do presidente eleito Lula (PT). Apesar de ainda não ter sido formalizada, por conta de uma análise em curso do possível enquadramento de Nelson na Lei das Estatais, a indicação já teria sido referendada por lideranças do PT no Ceará à equipe econômica de Lula. Com isso, o BNB volta a estar na linha de influência de José Guimarães, como foi durante os governos de Lula e Dilma Rousseff (PT).

Segurança pública

Com menos de dez dias até a posse de Elmano de Freitas (PT), membros da oposição do futuro governo já criticam o que chamam de "falta de prioridade" do governador eleito para a segurança pública. Eles destacam que, em entrevistas recentes, o petista e integrantes da equipe de transição não têm incluído a violência entre preocupações prioritárias da gestão.

Na última segunda-feira, Eudoro Santana, coordenador da transição entre os governos Izolda Cela (sem partido) e Elmano, destacou questões como o combate à fome, programas de moradia e de geração de emprego como prioridades mais "imediatas" do próximo governo. Opositores da futura gestão, no entanto, notaram rápido a ausência da segurança entre as áreas destacadas.

"Nos preocupa muito que, em entrevistas que o governador eleito tem concedido, ele fala da preocupação, muito correta, em relação à saúde, à fome, em outras áreas como a geração de emprego, mas tem colocado a segurança em segundo plano", afirma o deputado Capitão Wagner (UB), segundo colocado na eleição deste ano com 31,72% dos votos.

"Os últimos 16 anos foram de governos que fizeram grande marketing em cima de programas de segurança pública, como o Ronda do Quarteirão, o Raio, etc, mas que tiveram baixíssimo retorno, pouquíssimo resultado, com aumento do índice de violência e levando o nosso Estado a estar entre os mais violentos do País", destaca.

Um dos deputados estaduais eleitos pela oposição, o hoje vereador Sargento Reginauro (UB) também tem feito crítica semelhante. Apesar de concordar com fala recente de Eudoro Santana sobre a necessidade de um olhar mais atento para as questões como fome, emprego e moradia, o parlamentar cobra que a mesma urgência seja levada para o problema da segurança.

Até agora, não existem informações mais precisas sobre os rumos da área na gestão Elmano. A tendência, no entanto, é de que os dois principais secretários do assunto - Sandro Caron (Segurança Pública e Defesa Social) e Mauro Albuquerque (Administração Penitenciária) - sigam nas pastas.

 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?