Logo O POVO+
Agenda ESG ganha força no Ceará
Foto de Carol Kossling
clique para exibir bio do colunista

Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO

Agenda ESG ganha força no Ceará

Entidades, indústria e comércio têm adotado práticas sociais, ambientais e de governanças que impactam na sociedade
Tipo Opinião
MEMBROS da Comissão de ESG da OAB-CE (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação MEMBROS da Comissão de ESG da OAB-CE

A Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará (OAB-CE), primeira a constituir uma Comissão de Estudos para a Sustentabilidade, ESG e Empreendedorismo (Cesee) no Nordeste, reuniu-se, no último dia 1º, para apresentar os novos membros. Entre eles, o consultor em partnership, cultura e ESG, Giovanni Santos (na foto à esquerda). O encontro ainda estimulou grupos de estudos divididos por temas e membros da comissão que se reunirá todo dia 15 mensalmente. Em julho, serão discutidos o desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, conceito e princípio; e a jornada ESG. A Comissão é presidida pelo advogado Jackes Araújo (de gravata) que defende a fomentação do estudo do tema aliado ao empreendedorismo. "Queremos disseminar a educação para formação da cultura sustentável, promover eventos, monitorar e sugerir políticas públicas de sustentabilidade", destaca.

Redução de água

A Grendene divulga hoje, 4, seu Relatório de Sustentabilidade que destaca ações socioambientais no Ceará. Com duas unidades industriais localizadas em áreas de risco de estresse hídrico, Crato e Fortaleza, a empresa adotou tecnologias eficientes e de fechamento de ciclo para reduzir os impactos do uso da água em suas operações. Como a captação de água da chuva, reuso de água e utilização de equipamentos hidrossanitários eficientes. Dessa forma, reduziu 14% do consumo de água por par de calçado produzido, em 2021, e atingiu a menor pegada hídrica da sua história. Ao todo, 145 milhões de litros de água foram reaproveitados no ano passado.

Social para educar

Este mês, a Mallory, por meio do projeto "Mallory Educa", vai formar 22 colaboradores do Ensino Médio, quatro no Ensino Fundamental e dois familiares dos beneficiados. O objetivo do programa é oferecer oportunidade para os colaboradores que não tiveram acesso à educação básica e com isso despertar o interesse contínuo pelo aprendizado e pelo desenvolvimento pessoal e profissional. A ação acontece em parceria com o Sesi.

Tecnologia de milhões

Parece que o setor empresarial brasileiro entendeu a necessidade do avanço da tecnologia para conseguir se posicionar e atender o novo mercado de trabalho. Um bom exemplo é o programa de estágio Decola Tech, da Solar, exclusivo para capacitação de mulheres que já está em sua segunda edição.

Perfumaria sustentável

Atento ao consumidor mais consciente na hora da compra, a Verdant tem apostado na expansão das linhas vendidas nas lojas em Fortaleza. "A tendência é que o consumo consciente se torne um hábito comum na perfumaria com fragrâncias mais sustentáveis", informa a diretora de marketing Juliana Carneiro. Entre as ofertas, a linha da Lancôme que usa 99% de rosas orgânicas, aromas extraídos de fórmulas verdes, biotecnologia e frascos com vidros recicláveis. Além de embalagem que possui selo FSC, que representa o Conselho de Manejo Florestal.

3 em 1

O Iel promove em julho, agosto e setembro a Trilha ESG com três cursos diferentes que abordam contextualização, princípios e estratégias em ESG para os negócios. E, também, a Implantação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre os palestrantes estão os especialistas na áreas Luiz Otávio Goi e Cleane Ramos.

 

 

Foto do Carol Kossling

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?