Logo O POVO+
No Ceará, 24 empresas focam em certificação ESG
Foto de Carol Kossling
clique para exibir bio do colunista

Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO

No Ceará, 24 empresas focam em certificação ESG

Entidade voltada às indústrias no Estado já certificou oito empresas e mais 16 estão no processo
Tipo Notícia
INTRAPLAST possui 
fábrica no polo de Guaiúba (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA INTRAPLAST possui fábrica no polo de Guaiúba

Ao todo no Ceará, 24 empresas localizadas no Estado estão cadastradas no núcleo ESG (da tradução da sigla em português, ambiental, social e governança) daFederação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), criado em 2022. Destas, oito empresas já receberam o certificado da entidade, sendo que três delas foram certificadas na última semana - Intraplast, BCP Construções e Jangadeiro Têxtil. Do total, outrasdezesseis estão no processo de certificação do Selo ESG-Fiec e algumas delas conseguirão ainda este ano.Todas são avaliadas pela Bureau Veritas, empresa francesa líder mundial em testes, inspeção e certificação.

Redução de impactos

Segundo a coordenadora do Sistema de Gestão Integrada da Jangadeiro Têxtil, Lana Venancio, a empresa está engajada com a sustentabilidade desde a sua fundação.

“O seu parque industrial em Maracanaú foi construído com base em inovação e tecnologia, o que permeia até hoje, nos permitindo buscar mitigação dos impactos ambientais e sociais, com a implementação de práticas de governança robustas”, diz.

Um exemplo disso é a implementação de práticas de reuso de água, o uso de métodos de estampagem mais modernos e o emprego de matérias-primas de origem sustentável. Além disso, foram elaborados os primeiros relatórios de sustentabilidade e de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da empresa com a implantação do ESG.

“A demanda do mercado e dos clientes por práticas sustentáveis é cada vez mais forte, e a Jangadeiro Têxtil entende que isso é um pilar fundamental. Além de buscar um diferencial competitivo, a empresa também se preocupa com o desenvolvimento sustentável da sociedade como um todo. Essa conquista (do selo ESG-Fiec) representa um marco significativo para a empresa, pois evidencia o compromisso em abordar e promover as questões relacionadas aos pilares do ESG, tanto interna quanto externamente”, finaliza.

Gestão de resíduos

Já o CEO da BCP Engenharia, Ton Holanda, confessa que definitivamente foi um grande desafio que os impulsionou primeiramente a busca do inventário de GEE, atendendo ao Global Reporting Initiative (GRI).

“Estruturamos o nosso trabalho fortemente na definição das estratégias da gestão do gerenciamento de resíduos. Criamos um calendário socioambiental, tanto as ideias aplicáveis à nossa área quanto o próprio papel. Também montamos a nossa governança corporativa com base em comitês estruturados que focam no propósito da organização, dentro da nossa governança corporativa. Além de trabalharmos fortemente o emergir da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, revela.

A BCP trabalhou, também, o desenvolvimento de comitês e comissões, dentre elas comitês voltados à diversidade, ética, conduta e compliance. E dentro dessa governança, estruturam ações. O resultado, de todos esses comitês e dessa governança corporativa, é uma imensa ajuda direcionada positivamente nas decisões dos conselhos dos diretores administrativos e fiscais.

“A conquista desse selo representa um novo momento da BCP, uma evolução cultural significativa e um passo acima na gestão corporativa da empresa e consequentemente em toda equipe”, celebra o CEO. 

Exemplo para as crianças

Em São Paulo, o Parque da Mônica incentiva desde cedo as boas práticas ecológicas e as crianças a cuidarem do planeta e do ambiente onde vivem. As atrações destacam informações para estas práticas em sociedade, além de lixeiras espalhadas pelo local serem identificadas para depósito de lixos recicláveis e orgânicos.

Mais notícias de Economia

Foto do Carol Kossling

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?