Logo O POVO+
Evandro aciona TRE para "justificação de desfiliação"
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Evandro aciona TRE para "justificação de desfiliação"

Deputado Evandro Leitão deu o primeiro passo no que deve se tornar a disputa jurídica em torno da sua saída do PDT
Tipo Notícia
Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, no ato de desfiliação do PDT (Foto: Junior Pio/ Alece)
Foto: Junior Pio/ Alece Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, no ato de desfiliação do PDT

.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Evandro Leitão (PDT) protocolou junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) uma ação de "justificação" de seu processo de desfiliação dos quadros do PDT no Estado.

O processo foi protocolado na noite desta terça-feira, 29, e foi remetido para o juiz Francisco Érico Carvalho Silveira, que será relator do caso. Na ação, Evandro destaca carta de anuência aprovado na última sexta-feira, 25, pelo diretório estadual do PDT Ceará.

Atas e repasses

O presidente da Assembleia também destaca não ter recebido do partido qualquer valor do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (Fefc) na eleição de 2022, quando concorreu à reeleição como deputado estadual.

O registro inclui inclusive a ata completa da reunião do diretório estadual, que destaca aprovação da carta da anuência permitindo a Evandro "desfiliar do partido, pacificamente". A tese, no entanto, vem sendo rebatida pelo presidente nacional do PDT, André Figueiredo.

VEREADOR Adail Júnior: crítica ao diretório estadual do PDT(Foto: cmfor)
Foto: cmfor VEREADOR Adail Júnior: crítica ao diretório estadual do PDT

Diretório "fajuto"

Um dos parlamentares mais alinhados com José Sarto (PDT) na Câmara de Fortaleza, o vereador Adail Júnior (PDT) criticou nesta quarta-feira, 30, decisão do diretório estadual do PDT que concedeu carta de anuência para desfiliação de Evandro Leitão (PDT) do partido.

Em discurso no plenário do Legislativo, o vereador classificou a reunião que concedeu a carta como "fajuta", chegando a chamar o diretório estadual do partido de "diretório réi faz de conta", "que ninguém deve levar em consideração", e até como "bosta".

"Tenho que lembrar, mais uma vez, que esse diretório é faz conta. Nada contra o presidente Evandro Leitão, estou me referindo a essa carta de anuência que alguns membros do PDT deram (...) a pior vergonha política do Ceará é o diretório estadual do PDT", disse.

"RC era o candidato"

Neste sentido, Adail destaca decisão do mesmo diretório, aprovada em votação interna no ano passado, que decidiu lançar o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) como candidato do partido ao Governo do Ceará. Esta decisão, no entanto, não teria sido obedecida por membros do partido, avalia o vereador.

"Eu já disse, em reunião do próprio diretório, que esse diretório estadual do PDT não presta para nada, porque (em 2022) tudo o que eles decidiram serviu para nada, ninguém seguiu a orientação do partido, que era votar no Roberto Cláudio. Foram votar no Elmano", disse.

"E agora esse mesmo diretório, que não presta, não é exemplo para ninguém no Brasil, agora quer ter poder? Devem tomar um semancol, são uns caras de pau", protestou o vereador, que foi apoiado no plenário por fala de outro pedetista, Didi Mangueira (PDT).

"Presidente Evandro Leitão, Vossa Excelência é querido no PDT, tanto é que o PDT não quer que Vossa Excelência saia. Nós até entramos na Justiça para que fique, que perseguição é essa? Repense (a decisão de saída), dispute na convenção, vamos para o campo democrático. Agora não cometa, Evandro, infidelidade", disse Mangueira.

 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?