Logo O POVO+
Luizianne: "Fortaleza merece candidatura do PT"
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Luizianne: "Fortaleza merece candidatura do PT"

.
Tipo Análise
LUIZIANNELins (Foto: divulgação)
Foto: divulgação LUIZIANNELins

Ex-prefeita de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins (PT) voltou a defender que o PT tenha candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza em 2024. Apesar de afirmar que a questão ainda será discutida e que o partido deve "sentar para conversar" com todos os aliados, a parlamentar destaca que o PT tem "protagonismo" para estar à frente do processo eleitoral da Capital do próximo ano.

"Do jeito que a gente achava, desde o começo, que o PT tinha que ter candidatura própria nessa eleição de 2022, defendemos completamente o mesmo para 2024", destaca. "A gente aceitou, em algum momento, a candidatura se fosse da Izolda, porque haveria uma.. não romperia a aliança com o PDT, o que era importante naquele momento, para a gente inclusive fortalecer a campanha do Lula. Mas eu defendi desde o começo que o PT tivesse candidatura própria, que acabou ocorrendo com o Elmano, que foi vitorioso no 1º turno", diz.

"Todo mundo pode sentar e compor e conversar, mas acho que o PT tem protagonismo para estar à frente do processo eleitoral, ter candidato próprio à Prefeitura de Fortaleza. Acho que todo mundo vai ser convidado a fazer debate, fazer um debate amplo com toda a sociedade, com os partidos políticos que queiram fazer parte desse momento, mas eu continuo acreditando que Fortaleza merece uma candidatura do PT", destaca.

A ex-prefeita reforça, no entanto, que a questão ainda não está sendo discutida internamente pelo partido, defendo ficar para o ano eleitoral. "Não estamos discutindo ainda, não há esse debate, até porque agora que nós assumimos mandatos, eu como deputada federal, estou agora inclusive na presidência da Comissão de Direitos Humanos, que tem sido uma experiência muito importante", afirma, antes de concluir: "Mas não vou deixar de cumprir minha tarefa política com essa cidade".

Cid e Ciro

Foi celebrado na última quinta-feira, 27, o aniversário de 60 anos do senador e ex-governador cearense Cid Gomes (PDT). Lembrada por diversas personalidades da política local do Ceará, a data acabou não recebendo destaque nas redes sociais pelo próprio irmão do pedetista, o presidenciável Ciro Gomes (PDT).

Esta foi a primeira vez, pelo menos desde 2018, que o primogênito Ferreira Gomes não faz votos públicos de aniversário para o irmão mais novo nas redes. Assim como ele, o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) também não fez qualquer registro público da data.

A omissão ocorre ainda que este tipo de publicação tenha correspondido a boa parte da atividade de Ciro em páginas como o Twitter e Instagram nos últimos meses. Em fevereiro, por exemplo, Ciro parabenizou tanto o ministro Carlos Lupi (Trabalho), quanto a neta Maria Clara, o irmão Lúcio Gomes, a esposa Giselle Bezerra e o prefeito José Sarto (PDT).

Ciro não parabenizou publicamente Cid pelo aniversário de 60 anos(Foto: Divulgação/Twitter Ciro Gomes)
Foto: Divulgação/Twitter Ciro Gomes Ciro não parabenizou publicamente Cid pelo aniversário de 60 anos

Confusão

O secretário da Gestão Regional da Prefeitura de Fortaleza, Ferruccio Feitosa (PDT), se envolveu nos últimos dias em uma polêmica com o vereador Léo Couto (PSB), ex-vice-líder do governo José Sarto (PDT) na Câmara Municipal. Da tribuna da Casa, Couto - que deixou a base de Sarto após o racha entre PT e PDT - criticou resposta deixada por Ferruccio em um vídeo publicado pelo vereador no Instagram. Nas imagens, Couto denuncia buracos e falta de efetivação de uma Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) aprovada em lei municipal no ano passado.

"Já faz onze meses que está sancionada e, até hoje, muito buraco e nada", afirma Couto. O secretário, no entanto, publicou comentário rebatendo a cobrança: "Vereadorzinho, trabalhe com a verdade que é melhor", disse, divulgando imagens de um recapeamento asfáltico da Prefeitura na região. "Deixa de conversa fiada", continua o secretário. O caso foi parar no plenário da Câmara, com Léo apontando "desrespeito" de Feitosa com o Legislativo de Fortaleza.

 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?