Logo O POVO+
André Costa: Não há possibilidade de anistia nem negociação com "encapuzados"
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

André Costa: Não há possibilidade de anistia nem negociação com "encapuzados"

O secretário sugere que o governo "já negociou" com o grupo e que deve manter estratégia de identificar e abrir procedimentos contra amotinados
Tipo Notícia
André Costa deu declarações logo após entrevista coletiva com Camilo Santana e Sergio Moro (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO André Costa deu declarações logo após entrevista coletiva com Camilo Santana e Sergio Moro (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, delegado André Costa, reforçou nesta segunda-feira, 24, que “não há possibilidade de anistia” para policiais militares investigados por participação em paralisações registradas desde a semana passada no Estado.

Leia também:

Moro sugere que Forças Armadas não irão intervir em quartéis ocupados

“O que a gente não pode nunca é negociar com pessoas encapuzadas, pessoas cometendo crimes, inclusive usando aparato da corporação, como viaturas, motocicletas, e até armas, para ameaçar cidadãos (...) não há possibilidade de anistia”, disse André Costa, logo após coletiva de imprensa com o governador Camilo Santana (PT) e ministros do governo Jair Bolsonaro.

O secretário sugere que o Governo “já negociou” com o grupo e que deve manter estratégia de identificar e abrir procedimentos contra amotinados. “Aqueles que decidirem permanecer (paralisados) estão respondendo a Inquéritos Policiais Militares, que apuram conduta de crime. Sendo concluído, eles poderão ser condenados e a pena superar 20 anos de prisão”, diz.

André Costa destaca, no entanto, que o Governo manteve amplo diálogo com a categoria e cedeu a diversas reivindicações feitas pelos agentes. “Eles queriam valor mínimo para soldado, o Governo atendeu. Queriam redução na quantidade de parcelas, Governo atendeu. Queriam que a 1ª parcela fosse maior, atendeu. Queriam incorporação de gratificações, atendeu”.

O secretário afirmou ainda que a expectativa é que o Governo consiga “restabelecer a normalidade” até 28 de fevereiro, data limite para a permanência da operação de Garantia de Lei e da Ordem (GLO). Ele não descarta, no entanto, que o prazo de presença das tropas seja ampliado. “Tudo pode ser avaliado, mas isso deve se visto junto com o Governo Federal”, diz.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?