Logo O POVO+
Bastidores são claros: Evandro é hoje o candidato do bloco de Camilo e Elmano
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Bastidores são claros: Evandro é hoje o candidato do bloco de Camilo e Elmano

Falas e ações de governistas evoluíram rápido no sentido de viabilizar uma candidatura do pedetista; questões partidárias, no entanto, seguem como incógnita
Evandro Leitão (entre Camilo e Elmano) foi um dos mais eufóricos na festa da vitória dos petistas (Foto: Hiane Braun/Divulgação)
Foto: Hiane Braun/Divulgação Evandro Leitão (entre Camilo e Elmano) foi um dos mais eufóricos na festa da vitória dos petistas

A julgar por crescentes movimentações e conversas de bastidores nos últimos dias, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), é hoje franco favorito para ser alçado à função de representante do grupo de Camilo Santana (PT), Elmano de Freitas (PT) e Cid Gomes (PDT) na eleição de 2024 em Fortaleza.

Claro que ninguém dessa “tríade” vai admitir claramente ou fechar nada agora, a mais de um ano até a disputa. Para que a coisa “saia do papel”, sobram hoje questões em aberto que os aliados de Evandro ainda precisarão enfrentar – principalmente no âmbito partidário.

Leia também: Cotado para prefeito, Evandro se articula com outros partidos e é cogitado no PT

As falas e ações de Evandro e de deputados estaduais, no entanto, evoluíram rápido nas últimas semanas no sentido de viabilizar uma candidatura do hoje pedetista. Líder do governo na Assembleia, Romeu Aldigueri (PDT) já subiu o tom em defesa da tese. De Assis Diniz (PT), por sua vez, já fez convite público para que Evandro se filie ao PT.

Na sessão do Legislativa desta quarta-feira, 3, a questão saiu dos bastidores e passou a ser comentada abertamente. Júlio César Filho (PT), por exemplo, não só defendeu que Evandro se filie ao PT, como também admitiu que a questão é tratada internamente entre governistas – inclusive com vagas ao Senado de 2026 entrando na negociação.

Vale destacar as fontes da informação: Ex-líder de Camilo na Assembleia, Júlio César não é “qualquer deputado”, mas um dos parlamentares mais próximos do ministro na Assembleia. De Assis, por sua vez, também é ex-presidente do PT Ceará e homem forte de José Guimarães (PT) na sigla. Em 2022, por exemplo, foi ele quem primeiro expôs publicamente a preferência de Camilo por Izolda Cela (PDT) como candidata ao Governo.

Incógnitas vão desde falta de janela partidária a Luizianne

Restam, no entanto, uma série de “dúvidas” para uma possível candidatura de Evandro. Uma delas passa pelo fato de que o próprio PDT, partido do deputado, mantém hoje em Fortaleza tese de oposição ao governo Elmano e deve lançar José Sarto (PDT) à reeleição.

Neste contexto, as próprias reações de aliados de Sarto mostram que o prefeito já identifica o presidente da Assembleia como provável “adversário”. Na semana passada, o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) destacou ao O POVO que a legislação eleitoral não trará, em 2024, janela eleitoral para que deputados que queiram disputar por prefeituras mudem de partido.

"Há uma lei eleitoral e há hoje uma decisão do diretório nacional do nosso partido que estabelece a proibição de mandatários que foram eleitos pelo partido, a não ser pela janela, possam tomar decisões pessoal de mudança de partido quaisquer que sejam”, diz RC, em indireta mais que clara a Evandro e seus aliados no bloco governista.

Outra barreira seria a própria Luizianne Lins (PT), que já vem trabalhando internamente há algum tempo a tese de sair candidata pelo PT na eleição de 2024. Ex-prefeita de Fortaleza, a deputada fez inclusive movimentação semelhante na eleição de 2022, quando tentou emplacar candidatura ao Governo do Estado.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?