Toyota aposta em economia circular e avança na agenda ESG
Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO
A Toyota do Brasil tem intensificado suas ações voltadas aos princípios de ESG. Entre as novidades sustentáveis está o veículo de carga Etios Aibo que passou a ter princípios de economia circular em seu processo de produção. A iniciativa vai desde a seleção de materiais sustentáveis até a utilização de componentes que ganham nova vida, como as redes de proteção lateral do veículo, produzidas a partir de resíduos de cintos de segurança.
Outro exemplo é a parte interna do isolamento acústico do Corolla sedã que também é uma das iniciativas de economia circular da companhia. Por meio desta ação, uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que antes seriam descartados, são transformados em novas peças para os carros.
Aproximadamente 10 toneladas de materiais já foram reutilizadas. Esses são exemplos concretos do compromisso da montadora em adotar práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção.
A diretora de ESG e Comunicação da Toyota para a América Latina e Caribe, Viviane Mansi, destaca que a sustentabilidade e a economia circular são princípios fundamentais para a Toyota do Brasil.
"Estamos comprometidos em adotar práticas responsáveis em todas as etapas de nossa produção, minimizando o desperdício e buscando maneiras de reutilizar diferentes tipos de materiais. Além de diminuir o impacto ambiental, essas iniciativas fortalecem novas competências dos times envolvidos, intensificam o uso de criatividade e melhoria contínua de processos. No fim, todos ganham”, destaca.
Parcerias
Outra iniciativa recente é em parceria com o fornecedor Borkar - Acessórios Automotivos Originais que reaproveita o sealer utilizado na vedação das juntas de carroceria e na fabricação de tapetes para veículos. Com essa iniciativa, aproximadamente 1,7 tonelada por mês de material, que antes seria destinado ao coprocessamento, ganha nova vida, retornando aos veículos como tapetes.
Desde o início do projeto, mais de 24,4 mil jogos de tapetes já foram produzidos com o conceito de economia circular. O projeto, que teve início em Sorocaba (SP), também está sendo aplicado na fábrica de Indaiatuba (SP), ampliando seu impacto positivo na redução do desperdício e no fechamento do ciclo produtivo.
Também tem uma iniciativa colaborativa com a Revo e a Techtools que resultou no aproveitamento dos excedentes de alumínio do processo de produção dos motores na planta de Porto Feliz para a fabricação de próteses ortopédicas.
Antes destinado à reciclagem, esse material agora recebe um novo propósito e contribui para melhorar a qualidade de vida de pessoas que as necessitam, demonstrando o compromisso da Toyota em criar impactos positivos tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.
Ações antigas
Um outro projeto de longa data feito pela Toyota é o ReTornar que é patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil. A montadora e sua cadeia de fornecedores são ativas em doações de itens de produção que seriam descartados, por exemplo, antigos uniformes, tecidos automotivos, airbags e cintos de segurança.
As doações são transformadas em belas mochilas, bolsas, roupas para pets e outros acessórios, por meio do trabalho de costureiras. Entre 2011 e 2022 o projeto reutilizou mais de 17,5 toneladas de resíduos, produzindo cerca de 105 mil produtos e impactando positivamente a vida de 1.640 pessoas.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.