Logo O POVO+
UFC: 2ª colocada irá retirar nome e deixar "caminho livre" a Custódio
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

UFC: 2ª colocada irá retirar nome e deixar "caminho livre" a Custódio

Elizabeth Daher comunicou a decisão ao próprio Custódio Almeida nesta quinta-feira, ao parabenizar o colega pela vitória na consulta à comunidade acadêmica
Universidade subiu 10 posições no ranking desde o ano passado (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Universidade subiu 10 posições no ranking desde o ano passado

A professora Elizabeth Daher, 2ª colocada na consulta pública à comunidade acadêmica para reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), comunicou na manhã desta quinta-feira, 27, que irá retirar o nome dela na lista a ser formulada pelo Conselho Universitário da UFC. Com isso, o órgão terá "caminho livre" para encaminhar o nome do candidato vencedor na consulta, Custódio Almeida, para nomeação do presidente Lula (PT).

Também pela manhã desta quinta-feira, 27, o atual reitor da UFC, Cândido Albuquerque, convocou reunião do Consuni que irá elaborar a lista tríplice para a escolha do próximo administrador da instituição. A reunião ocorrerá nesta sexta-feira, 28, às 10h.

Leia também: Custódio Almeida: "A votação fala por si mesma"

A decisão de Daher retoma a tradição antiga da UFC em encaminhar apenas o nome mais votado da consulta para a apreciação do presidente da República. Em votação interna que ocorreu entre terça-feira, 25, e quarta-feira, 26, Custódio obteve cerca de 88% de todos os votos válidos da comunidade acadêmica, sendo vitorioso nas três categorias votantes.

Categoria com maior peso na votação, docentes da UFC deram vitória a Custódio com 1485 votos, contra 329 de Elizabeth, 23 brancos e 21 nulos. Já técnicos administrativos deram 1.729 votos a Custódio, 278 para Elizabeth, 14 brancos e 19 nulos. A maior disparidade ocorreu entre estudantes, com 14.262 votos para Custódio, 1.606 para Elizabeth, 229 brancos e 293 nulos.

Na última disputa do tipo, em 2019, Custódio foi o mais votado nos três segmentos - professores, servidores técnicos-administrativos e estudantes -, somando 7.772 votos. O então presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto, preferiu escolher Cândido Albuquerque, que tinha ficado na terceira posição, com 610 votos. Para Custódio, a divergência entre consulta e escolha estaria no cerne de tensões hoje existentes na UFC e foram principal mote da campanha.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?