Logo O POVO+
Celso de Mello envia a Aras ação de cearense contra Eduardo Bolsonaro
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Celso de Mello envia a Aras ação de cearense contra Eduardo Bolsonaro

O ministro pede que o procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifeste pelo oferecimento ou não de denúncia contra o deputado
Eduardo Bolsonaro (PSL) (Foto: ANTONIO CRUZ/ABR)
Foto: ANTONIO CRUZ/ABR Eduardo Bolsonaro (PSL)

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou agora há pouco à Procuradoria-Geral da República pedido de investigação contra Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) por suposto crime contra a ordem pública. A medida segue notícia-crime apresentada na noite desta quinta-feira, 28, pelo advogado cearense Antonio Carlos Fernandes.

A denúncia foi protocolada logo após o deputado falar que o Brasil está próximo de um “momento de ruptura”. “A questão não é mais de 'se', mas de 'quando' isso vai ocorrer", disse Eduardo na noite de quarta-feira, durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

Em desdobramento da noite desta sexta-feira, 29, Celso de Mello pede que o procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifeste pelo oferecimento ou não de denúncia contra o deputado. O ministro destaca que, como se trata de uma ação penal de iniciativa pública, a peça exige uma posição inicial da PGR.

Crime contra a Segurança Nacional

Para Antonio Carlos Fernandes, a fala de Eduardo Bolsonaro tem componente de intimidação contra o Supremo. Ele destaca que o filho do presidente é recorrente no tema, já tendo dito que, para fechar o STF, bastariam “um soldado e um cabo”.

“Os fatos delituosos, mesmo que em tese, defendidos por quem quer que seja, contra o estado democrático de direito, devem ser apurados e ter as consequências que a Constituição e a Lei de Segurança Nacional preveem. Quando isto é dito por autoridades constituídas, notadamente por parlamentar que goza da intimidade do presidente, o fato assume proporções maiores”.

Antonio Carlos Fernandes ficou conhecido em 2017, quando entrou com ação que barrou decreto do então presidente Michel Temer (MDB) que tentava liberar a exploração de garimpos em uma Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) na Amazônia.

Na manhã desta sexta-feira, 29, Eduardo Bolsonaro também foi denunciado por líderes da oposição no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. As ações também envolvem a fala do filho do presidente falando em ruptura institucional no País.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?